6.30.2006

CRY FOR YOU, ARGENTINA!

Los hermanos si fueran... ou, no louvável poder de síntese do mano Serbon, se fuderam mesmo!

Confesso que isto não me entristece. Não tenho nada de pessoal contra os argentinos, fora a boçalidade, a prepotência, o complexo de superioridade e otras cositas más, que os tornam os ianques da América do Sul.

Aliás, dizem que é isto que os portenhos não perdoam a Deus: não terem nascido nos EUA. Quiseram até copiar o nome do Palácio do Governo; só que, em vez de Casa Branca, deu Casa Rosada, porque a masculinidade por lá não é lá essas coisas. Basta ver os trejeitos do tango.

Como eu dizia, não tenho nada contra os argentinos. Aliás, deu pra notar, não é? Mas, em termos de futebol (e balança comercial conosco), quero mesmo que eles se lasquem! Embore, confesso, admire a raça, a garra, a gana com que eles jogam. Neste ponto, são superiores aos brasileiros.

À parte o fato de que, como venho dizendo aqui, a Alemanha tem pintado como uma boa seleção desde o início da Copa, este é o ponto: com toda essa raça, los hermanos tomaram pau dos alemães.

Neste sábado, vamos pegar a França. Que, sem sombra de dúvida, não vem mostrando o mesmo futebol que a Alemanha; mas, também sem sombra de dúvida, melhorou bastante desde a estréia. E já nos tirou o pão da boca, antes.

A nossa seleção é melhor. Mas, se quisermos ganhar, vamos precisar de um pouco da raça dos argentinos.

Ou quem vai chorar amanhã somos nós...

6.27.2006

VIVA O GORDO!


Gente, que é que eu venho dizendo a vocês?

Ele é importante, sim... e mais uma vez fez história. Agora é Ronalducho I e único: o maior artilheiro da história das copas. Além, é claro de ter aberto o caminho para a vitória sobre Gana.

A propósito: tenho assistido TODOS os jogos das oitavas, e esta foi a vitória mais convicente que vi.

O que, é claro, não significa que já sejamos campeões...

6.26.2006

NAS OITAVAS...


Vi o juiz classificar a Itália, com um pênalti falsificado, aos 49 minutos do segundo tempo; um verdadeiro vexame da azzurra, diante da (teoricamente) fraca Austrália.

Vi o chatíssimo 0x0 entre Ucrânia e Suíça; que, aliás, não faz gol nem em disputa de pênalti. Assim também é dose!

Também não vi a Argentina jogar essas bolas em cima do México; nem a Inglaterra brilhar contra o Equador. Portugal classificou-se menos por méritos próprios e mais pela incompetência da Holanda. Quem me pareceu melhor foi a Alemanha; mas mesmo esta sofreu um bocado contra a Suécia.

Continuo a achar que dá pro Brasil, sim; com ou sem Robinho. Não vi nada demais nessas seleções que já jogaram, e acho que podemos ganhar de qualquer uma delas.

Mas, primeiro, precisamos passar por Gana...



Só mesmo chupando o dedo, depois de uma roubada daquelas!...

6.24.2006

VOZES DO PASSADO


Acompanhei, pela TV e pela Internet, o lançamento oficial da candidatura de Lula à reeleição.

Digo “oficial”, porque na realidade ele já está em campanha há muito tempo, fazendo discursos até em batizado de boneca e inaugurando até intenção de obra; isto, claro, sem falar na abertura dos cofres públicos, de onde rolou dinheiro até para (finalmente!) dar aumentos aos servidores públicos.

Achei legal o discurso, inclusive quando ele disse: "Vamos enfrentar ódios, preconceitos e inveja, companheiro José Alencar. E vamos demonstrar paz, humildade e muito amor ao povo brasileiro.".

Muita sinceridade na entonação! Quase esqueci que o “companheiro Alencar” foi escolhido como última alternativa, depois de uma aviltante espera; e que a humildade prometida faz parte do texto lido em um teleprompter de última geração, com tela de cristal. Muito humilde, sem dúvida.

Eu não voto no Lula. E, se me perguntarem porque, posso citar de imediato alguns motivos: mensalão, surubão, Zé Dirceu, Zé Genoíno, Antonio Palocci, Delúbio, Silvinho, Celso Daniel, Toninho de Campinas... chega pra vocês, ou querem mais? Por que este são só os que lembrei agora. Ou também posso fazer como ele e dizer que “não sabia”.


A verdade é que um avião de 150 milhões, uma reforma de 18 milhões no palácio, frota de carros para atender a filha e os netos, além de outras coisinhas, como este novo teleprompter, não combinam com a postura de humildade que o Lula tanto prega. Nem com a de austeridade, porque são pagas com dinheiro publico.

Eu não acredito mais no Lula. Acho que ele traiu os ideais em que acreditava e o povo que acreditou nele. Acho que aquele Lula combativo, honesto e idealista, ficou no passado; o Lula metalúrgico foi substituído pelo Lula surfista, que cavalga a onda de corrupção.

O pior é que não vejo alternativa. Com a humildade que tanto prega, Lula se referiu aos adversários como “vozes do passado”, e eles realmente o são; não apenas em termos de tecnologia de teleprompter, mas pelo pouco que fizeram pelo país.

Fazem parte do mesmo passado pelo qual o Lula se está deixando engolir, perdendo a oportunidade de construir um novo futuro...

6.22.2006

DE NOVO: EU NÃO DISSE?


Pois é: 4x1.

E olhe que o Ronaldo Fofucho continuou jogando; quem saiu foi o Adriano. Graças a isto, aliás, eles fez mais dois gols e se tornou o maior artilheiro das Copas do Mundo, em todos os tempos; só falta fazer mais um, pra ficar isolado neste posto. E chega a este título num momento em que não está jogando bem; mas merece, pelo que já fez no futebol.

No mais, tomamos o primeiro gol; e em que pese o grande apoio do Cicinho, acho que ele demora muito a voltar e deixa a defesa aberta. O que, aliás, está acontecendo com Lúcio, também; acredito que eu já tinha salientado isto.

Tudo bem, que o Japão foi mole; eu já sabia. Mas a verdade é que estamos melhorando. E a boa notícia é que os reservas entraram com muita gana.

Agora, vamos ver contra Gana! :)


Tão dando certo, o Gaúcho e o Gorducho!

6.21.2006

MAIS UMA DA COPA - POBRE DO ZICO!


Daqui a pouco, é o Japão de Zico. E eu me confesso muito inclinado a torcer pelos orientais, exatamente por pena do próprio Zico: esta já é a quinta Copa do Mundo a que ele vai, e nunca conseguiu nada em nenhuma delas.

O Brasil já está classificado, mesmo... então, não custava muito dar uma colher de chá pro Zico, que é um patrimônio do nosso futebol. Até eu, que sou vascaíno, reconheço isto.

Mas o pior é que não vejo muitas possibilidades desta colher de chá, não. Dizem que o Parreira pode escalar reservas, no lugar dos 4 que têm cartão amarelo: Cafu, Ronaldo Fenômeno, Robinho e Emerson; aí entrariam Cicinho, Fred, Juninho Pernambucano (ou Ricardinho) e Gilberto Silva.

Taí... se isto acontecer, vai ser pior ainda pro Japão! A galera (que não deve nada pros titulares) vai entrar doida pra mostrar serviço e com fome de bola. Já imaginaram?

É... tadinho do Zico! Acho que ele vai sobrar feio, mais uma vez...

6.18.2006

EU NÃO DISSE?!


Tudo bem, não foram o que a gente queria; nem o Brasil, nem o Ronaldo. Mas melhoraram, não é?

Pelo menos, o time partiu com mais vontade; embora, é verdade, com menos organização. Outro bom sintoma é que, desta vez, ninguém se destacou na defesa; os maiores destaques ficaram do meio de campo pra frente. Ou seja: nos defendemos menos.

Desta vez ,o Dida deu um baita vacilo e largou a bola nos pés do adversário; Lucio e Juan andaram dando sopa também e a Austrália chutou 3 ou 4 bolas exatamente do mesmo lugar, no miolo da área; graças a Deus, não deu em nada.

O Ronaldo, apesar do inegável excesso de peso, desta vez entrou em campo; correu, foi buscar bolas no meio de campo, ajudou a defesa, chutou pro gol e ainda deu o passe açucarado pro Adriano. Ele pode fazer mais? Pode. Mas já melhorou muito.

Ronaldinho Gaúcho (como eu havia previsto, aliás) ainda não pôde mostrar muito do seu futebol: tá recebendo uma marcação brava. Kaká não teve o brilhantismo da estréia, mas jogou pro gasto. Robinho continua entrando bem em campo, e o Fred teve muita sorte e tranqüilidade, pra fazer aquele gol, sem afobação.

Melhoramos, sim... e muito. O que nos leva àquela inevitável (e gostosa!) pergunta:

EU NÃO DISSE?



Imagem linda, né, galera?

6.16.2006

UPGRADE II: SOBRE BRASIL x AUSTRÁLIA


OK, eu também não gosto da Argentina... nem dos argentinos.

Mas acabei de entrar no site do UOL , naquele linkizinho em que a torcida dá notas. E vi que todos os jogadores da Argentina tiveram notas 6 e 7, depois da goleada em cima da Sérvia; aí, também, é sacanagem!

Os caras jogaram pra cacete, e olhe que a Sérvia é retranqueira! Se fomos dar notas 6 e 7 pra quem joga uma bola daquelas, que nota vamos dar pra nossa seleção, depois daquele vexame da Croácia, hein? E pro Ronaldo? Vale nota abaixo de zero?

Bem, mas hoje é sexta-feira e faço questão de postar este comentário antes do jogo de domingo. Posso até queimar minha língua de novo, mas quero dizer que AINDA confio no Ronaldo... embora não acredite que esta confiança dure mais do que 25 minutos do jogo contra a Austrália, se até lá ele não fizer algo que a justifique. Aí, vou pedir que o Robinho entre... e não saia mais!

Quero dizer, também, que acredito na seleção. Acredito que este jogo vai ser mais fácil do que o de estréia. Até onde vi, a Austrália já acredita que pode jogar de igual para igual e ganhar do Brasil. Tomara que eles continuem acreditando nisto; é tudo que precisamos!

Acho que o Brasil vai ganhar fácil. Mas deixarei pra comentar depois do jogo de domingo.

E tomara que eu esteja certo!!!

6.13.2006

UPGRADE: CONTINUA DANDO!


Fiz questão de postar o anterior antes do jogo do Brasil. Vaidade de comentarista, eu diria. Queria ver os meus erros e acertos. Hora do balanço, portanto, agora que já acabou o primeiro jogo.

Graças a Deus, queimei a língua com o Dida; foi importantíssimo e muito seguro. Queimei também com o fenômeno, infelizmente; parece que ele tá melhor pra jogar paredão (sendo o próprio) do que futebol. É pena.

Acertei em cheio no Kaká, no Gaúcho e no Robinho, não foi? Se os gringos não acordarem pro Kaká, o garoto vai mesmo arrebentar nesta Copa! E quem também tem chance é o Cicinho; pra ser sincero, hoje não gostei do Roberto Carlos.

E posso estar errado, mas acho que a Croácia vai ser o segundo lugar do grupo!


É desse Ronaldo que eu tenho saudade!!! Mas, foto por foto, continuo preferindo a do post anterior!

6.12.2006

VAMOS QUE DÁ, BRASIL!!!

Não vou comentar... não vou comentar... vou comentar!!!

Eu não sou a mulher do Aderbal, mas convenhamos... a tentação é muito forte! Como deixar de comentar a Copa, se basta postar no blog? Afinal, todo brasileiro é um técnico em potencial. Não dá pra resistir!!!

Assisti a todos os jogos desta Copa, até agora. E acho que o nosso adversário mais temível é o salto alto.. aliás, não pela primeira vez. Foi para ele que perdemos, em 1982 e 1986.

Naquele tempo, o salto era tão alto que ainda saímos “campeões morais”... pena que a FIFA não tinha criado essa taça, e assim voltamos sem nada. Uma das mais brilhantes gerações do nosso futebol não conseguiu ser campeã do mundo.

Não vamos achar que os concorrentes são ruins. Gostei da Alemanha, da República Tcheca e da Itália; esperava mais de Portugal, da Inglaterra e do México. Discordando do amigo Serbon, não gostei da Argentina; ao contrário, fiquei decepcionado com a Costa do Marfim, que não jogou droga nenhuma.

Quando enfrentamos o futebol europeu, nosso fantasma sempre foram os cruzamentos na área; parece que a defesa brasileira nunca aprende a cortá-los. O perigo continua, e o próprio Parreira admitiu este fato.

Além dele, este ano, vejo outro fantasma e talvez mais perigoso: os chutes de fora da área. Os gringos tão chutando até do meio do campo; cada porrada segura, e com endereço tão certo que até parece AR. Ou vocês não perceberam as patadas daquele lateral esquerdo da Alemanha e do número 10 da República Tcheca, apenas para citar alguns?

Como o Dida tá mais pra um goleiro grande, do que um grande goleiro, o risco é real. Vamos esperar que o mesmo Santo que pegou Taffarel e Marcos, em 1994 e 2002, baixe no Dida este ano. Esta é a minha esperança. Mesmo porque, convenhamos, Rogério Ceni e Júlio César também são apenas bons goleiros; nada de excepcional.

Igual a todo mundo (no Brasil, pelo menos), espero que o Ronaldinho Gaúcho estoure nesta Copa, mas confesso que não acredito e por uma razão muito simples: ele vai estar muito marcado. Assim, acho que vamos depender muito do Fenômeno, do Adriano e do Kaká; aposto neles como destaques.

Isto, sem esquecer Juninho, Ricardinho e Robinho, que vão estar no banco, doidos para entrar e decidir a partida. Do meio de campo para a frente, todos os nossos jogadores têm excelente qualidade técnica, e gosto também da defesa. Só espero que o individualismo não seja exagerado, prejudicando o espírito de equipe.

No mais, é torcer para a mídia parar com o oba-oba e parabenizar o Lula Não-Sei-De-Nada, que desta vez atingiu o ápice: não sabe se Ronaldo está gordo... e precisa perguntar ao vivo em rede nacional, né? Um gênio, este presidente que financia o MLST, que invade o Congresso. Bem mereceu a resposta que levou pelo meio das fuças. Pra mim, já foi um gol do Ronaldo.

Vamos torcer por muitos outros. Nesta terça-feira,a Seleção entra em campo e com ela a parte mais verde-e-amarela que existe em todos nós. Por alguns dias, vamos ser mais brasileiros do que nunca.

Vamos lá, Brasil! Esse caneco é nosso!



O que a Cicarelli tem a ver com isto? Então você não acha que ela foi um golaço do Ronaldinho?!!! ;)

6.07.2006

A INVASÃO DO CONGRESSO

Há pouco tempo fiz um post sobre os sem-terra, condenando a baderna organizada em que se transformou o movimento e a conivência das autoridades com essa esculhambação, vocês se lembram?

Pois é... não é?

Por todos estes anos, temos visto os sem-terra ocupando fazendas alheias, agredindo colonos e destruindo benfeitorias; ferindo pessoas e causando prejuízos, sem serem presos. Presos iam os policiais, ou proprietários, que revidavam com a força, para impedir as invasões.

Agora, só por uma badernazinha de poucas horas, quase 600 deles foram em cana (bem merecida, aliás!). Para os nossos políticos, a invasão das fazendas dos outros era a democracia; a invasão do Congresso é um atentado à democracia.


Vai entender, né? Pra mim, invasão (violenta, principalmente) é tudo a mesma coisa!

Mais: o Jornal Nacional mostrou uma fita de vídeo, que comprova o detalhado planejamento da operação e ainda o seu objetivo: mostrar ao Brasil como eles querem que seja feita a Reforma Agrária, nas palavras de um dos organizadores. É mole?

E, apesar da prova cabal que é a fita, o chefe maior, o Maranhão, continua dizendo que nada foi planejado, que não sabia de nada; assim como o Lula, sobre o mensalão e escândalos afins. Engraçada, esta epidemia de ignorância que assola os militantes do PT! Os chefes são exatamente os que menos sabem.

Parece que estamos assistindo ao surgimento de uma nova mentalidade, segundo a qual alegar ignorância exime o culpado da responsabilidade. Algo assim como se Suzane Richtofen fosse inocentada, por alegar que não sabia que os pais morreriam, sob as porradas da barra de ferro.

Se a moda pega, logo não teremos mais culpados... só ignorantes. Mas isto é assunto para outro post.

Neste, quero apenas hipotecar aos sem-terra todo o meu apoio pela invasão do Congresso, que deixou um prejuízo de apenas R$ 158.000,00 (nada que nossos impostos não cubram!) e pelo menos um inocente funcionário da Câmara na UTI, além dos feridos.

Parabéns, senhores! Finalmente vocês invadiram o lugar certo! Agora, que as nossas excelências estão revoltadas, talvez o governo tire o demagógico boné do movimento e tente contornar a anarquia em que se transformou.

Parabéns pelas edificantes imagens de computadores depredados, portas arrebentadas, carro virado, pessoas agredidas. Parabéns pelo entusiasmo com que se dedicaram a esses atos louváveis, brindando-nos com inesquecíveis momentos de sua atuação, que antes as excelências chamavam de “autenticamente democrata”.

Democracia, o cacete! Sem-terra no rabo dos outros é refresco!

6.02.2006

VAI AREIA OU VASELINA?


OK, eu sei que tou devendo as postagens sobre o hospital. Mas, como ainda não estou plenamente recuperado, deixem-me comentar algo que acabo de ler na Internet, minha principal fonte de informação e que, apesar de toda a boataria, ainda julgo mais confiável que a Globo.

Diz-me o UOL que, na semana passada Lula desafiou a oposição a usar, na campanha eleitoral que se aproxima (para os outros; para ele, já começou há bom tempo!) cenas dos casos DESCOBERTOS de corrupção que marcaram esta (na escala federal) e outras administrações do PT (tipo Celso Daniel, Ribeirão Preto, etc.).

Em resposta, FHC comentou que é um desafio perigoso; que Lula, favorito absoluto nas pesquisas, está de “salto alto” e por isto a queda pode ser pior. Disse, ainda, que Lula no momento é o Presidente do Brasil e afasta-se da dignidade do cargo, falando como candidato, coisa que ainda não é.

Não morro de amores pelo FHC; mas, no caso, concordo com ele, principalmente no que se refere à última crítica. Acho que o Lula se aproveita do cargo para exercer a candidatura antes da hora e isto lhe dá uma vantagem indevida sobre os concorrentes.

Não que esta vantagem seja necessária. A meu ver, o Lula está bem nas pesquisas mais pela falta de qualidade dos outros candidatos, do que por méritos próprios; o seu desempenho (e do próprio PT) neste governo é, no mínimo, altamente discutível. Existe alguém que não se tenha decepcionado com o Lula Presidente?

Quase todas as conquistas que ele apresenta (como a auto-suficiência em petróleo) não são dele; foram construídas ao longo dos governos que o antecederam. Ou alguém acha que isto foi construído em 3 anos?

A corrupção correu (e ainda deve correr) solta e a absolvição dos ladrões foi até comemorada em público. Nunca se viu tanto dinheiro público em lugares tão inconvenientes, inclusive cuecas, quando as malas não davam mais conta. Cuecas também voavam, nas sessões do surubão, patrocinado pelo Governo. Foram amigos de confiança, deputados, ministros, senadores e o próprio presidente do PT apanhados com a mão na massa. E o presidente do Brasil diz que não sabia de nada!

Tudo isto é repetitivo, eu sei; mas é exatamente o que Lula está desafiando a oposição a usar. É uma arma poderosa, que lhe pode custar muitos votos; pelo menos, junto aos eleitores mais esclarecidos e até mesmo nas camadas mais brutas.

E observe-se que, quando a campanha oficialmente começar, ele será privado da sua arma mais forte: o uso do dinheiro público (finalmente!) em obras para o povo, como tem feito nos últimos tempos. Já não poderá bancar o pai dos pobres, como vem fazendo, ao melhor estilo dos ditadores.

Mesmo assim, deve ganhar folgado. Não que faça alguma diferença: pelos candidatos que temos, ganhe quem ganhar, estamos ferrados.


Mas o Lula está sendo arrogante. E, se temos que levar ferro, melhor que seja o cara mais refinado; que traga o champanhe, os violinos, a luz de velas e, principalmente, a vaselina.

Com areia e arrogância, deve doer mais ainda!

Será que o Lula acha, mesmo, que o Brasil já esqueceu estas cenas?