6.02.2006

VAI AREIA OU VASELINA?


OK, eu sei que tou devendo as postagens sobre o hospital. Mas, como ainda não estou plenamente recuperado, deixem-me comentar algo que acabo de ler na Internet, minha principal fonte de informação e que, apesar de toda a boataria, ainda julgo mais confiável que a Globo.

Diz-me o UOL que, na semana passada Lula desafiou a oposição a usar, na campanha eleitoral que se aproxima (para os outros; para ele, já começou há bom tempo!) cenas dos casos DESCOBERTOS de corrupção que marcaram esta (na escala federal) e outras administrações do PT (tipo Celso Daniel, Ribeirão Preto, etc.).

Em resposta, FHC comentou que é um desafio perigoso; que Lula, favorito absoluto nas pesquisas, está de “salto alto” e por isto a queda pode ser pior. Disse, ainda, que Lula no momento é o Presidente do Brasil e afasta-se da dignidade do cargo, falando como candidato, coisa que ainda não é.

Não morro de amores pelo FHC; mas, no caso, concordo com ele, principalmente no que se refere à última crítica. Acho que o Lula se aproveita do cargo para exercer a candidatura antes da hora e isto lhe dá uma vantagem indevida sobre os concorrentes.

Não que esta vantagem seja necessária. A meu ver, o Lula está bem nas pesquisas mais pela falta de qualidade dos outros candidatos, do que por méritos próprios; o seu desempenho (e do próprio PT) neste governo é, no mínimo, altamente discutível. Existe alguém que não se tenha decepcionado com o Lula Presidente?

Quase todas as conquistas que ele apresenta (como a auto-suficiência em petróleo) não são dele; foram construídas ao longo dos governos que o antecederam. Ou alguém acha que isto foi construído em 3 anos?

A corrupção correu (e ainda deve correr) solta e a absolvição dos ladrões foi até comemorada em público. Nunca se viu tanto dinheiro público em lugares tão inconvenientes, inclusive cuecas, quando as malas não davam mais conta. Cuecas também voavam, nas sessões do surubão, patrocinado pelo Governo. Foram amigos de confiança, deputados, ministros, senadores e o próprio presidente do PT apanhados com a mão na massa. E o presidente do Brasil diz que não sabia de nada!

Tudo isto é repetitivo, eu sei; mas é exatamente o que Lula está desafiando a oposição a usar. É uma arma poderosa, que lhe pode custar muitos votos; pelo menos, junto aos eleitores mais esclarecidos e até mesmo nas camadas mais brutas.

E observe-se que, quando a campanha oficialmente começar, ele será privado da sua arma mais forte: o uso do dinheiro público (finalmente!) em obras para o povo, como tem feito nos últimos tempos. Já não poderá bancar o pai dos pobres, como vem fazendo, ao melhor estilo dos ditadores.

Mesmo assim, deve ganhar folgado. Não que faça alguma diferença: pelos candidatos que temos, ganhe quem ganhar, estamos ferrados.


Mas o Lula está sendo arrogante. E, se temos que levar ferro, melhor que seja o cara mais refinado; que traga o champanhe, os violinos, a luz de velas e, principalmente, a vaselina.

Com areia e arrogância, deve doer mais ainda!

Será que o Lula acha, mesmo, que o Brasil já esqueceu estas cenas?

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Flavio... não foi vc que mandou aquele "presentinho" pros deputados não, né???

10:15 PM  
Blogger Flávio said...

Fui não, Serbon! Eu acho que mandar merda pro Congresso é, como se diz aqui na Bahia, "chover no molhado"!... ;)

11:40 PM  
Blogger Flávio said...

Aliás, nem sei pra que mandar isso pra lá pelo correio; através do voto é grátis e nem tem revista! :)

12:09 PM  
Blogger paulinho said...

Acho que os temas estão sendo mal escolhidos neste blog. Começo a concordar com a filósofa Serena e não apareço mais por aqui se não começarmos a tratar de assuntos realmente importantes. Estamos na boquinha da copa do mundo e você vem falando de eleições, qual a sua noção de prioridades?

5:29 PM  
Blogger Flávio said...

Paulinho, vc tem razão; um circo de cada vez, não é? Então, vamos ver primeiro a Copa, da qual já estamos na boquinha. Depois, a gente vê o rabo de porco que é a nosso política! :)

8:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Paulinho, eu sempre achei que você era a unica cabeça pensante deste blog. Sabia que você ia acabar vendo a luz da verdade.

9:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente, não concordo Paulinho. A copa taí tudo bem, mas não podemos por isso esquecer problemas tão graves no país. O Lula deve está realmente acreditando nessas pesquisas e esqueceu, que ainda temos muito tempo pela frente. Aliás nem precisava lançar esse desafio, os candidatos vão mesmo aproveitar o assunto.
Enquanto a bola rola no exterior, muita coisa acontece aqui e ninguém percebe. Precisamos torcer, sem esquecer que não só precisamos de diversão, bem como alimentação, saúde, moradia e trabalho para vivermos com dignidade.

5:26 PM  
Blogger Flávio said...

Serena, querida, esse lance entre vc e o Paulinho tá me cheirando a love story... :)

9:38 PM  
Blogger Flávio said...

anônimo, fique tranquilo; o Paulinho é inserido no contexto, como já dizia o (também inserido) Pasquim... :)

9:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

gente, vou dar uma de chato e discordar.
ok, o país tá complicado, temos muitos problemas.
mas poxa, Copa do mundo é legal, e a gente sai da rotina a cada 4 anos. e no campo, somos primeiro mundo.
temos direito a pelo menos isso.
o pessoal que combatia a ditadura em 1970 iria torcer contra o Brasil, para que os milicos não usassem a vitória como propaganda do regime. o boicote só durou até o gol de Rivelino, empatando a partida de estréia com a Tchecoslováquia. depois todo mundo passou a torcer. pô, era Pelé, Jair, Tostão, Gerson... timaço!
futebol é o esporte mais popular do planeta. e quer saber?
sou a favor do po0nto facultativo em dia de jogo do Brasil.
dizem que "esse país precisa trabalhar". mas é melhor o feriado, pois já pensou vc querer ser atendido bem na hora que o Ronaldinho tá atacando? ninguém vai fazer o serviço direito, melhor compensar as horas paradas depois do jogo.

11:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah... salto alto do barbudinho... roubalheira no Planalto... copa do mundo... ronaldinhos...
Ah... melhor que isso é o Flavio estar de volta, dando chances pra que possamos exercer nossa veia de comentarista de blog!!!!!
(Quando quero puxar saco, sou única!!!!!)

11:58 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, concordo com vc; nem adianta tentar ser atendido, durante jogo do Brasil. Eu mesmo já me decretei ponto facultativo! ;) O chato vai ser passar essa Copa a seco... nem uma cervejinha! :(

9:42 AM  
Blogger Flávio said...

Lourdinha, a realidade é que vc é uma amiga única... além dos evidentes dotes para comentarista de blog! :)

9:43 AM  
Blogger paulinho said...

ATENÇÃO, POR FAVOR.

Não estou entendendo nada! Esse blog é conhecido pela excelência dos textos do seu responsável, mas também pela qualidade dos comentários (e, conseqüente e obviamente dos comentaristas, com a igualmente óbvia exceção de Serena). Qual não é o meu espanto ao ver que um comentário crítico que fiz a respeito da copa do mundo, com algum humor ainda que duvidoso, fosse tão mal interpretado por aqui.

Quis dizer que enquanto coisas absurdas acontecem aqui no Brasil como roubo, corrupção, assassinato, desvarios da justiça e julgamentos históricos, nós acompanhamos compulsoriamente a estadia da seleção em hotéis de luxo e as bolhas do bolha do Ronaldo.

Agradeço a todos que discordaram pela elegância dos comentários contrários, mas quero esclarecer que estamos todos de acordo, mesmo o Serbon que acha a copa uma coisa importante, eu também acho, meu colega comentarista.

Não acho que não deveríamos deixar de acompanhar a copa do mundo, evento esportivo mais importante e que aguardo ansiosamente sempre, mas acho que devemos dar o justo peso a tudo que está acontecendo à nossa volta. Nada é mais importante do que a nossa situação de cidadãos brasileiros, nem ser hexa que equivale na prática a porra nenhuma para os brasileiros que, ao contrário de mim, não usam isso nem como desculpa para se encher de cerveja. Beijo a todos e um especial para minha pequena Serena.

9:54 AM  
Blogger Flávio said...

Paulinho, não havia sido mal interpretado, não; eu sei que é assim que vc pensa... por isto mesmo, avisei que vc é inserido no contexto! E agora, pelo jeito, quer ser inserido na Serena tb!:)

12:07 AM  

Postar um comentário

<< Home