5.05.2006

VIVA O NOSSO ESTADISTA!

Estarrecido, não é bem o termo. Mas confesso que fiquei espantado, ao ver o Lula apoiar a atitude do Evo Morales, estatizando as petrolíferas da Bolívia, entre as quais a Petrobrás.

Tudo bem que o Morales acredite estar defendendo os interesses bolivianos (embora eu ache que está é fazendo uma grande besteira); afinal, ele é o presidente da Bolívia. Mas o Lula, presidente do Brasil, também precisa defender os bolivianos, quando quem vai levar ferro são os brasileiros?

Mais espantado ainda fiquei, ao ver e ouvir, no Jornal Nacional, o Lula dizendo, alto e bom som, que os brasileiros não precisam ficar preocupados, porque, “Mesmo que o preço do gás da Bolívia aumente, quem vai pagar esse aumento é a Petrobrás, não os consumidores brasileiros”.

Ou eu estou mais burro do que de costume, ou o Lula resolveu levar ao extremo a tática do “Eu não sabia”, que usou durante toda a crise do mensalão... e deu certo. Por isto, talvez a esteja repetindo.

Vejamos: alguém já reparou que, em toda propaganda da Petrobrás, aparece aquele selinho “Brasil, um país de todos”, característico do Governo Federal? Eu acrescentaria a esse selinho, aliás, a palavra “fudidos”, no final da frase, mas essa é outra história.

O bendito selinho significa o que todo mundo já sabe: que a Petrobrás é uma empresa estatal, ou seja, do Governo do Brasil. Portanto, se a Petrobrás leva ferro, quem leva o ferro é o Brasil. E como o Brasil não tem rabo, senhores, o ferro vai acabar no rabo de quem? No nosso, é claro.

Alguma dúvida quanto a isto? Porque, para mim, a lógica é cristalina. O aumento pode até vir disfarçado: no preço da gasolina, do diesel, do álcool, etc. Mas que vem... ah! Isso vem. Podem esperar.

O episódio, aliás, me fez lembrar aquele em que o Governo suspendeu a construção do metrô em algumas capitais (Salvador, inclusive), alegando falta de verba. E, na semana seguinte, emprestou algumas centenas de milhões de dólares à Venezuela... adivinhem para que? Isto mesmo: para a construção de um metrô.

Talvez por isto, a atitude do Governo não seja tão surpreendente; eu é que sou burro, mesmo. O nosso Lula gosta de posar de estadista; e isto se torna bem mais fácil, quando o dinheiro não é dele. Eu adoraria doar milhões de dólares à obra de Madre Teresa, ou até de Irmã Dulce... desde que outros pagassem a conta, e eu fosse o bonzinho nas manchetes; ficasse bem na fita.

Acho que o antigo torneiro virou mesmo um estadista: viaja (muito) em um avião de mais de 150 milhões, mora em um palácio cuja REFORMA custou 18 milhões, mantém (às custas do Governo, segundo a revista Veja) uma frota de oito carros para servir à filha e aos dois netos, empresta milhões à Venezuela e agora apóia o Morales na ferrada à Petrobrás.

No futuro, quando estivermos pagando a conta dessa ferrada e a mídia cair de pau, o Lula provavelmente vai dizer: “Eu não sabia”.

Agora, uma coisa eu gostaria de ver (como, aliás, bem lembrou o Serbon): o Morales nacionalizar bolivianas a Shell, a Esso ou a Texaco (que não são estatais, diga-se de passagem), e conseguir o aval do Governo Bush.


Vai ver, o Bush não é estadista...



As imagens, do KIbe Loco, dão uma boa idéia da situação.

26 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Só mesmo o "inocente" do Lula não sabe, que a Petrobrás, não vai pagar esse aumento sozinha. E tudo que foi investido por lá? Quem vai arcar com o prejuízo?
Eles só não repassam para o povo o lucro. Eu já não acredito mais que o país tem jeito, como não acredito mais nos políticos. Eu vejo mudar as pessoas, mudar o discurso, mudar os partidos e continuamos a assistir o velho espetáculo. São todos farinha do mesmo saco. E pior, têm os mesmos objetivos, que diga-se de passagem, não é melhorar o país pra que seu povo tenha uma vida mais digna.

12:11 PM  
Blogger Flávio said...

anônimo, taí um bom comentário. Gostei, particularmente, das aspas no "inocente".

2:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Flávio! Olha eu por aqui!

Preciso te mandar uma foto de Lula com Evo Morales bem semelhante àquela com o bonitinho do Harry Potter no Mundo Símio. Como faço?

Ela é a sua cara! Digo, é a cara do seu blog.

Abração!

7:34 PM  
Blogger Flávio said...

OI, Camila! Pagou a promessa, hein? Bom ver vc por aqui! :) Qt à foto, é uma boa, mesmo pq essa aí tá uma bomba! manda pro flahviocruz@hotmail.com, que eu pego lá. E volte sempre! :)

7:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, professor. Eu não sei qual é o salário na Bolívia, mas tenho certeza que o meu não vai aguentar mais aumentos.

6:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio, eu quero mesmo é ver como o Lula vai se sair nestas eleições, depois de tanto "estadismo".

12:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

o LUla tomou uma bela rasteira do Hugo Chávez nessa história.

8:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois, grande Mestre Flávio. Esse episódio do Evo (seria o irmão da Eva?) Morales é tão, mas tão tosco, que preferi nem comentar no Mundo Símio. Vá ser símio (o Evo e, principalmente, o Lulassímio) assim lá na Bolívia!

E ainda tem psicótico que fica temendo a invasão da Amazônia, a intervenção política dos EUA pra derrubar líderes latino-americanos etc. Do jeito que nós latinamericanos somos, não precisa de intervenção alguma: nós mesmos nos incumbiremos de continuar irrelevantes no plano global, e nunca faremos sombra aos EUA. Continuaremos a nos arruinar nos próximos 500 anos.

9:03 AM  
Blogger Flávio said...

Nem a minha merrequinha, Rappha. É por isto mesmo, que fico tão revoltado! Muito fácil, para o Lula, dançar com o Evo... afinal, o rabo que mexe é o nosso!

9:45 AM  
Blogger Flávio said...

Júnior, como diria o Ivan Lins, "Depende de Nós". O pior são as alternativas... ou a falta delas! :)

9:46 AM  
Blogger Flávio said...

Pois é, Serbon, o ponto é exatamente este: o cara ainda se julga um estadista!!! ;)

9:48 AM  
Blogger Flávio said...

Dom Gustavo, prazer em vê-lo de volta; tava sentindo falta da sua ilustre presença e do seu judicioso comentário. Com o qual, aliás, concordo inteiramente, só com uma pequena ressalva: neste episódio, no Éden onde vivem os nossos governantes, o Evo não foi bem o irmão da Eva, mas a própria cobra. E o Lula sorriu, ao engolir o abacaxi, digo, a maçã... :)

9:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não se compare ao Mainardi. Ele é bom.

7:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mestre Flavio, teu troll fêmea voltou.
Dá ela pra mim? eu não tenho trolls de estimação.

8:46 PM  
Blogger Flávio said...

Desculpa, Serena, eu não quis ofender. Mas confesso que a tua opinião não me surpreende, viu? :)

9:21 PM  
Blogger Flávio said...

Pode levar, Serbon. Aproveita e leva o guru dela, tb! Mas cuidado com o teu PC, mano; a praga é forte! ;)

9:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flavio,tô levando a Serena pro meu blog. tem uma gaiolinha que era do meu hamster que morreu, posso acomodar ela lá. já peguei uns exemplares de "Contra o Brasil" para alimentá-la.

9:44 PM  
Blogger Flávio said...

Não dá o livro não, Serbon. Alimenta com a veja, que tem a coluna do Mainardi. :)

10:01 PM  
Blogger paulinho said...

Oi, gente boa que freqüenta esse blog duvidoso. Eu acho que meu tio (sim, para quem não sabe Flávio é meu tio!) tem muita sorte, não só pelo número de comentários, mas principalmente pela qualidade do que vem escrito atrás da página um (que é boa também, vá).

Mas a grande sorte que Flávio deu, a sorte grande mesmo, foi achar alguém como Serena: o sonho de todo mundo que tem um blog. Como eu queria uma Serena com sua inocente cretinice servindo de vítima para comentários inteligentes e mordazes no meu blog. Uma pessoa instruída e educada (sim, porque ela sabe ler e nunca faz comentários vulgares e de baixo calão) que de maneira tão altruísta se lançasse com tal desprendimento na cova dos leões proporcionando diversão a todos. Ah, Serbon, eu também queria uma Serena...

Sobre o texto só posso comentar uma coisa: problemas com gases geralmente dão em merda.

8:34 AM  
Blogger Flávio said...

Meu querido Paulinho: desde o nosso primeiro encontro, há muitos anos, eu já lhe disse quem é "seu tio"... lembra? :)Mas concordo que tenho muita sorte: os comentários do pessoal são muito bons; melhores que a página inicial. Vantagens de ter um público de bom nível. Qt à Serena, vc tá quase me levando a reverter a doação feita ao Serbon (vide comentários anteriores). ;) Ah! E qto ao produto final dos gases, vc acaba de me dar uma ótima idéia para o próximo post! Volte daqui a pouco! :)

9:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah, Flávio, o Kibe Louco foi mais rápido do que eu! ;o)

6:09 PM  
Blogger Flávio said...

Camila, quer dizer que essa mesmo? Bem vc falou que parecia a do Harry Potter com a Hermione... ;)

7:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estadista?... ou seria.. esta lista, apontando pra lista de coisas que aconteceram e acontecem e ele não sabia?
Sei não... mas.. enfim, ele deve saber fazer política, pois sempre disse isso e deve ter aprendido nas portas das fábricas onde passava o dia berrando contra tudo que ele agora faz!
Enquanto isso, na Sala de Justiça... o Silvio Land Rover tem depressão, tadinho!
Mais à frente, a moça dedura 170 deputados sanguessugas!
Mas... de tudo... o melhor: ao se referir aos rabos, o Flavio só falou nos ''senhores''... deixando as senhoras fora da questão!
Ainda bem !!!!!!!!!!!!!!!!!

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah.. m'esqueci de perguntar: quem é Serena? A do Rafael?

12:30 AM  
Blogger Flávio said...

Lourdinha, bom te ver de volta! E parabéns pelo judicioso resumo da carreira do nosso "Não sei de nada" preferido! Qt ao rabo das senhoras eu tinha que livrar, né? Já basta noônibus e metrô! :)Qto à Serena, é uma amiga que vem movimentando blog com a sua extrema o simpatia e sábias opiniões. Nos próximos posts, vc vai conhecê-la melhor! :)

2:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Aprendi muito

11:30 PM  

Postar um comentário

<< Home