6.24.2006

VOZES DO PASSADO


Acompanhei, pela TV e pela Internet, o lançamento oficial da candidatura de Lula à reeleição.

Digo “oficial”, porque na realidade ele já está em campanha há muito tempo, fazendo discursos até em batizado de boneca e inaugurando até intenção de obra; isto, claro, sem falar na abertura dos cofres públicos, de onde rolou dinheiro até para (finalmente!) dar aumentos aos servidores públicos.

Achei legal o discurso, inclusive quando ele disse: "Vamos enfrentar ódios, preconceitos e inveja, companheiro José Alencar. E vamos demonstrar paz, humildade e muito amor ao povo brasileiro.".

Muita sinceridade na entonação! Quase esqueci que o “companheiro Alencar” foi escolhido como última alternativa, depois de uma aviltante espera; e que a humildade prometida faz parte do texto lido em um teleprompter de última geração, com tela de cristal. Muito humilde, sem dúvida.

Eu não voto no Lula. E, se me perguntarem porque, posso citar de imediato alguns motivos: mensalão, surubão, Zé Dirceu, Zé Genoíno, Antonio Palocci, Delúbio, Silvinho, Celso Daniel, Toninho de Campinas... chega pra vocês, ou querem mais? Por que este são só os que lembrei agora. Ou também posso fazer como ele e dizer que “não sabia”.


A verdade é que um avião de 150 milhões, uma reforma de 18 milhões no palácio, frota de carros para atender a filha e os netos, além de outras coisinhas, como este novo teleprompter, não combinam com a postura de humildade que o Lula tanto prega. Nem com a de austeridade, porque são pagas com dinheiro publico.

Eu não acredito mais no Lula. Acho que ele traiu os ideais em que acreditava e o povo que acreditou nele. Acho que aquele Lula combativo, honesto e idealista, ficou no passado; o Lula metalúrgico foi substituído pelo Lula surfista, que cavalga a onda de corrupção.

O pior é que não vejo alternativa. Com a humildade que tanto prega, Lula se referiu aos adversários como “vozes do passado”, e eles realmente o são; não apenas em termos de tecnologia de teleprompter, mas pelo pouco que fizeram pelo país.

Fazem parte do mesmo passado pelo qual o Lula se está deixando engolir, perdendo a oportunidade de construir um novo futuro...

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Flavio, ou eu anulo meu voto; ou voto num candidato nanico; ou então, vejo quem pode liquidar a fatura no 1º turno pra presidente e em SP(Lula e Serra) pra não ter que ir trabalhar no 2º.
tô ainda decidindo, aceito sugestões. acho que vou fazer uma enquete no meu blog.

2:22 PM  
Blogger Flávio said...

Sernon, mano, tá russo mesmo, né? Tanto pra presidente, como em SP e vários outros estados do Brasil; não tem em quem votar.
Pior ainda para nós, que já acreditamos tanto no PT! :(

2:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo, e fico mais tranquilo. Eu já estava pensando que você agora só ia falar de copa!

10:43 AM  
Blogger paulinho said...

Parece que nos devolveram nosso velho escritor. Independente da minha opinião (se concordo ou discordo da sua opiniaum) o importante é ter de volta este texto cheio de crítica e qualidade.

Quanto a minha opinião, também não voto mais em Lula. Acho que ele perdeu o bonde da história.

12:05 PM  
Blogger paulinho said...

Outra coisa: pode voltar lá que já atualizei o post dessa semana é em sua homenagem. Beijão.

12:07 PM  
Blogger Flávio said...

Paulinho, é... acabaram as férias do Lula e outros políticos! :) Ilustração em minha homenagem? Tou até com medo, mas vou lá olhar! Qto ao Lula, perdeu o bonde mesmo... e nós perdemos aquele que poderia ser o condutor! :(

1:07 PM  
Blogger Flávio said...

Júnior, fique tranquilo: aqui, nós falamos de copa, cozinha e lixão... ops, desculpe, política! ;)

1:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com Paulinho: o forte do professor é mesmo a porrada nos políticos.No futebol, ele torce muito pro Gorducho.

1:10 PM  
Blogger Flávio said...

Rappha, até que não. Mas ainda acredito que ele vai melhorar a cada jogo. Diferente dos políticos, que pioram a cada mandato! ;)

1:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flavio, já que o post tá falando de ladrão...
aquele "pênalti" pra Itália, aos 50' foi escandaloso, né não????

7:15 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, só foi! Aliás, digo isso mesmo no próximo post... que só tava esperando SuiçaxUcrânia pra ir ao ar! :)

7:27 PM  

Postar um comentário

<< Home