COISAS DO PT

Em janeiro/2006, o Ministério Público havia solicitado a interdição do estádio, em função do seu estado precário e dos riscos existentes. Paulo Souto, governador do estado na época, não quis interditá-lo; mas o atual gestor, Jacques Wagner, poderia ter adotado providências, uma vez que governa a Bahia desde janeiro/2007.
Agora, a polícia baiana concluiu o inquérito. O resultado é o contado aí em cima; a manchete é de A TARDE, o maior jornal da Bahia. Foram indiciadas quatro pessoas por homicídio doloso e uma por homicídio culposo. A delegada justificou a diferença de classificação do delito, dizendo que as quatro primeiras sabiam do risco e podiam ter interditado o estádio, enquanto a quinta só sabia, mas não tinha poderes para a interdição.
Um dos indiciados por homicídio doloso é Bobô, ex-jogador do Bahia e que, graças à sua popularidade, foi nomeado por Wagner para titular da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, responsável pela administração do estádio; sem entender nada do ramo, diga-se de passagem. Mais ou menos como Gilberto Gil virou Ministro da Cultura. Coisas do PT.
Os outros três são os presidentes do Bahia e da Federação Bahiana de Futebol e o Diretor Técnico da CBF. Um engenheiro da SUDESB, a Superintendência de Desportos, foi indiciado por homicídio culposo .
Foi uma tragédia e concordo plenamente que alguém tem que ser responsabilizado pelas vidas que se perderam. Mas a minha pergunta é uma só: se indiciou o superintendente, por que a delegada não indiciou, também, o governador Jacques Wagner? Segundo ela, “não existem provas de que o governador tivesse conhecimento do problema”. Simples assim.Ou seja: apesar de existir um processo em curso na Justiça e dos sucessivos alertas da mídia baiana, o governador do estado não sabia de nada. Mais ou menos como o Lula, no caso do mensalão; ou o Ministro da Defesa, no caso das tragédias aéreas.
É a nova cultura do “Eu não sabia”. Inocente por ignorância de coisas que deveria saber.
Coisas do PT.
Eu pretendia fazer um texto comemorativo: afinal, esta é a postagem de número 200. Mas certas coisas me revoltam tanto, que não dá pra segurar...