1.24.2008

COISAS DO PT

Em 26 de novembro passado, parte da arquibancada do Estádio da Fonte Nova, aqui na Bahia, desabou durante uma partida de futebol e sete torcedores morreram. O fato provocou uma grande comoção e teve, inclusive, destaque na mídia de todo o país.

Em janeiro/2006, o Ministério Público havia solicitado a interdição do estádio, em função do seu estado precário e dos riscos existentes. Paulo Souto, governador do estado na época, não quis interditá-lo; mas o atual gestor, Jacques Wagner, poderia ter adotado providências, uma vez que governa a Bahia desde janeiro/2007.

Agora, a polícia baiana concluiu o inquérito. O resultado é o contado aí em cima; a manchete é de A TARDE, o maior jornal da Bahia. Foram indiciadas quatro pessoas por homicídio doloso e uma por homicídio culposo. A delegada justificou a diferença de classificação do delito, dizendo que as quatro primeiras sabiam do risco e podiam ter interditado o estádio, enquanto a quinta só sabia, mas não tinha poderes para a interdição.

Um dos indiciados por homicídio doloso é Bobô, ex-jogador do Bahia e que, graças à sua popularidade, foi nomeado por Wagner para titular da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, responsável pela administração do estádio; sem entender nada do ramo, diga-se de passagem. Mais ou menos como Gilberto Gil virou Ministro da Cultura. Coisas do PT.

Os outros três são os presidentes do Bahia e da Federação Bahiana de Futebol e o Diretor Técnico da CBF. Um engenheiro da SUDESB, a Superintendência de Desportos, foi indiciado por homicídio culposo .

Foi uma tragédia e concordo plenamente que alguém tem que ser responsabilizado pelas vidas que se perderam. Mas a minha pergunta é uma só: se indiciou o superintendente, por que a delegada não indiciou, também, o governador Jacques Wagner? Segundo ela, “não existem provas de que o governador tivesse conhecimento do problema”. Simples assim.

Ou seja: apesar de existir um processo em curso na Justiça e dos sucessivos alertas da mídia baiana, o governador do estado não sabia de nada. Mais ou menos como o Lula, no caso do mensalão; ou o Ministro da Defesa, no caso das tragédias aéreas.

É a nova cultura do “Eu não sabia”. Inocente por ignorância de coisas que deveria saber.

Coisas do PT.

Eu pretendia fazer um texto comemorativo: afinal, esta é a postagem de número 200. Mas certas coisas me revoltam tanto, que não dá pra segurar...

10 Comments:

Blogger Ricardo Rayol said...

Incrivel a capacidade de se fingir de mortos que eles tem. Poderia ser real isso e estarem realmente mortos.

9:39 PM  
Blogger Whispers said...

Ola lindo Amigo!

triste, como um governo pode ser tão incompetente
Da revolta ate.
Que a sua semana seja feliz e completa
beijinhos em seu coração
Rachel

11:19 PM  
Blogger Juniupaulo said...

Assumindo o papel de chorão, o que podemos fazer além de não acreditar mais em nada?

Nem sei se perguntar isso é mesmo sinal de que tento lutar contra a banalização do descrédito nas ditas 'autoridades' ou se já é a própria reação típica conformada de criticar e balançar a cabeça como último recurso.

O caos não parece mais tão assustador.

1:19 PM  
Blogger Elisa Matile said...

Me lembro qd conteceu o desabamento no estádio, mas não sabia o desenrolar da história, desisti de assistir jornal e ando lendo só as partes que mais me interessam...
mas enfim, como assim???
ahh se o mundo fosse simples assim como se resolvem as coisas no Brasil e um simples "eu não sei/sabia de nada" fosse a resposta para todas as perguntas!

beijosss

9:53 AM  
Blogger Whispers said...

Ola lindo!
Ando em mares de oferecer prémios aos amigos, e cá estou a te oferecer mais dois que tenho em meu blog, nada como um carinho:)
Desejo que seu fim de semana seja de muita festa
beijinhos mil
Rachel

7:56 PM  
Blogger Flávio said...

Taí, Ricardo: estamos completamente de acordo! :)

8:42 PM  
Blogger Flávio said...

É isso, Rachel: revolta, sim. E o pior é que vai virando lugar comum!... :(

8:43 PM  
Blogger Flávio said...

É Juniu... a gente corre o risco de se acostumar a ele!

8:44 PM  
Blogger Flávio said...

O problema, Elisa, é que essa tática só funciona para os poderosos... :) Bjs, bom fds

8:45 PM  
Blogger Flávio said...

Vc deve ter visto que já os peguei, não Rachel? Obrigado... de coração! :) Bjs, bom fds

8:46 PM  

Postar um comentário

<< Home