11.25.2007

UM ASSUNTO QUE ME REVOLTA



Aqui no Brasil, infelizmente, não vi qualquer referência a isto. Mas, encontrei, em blogs portugueses, mais especificamente São e Silencio_Culpado, a menção de que hoje, 25 de novembro, é o Dia Mundial de Repúdio à Violência Contra a Mulher. Ou, como dizem por lá, a Violência de Gênero.

Não, eu não fui convidado para a blogagem. Mas, como este é um assunto que me revolta, faço questão de dar a minha Opiniaum. Sem meias palavras, aliás. Até porque o assunto não comporta meias palavras.

Para mim, a violência contra alguém indefeso é a pior covardia, aqui incluída a violência contra a mulher e a criança. Pior ainda é quando esta violência ocorre dentro do próprio lar, porque significa agredir alguém que se confiou ao próprio agressor. E o fez por amor.

Simples assim. Direto assim. Conheço alguns homens que bateram nas mulheres e algumas mulheres que apanharam dos seus homens; e em nenhum destes casos, o resultado foi bom. O respeito acabou, a amizade se foi, do amor nem lembrança ficou. Ainda que alguns tenham continuado a morar juntos.

Simplesmente não entendo como se pode bater em (ou apanhar de) alguém em um dia e no dia seguinte fazer amor com esse alguém. Para mim, isso é tara, depravação, falta de amor próprio. A própria negação do amor.

Homem que bate em mulher, não é homem. E ponto final!

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Com relação à postagem anterior, claro que as coisas vão melhorar, meu amigo, e hás de voltar com força total para continuar nos brindando com teus artigos tão atuantes e preciosos.

Relacionado ao de agora, também só vi referência ao dia 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher)nos blogs de amigos portugueses.

Sabemos que existem países que pouco ou nada fazem para sanar esse problema que degrada a condição humana. Como também, e felizmente, existem países com leis severas e atuantes, onde a mulher pode alcançar a sua condição mais humana exercendo o direito da denúncia e obtendo a proteção de autoridades competentes.

Apesar de saber que aqui no Brasil muito tem sido feito para tentar sanar o problema, como as Delegacias de Mulheres, onde tudo é feito com muito respeito, competência e dedicação para que as vítimas tenham a proteção devida com as denúncias, e os culpados sejam penalizados, ainda há muito por fazer, por exigir das autoridades que façam uso de leis mais severas e a devida fiscalização para serem cumpridas.

Ficam pétalas perfumadas, meu querido, e um beijo no teu coração, com o desejo de que tua semana seja iluminada de alegrias e realizações.

5:12 PM  
Blogger Lulu on the sky said...

È uma covardia a violência a mulher.
Big Beijos

8:30 PM  
Blogger Tati Sabino said...

querido... é simplesmente horrivel homem q bate em mulher..mas é pior ainda a mulher que deixa..depois da primeira vez vira festa!! qualquer motivo é motivo..tbm conheço mulheres q apanharam e isso sempre me revoltou muito!! Acho que a mulher tbm tem q se dar o respeito..nenhum homem nunca nem falou alto comigo..
Bjão!

3:58 PM  
Blogger burro said...

alguma coisa se vai fazendo, mas não chega.
num país enorme como o Brasil será talvez mais difícil, mas tem que ser feito.

abraço

10:46 PM  
Blogger Flávio said...

Sinceramente, Bia, acho que em nenhum país é feito o suficiente. Aqui, ainda temos a questão cultural do machismo, que agrava o problema. Mas vamos dar jeito, sim! Bjs, uma boa semana.

1:36 AM  
Blogger Flávio said...

Inteiramente de acordo, Lulu. E das piores! Bjs, boa semana

1:36 AM  
Blogger Flávio said...

Tati, é um ponto de vista interessante... e feminino. Essa nossa cultura do machismo, realmente, complica as coisas para a mulher. Isso, eu até entendo. Mas vc tá certissima! Bjs, boa semana.

1:38 AM  
Blogger Flávio said...

Burro, tudo aqui é dificil: não só pelo tamanho do país, mas pela corrupção e incompetência dos nossos políticos. Mas a gente chega lá!

1:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Arrasou! To contigo e não abro.O pior é que isso acontece freqüentemente, inúmeras são as mulheres que apanham de seus companheiros e por medo de sair de casa muitas vezes ameaçadas ou por achar que não vai conseguir sustentar seus filhos, continuam sofrendo dia após dia...Acho que além de coragem essas mulheres tem que ter amor próprio e ser guerreira, ser saco de pancada de macho não tá com nada.E como você mesmo já disse homem que faz isso não é homem! Abração , parabéns pelo blog, te espero lá no Bocaberta.

4:23 AM  
Blogger Escorpiana Explosiva said...

oi paixão tenho andado muito oculpada,pois meu casamento foi por espaço.
Mas ja estou conformada pois,aprendi muito com essa perca,devo muito a um amigo que conheci aqui no meu blog q me deu muitos conselhos bons.
Agraças a ele que aprendi a gostar de mim em primeiro lugar.
Adorei seu texto,e tenho esperança que um dia acabem essas violências com todos os seres humanos seja Mulher,Homem,Crianças acredito em deus que isso um dia acabe...
bjão.

11:53 AM  
Blogger Flávio said...

Obrigado, Krika. E vc deve ter-me lá no Boca Aberta, não? :) Bom fds

10:46 PM  
Blogger Flávio said...

Cris, lamento. Mas a verdade é que as lições mais duras são as que mais nos ensinam. A vida ainda vai lhe trazer muita coisa. Acredite! E é muito bom ver vc de novo! Bom fds, vamos à luta! :)

10:48 PM  

Postar um comentário

<< Home