1.30.2007

UM CAMINHO PARA A PAZ


Ao franzir o semblante, diante de um espelho, ninguém espera ver nele refletido um sorriso.

Entretanto, é assim que fazemos aos nossos irmãos: neles descarregamos as nossas mágoas e as nossas inquietações, mas esperamos que sempre nos ofereçam um sorriso amável e um gesto de carinho.


Esperar que isto aconteça, é como acreditar que um espinho se transforme em rosa; ou que da ofensa possa brotar o elogio.

Das nossas ações, dependem as reações daqueles que nos cercam. Como da intensidade do vento dependem as belas canções das palmeiras; ou os vendavais, que a tudo destroem.

Todos precisamos de companhia.

Porque o homem não é como a montanha, que se eleva por si própria; somos, antes, como as gotas que, unidas, formam este infinito oceano a que chamamos Universo. Todavia, nós mesmos construímos os invisíveis muros que nos separam.

Da compreensão, surge a integração. E da orientação surgirá a confiança. Da humilhação e da ofensa, entretanto, surgem a mágoa e o ressentimento, que mais cedo ou mais tarde nos envolverão em suas ondas turvas.

Assim, devemos vigiar os nossos sentimentos; porque é deles que brotam as nossas palavras e as nossas ações. E podemos ter a certeza de que, algum dia, a palavra ofensiva que a alguém dirigimos, por esse alguém nos será devolvida; como o prejuízo que a outrem causarmos, por ele nos será cobrado.

A gentileza é como a flor, a espalhar o seu doce perfume por quantos dela se acercam. E a agressividade é como a onda impetuosa, que ao encontrar o dique se dobra sobre si mesma e retorna ao mar revolto de onde partiu.

Nada nos custa sermos gentis, e ao nosso redor espalhar a compreensão e os mais nobres sentimentos. Quando assim agirmos, veremos florescer à nossa volta um belo jardim, cujas plantas nos oferecerão os seus aromas e o sabor dos seus frutos.

Porém, aquele que ofende aos seus irmãos semeia as pedras que machucarão os seus próprios pés. E cria para si mesmo um deserto árido e impiedoso, onde não poderá refrescar-se à sombra da amizade; nem desfrutará do poço cristalino da companhia, que dessedenta a nossa alma.


Enganam-se, portanto, aqueles que julgam dominar através do temor que infundem. Porque assim fomentam a raiva e a revolta, que nas dobras das suas vestes sombrias escondem os aguçados punhais da vingança.

Como se enganam aqueles que a todos se julgam superiores, e aos seus irmãos oferecem o desdém; porque ninguém é verdadeiramente grande, enquanto a vaidade permanece em sua alma. E estes jamais encontrarão um braço amigo, que os ampare na queda do pedestal onde se tentam colocar.

Existem, também, os que se refugiam na indiferença e a espalham ao seu redor. Assim fazendo, acreditam evitar o sofrimento; não percebem que, ao evitá-lo, também se afastam da felicidade. Pois é apenas através dos sentimentos, que um e outra têm acesso ao nosso coração.

Há aqueles que sobre todos derramam a sua irritação, a contrariedade pelos percalços da vida; e, ao fazê-lo, afastam a possibilidade de receber um abraço meigo, ou uma palavra de carinho, que poderiam trazer a paz à sua alma. Porque são poucos, entre nós, os que à violência respondem com a brandura.

E há os que tentam impor os seus conceitos. Esquecem que a Verdade não necessita ser imposta, porque é a voz do Universo que fala pela Razão, e as suas palavras sempre encontram guarida em nosso Eu maior.

Assim, aquele que tenta convencer aos seus irmãos busca convencer a si mesmo. E as suas dúvidas não encontram respostas, antes se perdem no silêncio da desconfiança. Pois cada homem tem as suas próprias verdades, e ninguém existe que as sacrifique para aceitar as verdades alheias.

Como a terra faz brotar a semente, que no seu seio é plantada, é o coração do homem. E são as nossas palavras, os nossos gestos e as nossas atitudes, as sementes que plantamos nos corações dos nossos irmãos.

Assim, é de nós mesmos que dependemos, para encontrar entre eles a sombra amiga da árvore, onde possamos repousar das fadigas da vida; ou os cruéis espinhos do cacto, que virão aumentar os nossos sofrimentos.

Juntos, caminhamos; e é juntos que chegaremos ao fim da Jornada.

Por que espalhar lágrimas entre os nossos irmãos, se deles necessitamos para enxugar as nossas próprias lágrimas? E por que semear de dores os seus caminhos, se são os mesmos caminhos que devemos percorrer?

Busquemos semear, sempre, o carinho, a tolerância e a paz, ao nosso redor.

Para que possamos encontrá-los, em nossos próprios caminhos!


(Como indica o selo, este texto atende ao convite do Lino_Resende, para a postagem pelo Dia da Não Violência: hoje, 30 de janeiro. A causa é nobre, vamos participar! Aceitem as minhas desculpas pela semi-ausência, causada por problemas de ordem particular; em breve, eu volto. E obrigado, por vcs!)

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

I thіnk this is among the most vital info foг
mе. And i'm glad reading your article. But want to remark on few general things, The web site style is wonderful, the articles is really nice : D. Good job, cheers

My weblog; V2 Cigs Review

6:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

What's up to every body, it's my first paу a νіѕit of this weblog; thiѕ weblog consіsts of remarkablе and reallу good stuff in suppoгt of visitоrs.



Here is my web blog: drzui.At

10:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hi, I log on to youг blog ԁaily. Your humoristic style is witty, keeρ іt up!


Heгe іѕ my weblog :: V2 Cigs Review

3:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gоoԁ way of ехplаіning, and nice paragrаρh to takе facts гegaгԁing my prеѕеntation toρіс, whiсh i am going tо pгеѕent in асademy.


my blog - V2 Cigs review

12:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

What a data of un-ambiguity аnd preserveness of pгеcious know-hοw regarding
uneхpесted emotions.

Heгe is my page: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

4:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ι'm not sure where you're gеtting your info, but goоԁ topic.
I needѕ to spend some time learning more or understanding morе.

Thanks foг great іnfoгmation I ωas lοoκіng fоr thiѕ information
foг mу mіssion.

My ωebѕite ... V2 Cigs Reviews

1:19 AM  

Postar um comentário

<< Home