1.06.2007

O ETERNO CANTADOR


Às vezes, acredito que em mim secou a fonte e nenhuma outra palavra dela irá brotar.

Como a planta que, através dos anos, produziu todos os seus botões, e a quem agora só resta assistir ao lento apodrecer dos seus galhos, e à desintegração de suas raízes.

Entretanto, como às marolas cariciosas se sucedem as violentas vagas, também no oceano da vida se alternam as alegrias e as tristezas; e, enquanto no mar existirem as ondas, o som que delas se origina far-se-á ouvir no silêncio da praia.

Assim, aquele que nasce para cantar jamais emudecerá, enquanto a vida lhe trouxer os sentimentos que inspiram novas canções. E as palavras brincarão em sua mente, quase como se tivessem vida própria e formassem novas sentenças, enquanto as emoções existirem em seu coração.

Porque cada um tem o seu destino; e, se a alguns é dada a glória fugaz das vitórias mundanas, a outros cabe amadurecer mansamente, descobrindo em seu íntimo as palavras que servirão para esclarecer as dúvidas dos seus irmãos.

Eis que sou um destes últimos. E não o sou porque assim o tenha pedido; ou porque para isto me tenha escolhido o coração do Universo. Apenas, sou assim; e, como à roseira não se pode pedir que produza outra coisa, senão as flores que perfumam e enfeitam o mundo, também não posso esperar que o silêncio se instale em minha alma, enquanto a vida canta as suas canções ao meu redor.

È verdade que já sonhei muitos sonhos. E, assim como cantei a alegria do seu nascimento, tive que cantar a dor da sua partida. Mas, afinal, não são a felicidade e o sofrimento as duas portas por onde a inspiração alcança os nossos corações? E, para aquele que tem o dom do sentimento, a partida de um sonho não abre apenas o espaço para que outro se possa alojar?

É também verdade que, muitas vezes, amaldiçoei o meu jeito de ser; e desejei tornar-me como aqueles que não atribuem tanta importância a sonhos e sentimentos. Mas, se neste mundo apenas rochas existissem, onde encontraria o vento as palmeiras de que precisa, para assoviar as suas lindas canções?

E, de resto, porque seria o mais forte aquele que ignora os sentimentos? Não é entre o fogo e a água que o ferro se transforma em aço, e assim sobrevive aos séculos? E não é através da felicidade e do sofrimento, que o nosso verdadeiro Eu amadurece e atinge a sua plenitude?

Quantos ditadores e exércitos, que por armas e destruição escreveram os seus nomes, pereceram ao longo dos anos, enquanto até hoje sobrevivem as palavras dos Mestres, gravadas pelo Amor na alma dos homens? Os sentimentos se eternizam no Universo, enquanto as vitórias mundanas se perdem na simples mudança de gerações.

Não é fraco, o homem que não oculta as suas lágrimas; é um forte, que não se envergonha do que está em seu coração. Como não são fortes aqueles que rejeitam os sentimentos e, ao jardim florido das emoções, preferem o deserto árido da solidão.

Enfim... cada um é como é. Eis uma verdade que aprendi, ao longo dos anos. E é o egoísmo que nos leva a tentar mudar as pessoas que amamos, quando deveríamos desfrutar o amor que nos inspiram.

Somos os frutos da nossa insegurança. E é nela que nos perdemos, quando buscamos a falsa segurança de uma vida sem emoções, esquecidos de que é a amargura do pranto que nos ensina a doçura do sorriso.

Eu sempre viverei por um olhar, por um sorriso, por um momento de amor. Na esperança dos sonhos que o novo dia me trouxer, suplantarei a tristeza daqueles que na véspera me houverem deixado.

É assim que eu sou.

* * *


Às vezes, acho que em mim a fonte secou.

Mas basta percorrer os meus caminhos, para beber das suas águas...


(Mais uma vez, desculpo-me com vocês. Não sei porque, senti vontade de publicar esta página, que escrevi em maio/2002. E, juro, não foi preguiça... apenas achei que ela talvez pudese ajudar alguém. Muitas vezes, julgamos que a nossa fonte secou... e depois descobrimos que não era bem assim.)

2 Comments:

Blogger SACANITAS said...

flavio :)

textos lindos assim nao tem data. tu pode postar e repostar (?) hehehhe

1000 beijos
:***

5:52 AM  
Blogger Flávio said...

Tks, menina... nada como uma sacanita gentil! ;) Bjs

2:10 PM  

Postar um comentário

<< Home