1.16.2007

OS LADRÕES E A PATINHA


Conforme a promessa (ou ameaça) da semana passada, estou abandonando a linha zen, para falar de duas coisas que estão atravessadas na minha garganta. Como diria o amigo Júnior, tou doido pra meter o bedelho nelas!

O primeiro assunto é a maior fonte de badernas e roubalheiras dos últimos tempos: o nosso querido congresso nacional. Ah! Era pra escrever com maiúsculas? Bem, talvez até fosse... algum tempo atrás!

Mas, dizia eu, a passada foi considerada a pior legislatura na história do Brasil. E olhe que não é dizer pouco; afinal, há 506 anos o povo vem sendo roubado pelos governantes, neste país. E, mesmo assim, as excelências conseguiram estabelecer um novo recorde!

Até aí, digamos, menos mal: o passado é passado, principalmente quando conseguimos sobreviver a ele. O problema é que a nova legislatura, ainda no começo, já vem mostrando que deverá ser ainda pior! E aí, convenhamos, não tem fiofó de povo que agüente!

Iniciamos o ano com aquele escândalo dos “suplentes” ganhando R$ 80.000,00 cada um, só pra ter o título de excelência e não fazer merda nenhuma: nem ir aos gabinetes. Mais um assalto parlamentar aos nossos bolsos.

Eu vi a entrevista de um desses ladrões, perdão, dignos senhores a uma emissora de TV: “Eu não vou dizer que devolvo nada; não sou hipócrita.”. Pois é: nem ele, nem o Marcola, nem o Fernandinho Beira Mar. A diferença é que os dois últimos roubam com mais dignidade.

Porém, mal passada a revolta por mais esse absurdo, sobrevém a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. E quem são os candidatos?

O primeiro é o Aldo Roubá-lo, perdão, Rabelo: o mesmo que tinha assinado aquele aumento de mais de 90% para os deputados, vocês lembram? Foi há pouquíssimo tempo e só o clamor popular conseguiu impedir a maracutaia.

Do outro lado, um pleonasmo: o deputado canalha, perdão, Chinaglia, que fez a chinaglice de prometer aumento para os nobres parlamentares; graças a esta promessa, em votação secreta (essas votações são sempre secretas), a maioria das excrescências, perdão, excelências resolveu apoiá-lo. Eu acho que já vi esse filme; com um baixinho chamado Severino.

Diante das alternativas, fiquei satisfeitíssimo ao saber que estava sendo cogitado o lançamento de um terceiro nome. Mas, ontem, soube que um dos maiores articuladores dessa “terceira via” é exatamente o deputado Raul Jungmann... que está sendo investigado por improbidade administrativa.

Agora, vocês me dizem... é mole? Pelo jeito, estamos ferrados de novo!

E, por falar em “ferrado”, o espaço acabou e não vai dar pra tratar do outro assunto hoje. Mas no próximo post eu falo da galinha, perdão, da patinha que sentou nos ovos, na praia; o caso ficou famoso.

Tão famoso que, segundo eu soube, a Ryder já está pensando em lançar uma linha especial de sandálias de praia para homens, cuja propaganda será calcada nas fotos da modelo, com a frase: “Você também pode! Leve a Daniela para a praia!”.

Vocês não acham que vai ser um sucesso de vendas?

2 Comments:

Blogger Naldy said...

Oi Flavio, a Vera Froes me pediu e eu aceitei blogar sobre "25 anos sem Elis Regina".
Se quiser ver, ler e ouvir um pouquinho sobre ela, passa lá!

8:19 AM  
Blogger Flávio said...

Naldy, tou entrando nessa tb... e tb a convite da Vera. :) Mais tarde tou postando... e daqui a pouco vou lá conferir, sim! ;)

9:08 AM  

Postar um comentário

<< Home