10.22.2006

DE DOMINGOS, INTELIGÊNCIA E BLOGS


Domingo. Dia de beber uma cervejinha; e isto é muito bom.

Porém, é o dia do Faustão, do Silvão, do Guguzão. Dia dos programas adjetivados, como Domingo Legal e Fantástico, ou de substantivos com foros de adjetivos, como Domingão.

Dia de imbecilidade total na TV. Como nada é perfeito, há o oásis do futebol; embora, é claro, a maioria das mulheres não concorde.

Dia de zapear pelos blogs dos amigos, para transformar um dia de burrice em um de inteligência; para recuperar um tempo que seria culturalmente perdido.

Considero os blogs um reduto da inteligência na mídia. Não vou dizer a “última fronteira”, porque essa definição é pessimista e me remete direto a Star Trek; que, convenhamos, embora agradável não é exatamente um exemplo de inteligência.

Depois da imbecialização do IRC e do Orkut, esta última ainda em progresso, aposto nos blogs. Porque reúnem pessoas que têm idéias e vontade de expressá-las; e, o mais importante, a inteligência para fazer isto.

São pessoas que exprimem pensamentos próprios, sem a ditadura dos meios de comunicação. De diversos estilos, do romântico ao prosaico cotidiano e ao político, passando eventualmente pelo culinário. Mas todos criativos, inteligentes, originais.

Sempre, recebemos aqui novos amigos. Faço questão de ir aos blogs de todos. E me considero privilegiado: não sei se é questão de sorte, ou do nosso próprio estilo, mas fazemos parte de uma comunidade selecionada. Não vou linkar todos aqui, pois tomaria muito tempo e, confesso, domingo também é dia de preguiça.

Mas desafio qualquer um a clicar sobre qualquer dos links que aparecem nos comentários, e comprovar o que digo: somos, todos, pessoas, inteligentes; com idéias próprias. Ainda que não mudemos o mundo, pelo menos, trazemos nossas opiniões sobre ele.

E, o mais importante, somos abertos ao debate. Um debate construtivo, nascido de argumentos lógicos; do raciocínio bem informado. De um debate inteligente, podem surgir novas idéias e grandes amizades; em uma discussão idiota, até dedos se perdem.

Obrigado pela convivência. Mas agora me dêem licença, sim?

Vou dar uma olhada em alguns blogs... :)

46 Comments:

Blogger Jéssica said...

Concordo plenamente. Eu prefiro estar aqui te lendo, lendo outros blogs tão interessantes qto o teu, quem sabe daqui a pouco ver um filme que me faça refletir, do que sentar meus glúteos num sofá e ver um monte do porcaria que não me levam a lugar algum, onde só se vê bundas e peitos siliconados em corpos feitos pra mulheres desinteligentes. Tenho vc, tenho meus amigos blogueiros. Tô no lucro. E viva nós!!! Beijos*.*

7:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eitha!!
Inflei tanto o peito que quase não passo pela porta dos comentários.Tô besta que só...
Mas você tem razão, essa blogosfera está se tornando um reduto de cabeças pensantes,abertas ao diálogo, ao debate,a crítica e ao elogio...
Agradeço por ter a oportunidade de fazer parte desse seleto círculo onde aprendo e consigo passar um pouquinho da minha brincadeira com palavras.
Cada dia me surpreendo com a qualidade de blogs fantásticos que pipocam na minha telinha.
Parabéns à você por ser um deles,rs
linda semana
beijosssssssssss

7:35 PM  
Blogger Tina said...

Oi Flávio!

Realmente: domingo é dia de "zapear" (ou no máximo assistir uma reprise do seriado que não viu na TV a cabo)! Adorei seu post, também faço questão de visitar os amigos e/ou visitantes. Sempre tem algo de novo, sempre um aprendizado, e isso é bom, certo?

Beijo grande, boa semana!

8:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio, nem me fale em cerveja!! rsrsrs Passei hoje todo o dia com dor de cabeça por conta de umas que tomei ontem no aniversário de uma amiga!! ai ai ai Vejo pouca televisão. No domingo então, prefiro filmes e livros! Durmo um bocado também!! rsrsrs E vc tem razão sobre os blogs. Nossa, encontro textos e poesias incríveis. A Clarinha, essa criatura prá lá de doce que já fez um comentário hoje aqui, escreve cada coisa de tirar meu fôlego. A Lou, do Terra Temperamental, é também divina!! Tá com texto sobre o elevado em São Paulo lindo. A Claudia, do Mentiras Históricas e a Laura do Caminhar escrevem contos incríveis!! A Dani do Faxina sempre me mata de rir! A Vera do Verdes Verdades sempre informando coisas interessantes. E vou parar por aqui porque se falo de todos que gosto, vira até um post!! rsrsrs Amo de paixão toda essa turma!! Ah! e não posso deixar de falar em ocê que provoca a nossa reflexão sobre os mais variados temas! Legal mesmo!! Abraços!!

9:23 PM  
Blogger Ricardo Rayol said...

Cara, matou a pau. Se bem que quando ouvir falar em blogs achava uma coisa meio de adolescente boboca. Depis descobri que é uma excelente maneira de se expressar. Como diz é dificil linkar todos. Um grande abraço e obrigado pela visita.

9:50 PM  
Blogger Claudio said...

É um prazer aprender e trocar idéias no seu blog. Concordo totalmente quando você fala do reduto de inteligência nos blogs. O grande problema (que é um bom problema) é não ter tempo de ler todos os bons blogs que andam por aí.

abração

10:52 PM  
Blogger Lúcia Laborda said...

Flávio, talvez muitas pessoas que vêm aqui não saibam e eu também não tenho muita certeza, mas o opiniaum está aniversariando agora em outubro e tive a felicidade de acompanhá-lo desde o seu nascimento. Através dele conheci esse mundo maravilhoso. Tive a oportunidade de aprender muita coisa com seus textos. Afinal, você é um mestre na arte da escrita. Parabéns pelo primeiro ano, que não sei exatamente a data, mas que possamos sempre beber dessa fonte inesgotável de sabedoria.
Bjs.

11:33 PM  
Blogger Laura_Diz said...

Qdo alguém me diz para eu dar dicas de blogs legais, eu digo, siga os links dos que comentam no meu blog, não tem erro,só tem gente interessante e mto.
É verdade. Estamos num grupo super legal e não é sorte, a gente seleciona, vai deixando de lado os inconvenientes.
Fico feliz por estar entre pessoas tão legais. Bjsss laura

11:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu tb tiro o domingo para gastar minhas energias na net, a tv tá muito ruim, só tem bobagens

bjs e boa semana

11:58 PM  
Blogger Flávio said...

Jéss, tks. Já que temos que usar os glúteos, aproveitemos para usar a mente tb, né? :) Bjs, boa semana!

12:27 AM  
Blogger Flávio said...

Clarinha, graças a pessoas como nós. Mantê-la assim é uma responsabilidade... agradabilíssima! :) Bjs, boa semana

12:30 AM  
Blogger Flávio said...

Tina, com certeza. Permutando as nossas opiniões, aprendemos muito... e isto é ótimo! Bjs, boa semana

12:31 AM  
Blogger Flávio said...

Enoísa, não esquenta com a ressaca... foi por uma boa causa! :) Qt aos blogs, além de ter bom gosto, vc tem razão noutro ponto: é dificil linkar todos. Graças a deus, tem muita gente boa em nossa blogosfera! Bjs, boa semana

12:40 AM  
Blogger Flávio said...

Ricardo, confesso que eu tb achava. Ainda bem que mudamos de idéia! :) Me espere... vou voltar! Abração, boa semana

12:41 AM  
Blogger Flávio said...

Cláudio, vc está 100% certo. Realmente, é um prazer qd aprendemos entre nós, trocando idéias. E é um doce problema que existam tantos blogs bons! Tomara que continue assim :) Abração, boa semana

12:43 AM  
Blogger Flávio said...

Olhos doces, obrigado! Sabia que eu tinha esquecido o primeiro aniversário do nosso Opiniaum? Caramba! Isso até merece um post! Qt a aprender, acho que todos aprendemos juntos... e isto é o ideal! :) Bjs, boa semana

12:46 AM  
Blogger Flávio said...

Laura, é por aí. Somos privilegiados, sim, por podermos trocar idéias neste nível e com esta compreensão! :) Bjs, boa semana

12:52 AM  
Blogger Flávio said...

Xará, eu fico entre a internet e os filmes em DVD... com acentuada predominância da primeira opção, graças a vcs! :) Bjs, boa semana

12:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Flavião, saca só, eu detonei seu oásis do domingo. ahahahahaha
Ahhh e não me recordo sobre o upgrade.
Abraç~eo broder, e ótima semana pra ti.

9:16 AM  
Blogger Flávio said...

Detonou não, Júnior... eu entendo; tenho o mesmo problema. A diferença é que gosto do futebol. ;) Qt ao upgrade, substitua pelo seu update de 20/10... falha nossa! :) Abração, boa semana

10:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Flávio! Com certeza há vida pensante na net! rsrssr Quero morrer quando escuto qeu blog é coisa de adolecente...rsrs É também e não somente. Sempre respondo: "você anda precisando ler meus amigos pra verificar se isso é real."

Enfim, o mundo ainda não está totalmente perdido, não por conta da net e sim por conta de pessoas que não aceitam tudo por guela abaixo. Inclusive a imbecilidade da tv dominical.

Boa semana.... inté. =D

10:22 AM  
Blogger Flávio said...

Chris, mantenhamos a bandeira da luta pela inteligência... nem que seja pra nos livramos da programação dominical! :) Bjs, boa semana

11:06 AM  
Blogger Vera F. said...

Flavio depois que fiz meu blog , tenho encontrado um grupo bacana para trocar idéias(não gosto de quem quer impor) que tende sempre a aumentar...Aqueles que me visitam gosto de retribuir, nem sempre dá, tem dias em que os compromissos são enormes!
Procuro respeitar a opinião de todos, discordar faz parte do aprendizado, só não aguento gente preconceituosa. Esses não gosto de me tornar assídua não.
Se tenho vindo seguido aqui, é porque gosto dos assuntos que abordas. Quanto aos links isso é pessoal, cada um linka quem quer. Prefiro não estar linkada e receber visitas, do que ter o link e nada de visitas.
Os blogs são um nicho de inteligência sim. Quem pensar diferente é porque não aprendeu a andar pela blogosfera corretamente.
Quero agradecer a Enoísa pela carinho.

Bjos.

1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio:
Você está cheio de razão em relação à televisão, que é, efetivamente, um festival de burrice, sobretudo no domingo.
Concordo, também, quanto aos blogs, hoje um meio essencial de você ver a diversidade de opinião.
Quanto a sermos inteligentes, só posso agradecer o elogio.

3:02 PM  
Blogger Flávio said...

Vera, como eu disse num post anterior, acho que somos responsáveis pelo futuro da blogosfera. E, se depender de nós, sei que será um belo futuro! :) Bjs, boa semana

6:30 PM  
Blogger Flávio said...

LIno, vc só não tá certo em agradecer... embora seja uma atitude muito educada. Agradecer o que, se o mérito é de vcs? :) Abração, boa semana

6:31 PM  
Blogger Mary said...

Háaa! Hoje não é mais domingo não viu? È segunda-feira dia de começar tudo de novo.Ai,ai...
beijos meu querido e boa semana

9:32 PM  
Blogger Flávio said...

Pois é, Mary... recomecemos! :0 Bjs, boa semana

1:38 AM  
Blogger Luma Rosa said...

Os blogues vieram para acabar com a ditadura da informação. Não tenho tido tempo para zapear. Gosto além dos que comentam e blogues amigos, sair sem rumo pela net. Os links que tenho no luz são de pessoas que apontam para o luz e quem faz o trabalho de atualização são os robôs da net. Eu não saberia linkar apenas alguns.
Pra mim, a net se divide entre antes e depois dos blogues! (rs*)
Beijus

9:44 AM  
Blogger Flávio said...

Boa divisão, Luma! Tem meu endosso amplo, pleno e irrestrito! :) Bjs, boa semana!

10:12 AM  
Blogger Jéssica said...

Cat, vim aqui hj só pra beijar e beijar mooooooooito.... sinta-se beijado nas bochechas...rs...
belo dia procê e seus leitores*.*
Beijossssssssssssssss

10:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

É isso aí, Flávio. Acho que dentro de pouco tempo, a internet vai começar a incomodar a grande mídia. Seria éxcelente. Abração!

3:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tem muitos blogs super interessantes,,,,MAS realmente o domingo e um dia pessimo no mundo todo em materia de criatividade...e ate os blogs desenvolvem essa doenca..rsrs

3:48 PM  
Blogger SACANITAS said...

:)
pois eh, e eu cada dia descubro textos melhores nos blogs! ;)
legal eh essa diversidade de assuntos. e poe diversidade nisso!
da ate pra imaginar um pouco da personalidade de quem escreve.
eh aprendizado, com certeza!

*vou ali pegar uma receita rs

beijocas
:*

4:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei seu post! Muito legal mesmo!!!
E obrigada por elogiar meu time! hehehe
Tentamos mas... não deu!
bjs

4:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

pois é e eu adoro eebater nos blogs!! adoro blogs!! heueheheuee adoro ler e comentar... e adoro ver ke leiam o meu e comentam tb... bjos
;***

5:23 PM  
Blogger Flávio said...

Jéss, tks. Acho que vai ser um ótimo dia, sim! :) Bjs

6:28 PM  
Blogger Flávio said...

Marconi, eu realmente acredito que, num futuro muito próximo, os blogs serão uma das mais importantes fontes de informação e lazer... além, é claro, da nossa tribuna livre! :) Abração

6:30 PM  
Blogger Flávio said...

Cilene, será? Talvez. Afinal, domingo é o dia da preguiça, né? :)

6:31 PM  
Blogger Flávio said...

sacanitas, por falar em blogs bons... gostei do seu, viu? ;) Bjs

6:32 PM  
Blogger Flávio said...

Karen, não fica triste. Como eu disse, foi um jogão! ;) Bjs

6:33 PM  
Blogger Flávio said...

Bruna, continua deixando ele legal.. que eu continuo comentando! ;) Bjs

6:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Falou e disse...

Por isso sempre tenho muito carinho qdo posto alguma coisa...

Sou responsavel por te-lo cativado... então.....

Beijo.

8:59 PM  
Blogger Flávio said...

Clara, pois é, já dizia o Saint-Exupery... :) Bjs

10:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Senhor Frávio, certamente nosso símio e analfabético site não faz parte daqueles mencionados em vosso texto - mas nem por isso lhe deixo de agradecer, tanto pelos que V. Exa. tem indicado quanto pela sua própria página, a cada dia mais brilhante. Um grande abraço.

2:56 PM  
Blogger Flávio said...

Dom Paulo, eu é que agradeço pela honrosa visita. Em matéria de brilhante, sou mais o nosso Mundo Símio! Abração

7:43 PM  

Postar um comentário

<< Home