10.05.2006

POR FAVOR, SEM CENSURA NOS BLOGS!


Em post recente no seu (inteligente) blog, a Olhos de mel se declara admiradora do Lula, elogia o governo e confessa que já não agüenta mais todo mundo falando mal dele.

Nos comentários, o Dono do Bar (e de outro blog, que também considero de alto nível), apóia essa posição, e faz notar que muitos blogs vêm atacando o Lula, sem se importar se todos concordam com isso.

Vindo de dois blogueiros que respeito, esta atitude sensata e educada, ao colocar as suas opiniões, me fez atentar, mais uma vez, para um ponto importante.

É público e notório que não morro de amores pelo Lula e pelo PT; justamente porque acreditei muito neles e hoje me considero traído. Também é público e notório que não acredito numa boa administração do Alckmin. Como bem colocou o ótimo Marconi, no outro jardim também não há muitas flores cheirosas.


Nesta eleição, ganhe quem ganhar, estamos ferrados; esta é minha opinião. E tenho direito a ela. Como eles têm direito à opinião deles, é lógico! Mas não vou falar de política, hoje; o meu ponto é a liberdade de expressão.

Já disse, aqui, que vejo o blog como uma espécie de jornalismo do futuro; com as vantagens de ser mais rápido, interativo e sem censura. Acho que nós, os blogueiros de hoje, somos responsáveis pelo que vai acontecer com este novo veículo de comunicação.

Acho, também, que fazemos parte de uma elite sócio/cultural/econômica. Temos PCs, acesso à Internet, interesse no mundo que nos cerca e conhecimentos para discutir diversos assuntos. Não me julguem elitista, mas não consigo imaginar um desculturado escrevendo um blog; nem sequer lendo um, aliás.

Escrevemos, porque temos algo a dizer. Somos pessoas inteligentes, de idéias formadas. No post que originou este, a Olhos de Mel deixa bem claro que “Ninguém faz a minha cabeça.”. Nesta frase, ela sintetiza tudo; é difícil fazer a cabeça de algum de nós.



Não podemos ter todos a mesma opinião. E acho que externar uma opinião não é ofender quem pensa diferente, nem tentar impô-la; é colocar na mesa as próprias idéias, para que sejam debatidas. Muitas vezes, é um simples desabafo de quem escreveu.

Por outro lado, conhecer opiniões diversas, sobre qualquer assunto, nos dá uma visão melhor dele. Embora opiniões semelhantes à nossa sejam bem mais agradáveis, é com as discordantes que mais aprendemos; desde, é claro, que tenhamos o bom senso de ouví-las e pensar um pouco sobre elas.

Não é uma questão de orgulho, de estarmos “certos” ou “errados”; nem de mudar a nossa opinião. Apenas de aceitar ouvir outra, com respeito, para que possamos ver o assunto por outro ângulo e talvez aprender mais sobre ele, para avaliá-lo melhor.

É este o ponto de que quero falar. O blog é um fórum, onde colocamos as nossas opiniões, para que sejam avaliadas; mas, se temos este direito, temos também a obrigação de avaliar as opiniões que recebemos. Sem as agressões que surgem de vaidades feridas.

De certa forma, está nascendo uma censura nos blogs. Censura que se manifesta por algumas reações grosseiras, violentas, diante de opiniões divergentes. Sabem aquela pessoa que fica sem argumentos e berra, numa discussão real? Tem gente que quer ganhar “no grito”, também, um debate no campo virtual.

Já aconteceu comigo: colhi observações grosseiras, por ter dado educadamente minha opinião. Abandonei a discussão e o blog (do qual, aliás, gostava), porque pra mim já não valia a pena: o debate civilizado esclarece, mas a discussão grosseira só faz aflorar o pior das pessoas. Gosto de debater, mas odeio discutir. Para discordar, não é preciso ofender. Quem ofende não tem argumentos, nem idéias, e assim nada pode acrescentar.

Tenho dito, várias vezes, que a melhor parte do Opiniaum são os comentários; isto é o que acho, mesmo. Faço questão de que, aqui, todos possam dizer o que pensam, sem agressões ou ofensas. Somos esclarecidos; por isto, a convivência nos esclarece ainda mais. Crescemos juntos, ao trocar opiniões.

Este é o ponto; o mundo virtual precisa ser alertado para isto. Opiniões discordantes não são ofensas pessoais; são apenas idéias diferentes. Nós, que tanto defendemos o direito de livre expressão, precisamos assegurar a todos esse direito. A diversidade de idéias é necessária ao nosso progresso.

Acreditem: somos responsáveis pelo futuro dos blogs, na área da comunicação. Precisamos estar atentos, alertar quantos pudermos, para que esta censura não consiga invadir o mundo dos blogs. Vamos trocar idéias, jamais agressões.

Ou estaremos limitando a tribuna que nós mesmos estamos criando...

VOCÊ QUER OS LIVROS? VEJA NO UPGRADE DO POST ANTERIOR

47 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E triste censura..e triste ainda mais agressoes...jA fui massacrada, humilhada publicamente por brasileirs que moram na Noruega porque eles nao aceitam que faca me blog como faco..com verdades...eles querem que eu diga que tudo e perfeito...o sol e lindo e a nve e branca...ai nao dar pra mim...pensar diferente faz parte do mundo e a gente tem que respeitar...quanto ao Lula e uma grande decepcao...infelizmente

1:21 AM  
Blogger Unknown said...

Flávio também penso como voc~e em relação as eleições. Se ficar o bicho pega se correr o bicho come :)

Mas quanto a liberdade de expressão, também sou totalmente a favor dela :)

6:34 AM  
Blogger D.E.S.A.S.S.I.S.T.I.D.A.S said...

Oi Flávio, mto valiosa e importante a sua colocação. Acima de tudo, nós blogueiros devemos nos respeitar e saber que cada blog expressa a opinião quase que individual de seus redatores.
Dias atrás estávamos falando sobre as revistas de circulação nacional, fomos questionadas sobre um possível processo das editoras das mesmas, será que isso pode acontecer. Não vivemos em um país com liberdade de expressão...
Bem considerações a parte, parabéns pelo post.
Abraços,
THA

11:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio,
Deixa espernear. Falar é uma necessidade e um direito. E não deixe de criticar os que esperneiam (ou esperneam? - vou trazer para o escritório o meu breviário de conjugação do MEC FINAME, o brexeréli tupiniquim). Expressar opiniões exaltadas ou incorretas é, para pessoas com algum senso, uma oportunidade de ser corrigida e reorientar sua linha de pensamento.
Agora, o que importa: como foram os seus clientes nas eleições?

12:08 PM  
Blogger Lúcia Laborda said...

Ufa! Hoje foi complicado! Chegar até aqui foi uma luta. Toda hora estava fora do ar. Mas a questão principal: Obrigada pela citação e de certa forma pelo apoio. Agora pude enfim, ler o texto sem cortes e interruções do site.
Suas colocações foram perfeitas. Gosto de ouvir opiniões diferentes, até pra me ajudar na formação da minha. O debate nos leva a um crescimento e fortalecimento dos nossos conceitos. E que bom temos esse meio de comunicação tão direto, tão prático, não? Lembrei de algo que li no Hassan, que diz assim: “A razão não necessita gritar, para se fazer ouvir”. Esta frase sintetiza tudo que gostaria de dizer. Como precisamos também, do silêncio para ouvir a voz da razão, antes que o lampejo da insegurança e da vaidade, nos tire a visão da verdade. Excelente texto!.
Bjs.

3:33 PM  
Blogger Claudio said...

Flávio, seu texto é perfeito. Pior que o Lulalelé e o Chuchu juntos é a censura, seja ela qual for.

Devemos emitir nossas opiniões nos nossos blogs e comentários, mas lembrando de respeitar a opinião contrária e lembrar que ninguém tem a razão.

Parabéns pelo equilíbrio.

abração

3:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

esse post foi dedicado à Serena e afins!!!!

4:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio,
Parabéns!!!!
Isso é a demosntração do exercício democratico do "expressar", com educação e respeito à opiniões. A Blogosfera ainda está imatura, assim como nós ainda somos jovens no exercício da democracia. Tenho certeza de que apesar de um pouco triste com algumas reações que vejo, ainda assistirei ao amadurecimento de ambos.
Um grande abraço amigão.

4:35 PM  
Blogger Flávio said...

Cilene, pois é... e, se não fosse por sua coragem e insistência, a gente não teria uma visão mais real da Noruega! Este é justamente o ponto, entende? :)

5:06 PM  
Blogger Flávio said...

Márcia, é bom saber que estamos de acordo no ponto das eleições. :)

E no outro também! :)

5:08 PM  
Blogger Flávio said...

Brigado, THA. Eu realmente acho importante mantermos a liberdade de expressão que temos aqui na blogosfera... e que, aliás, já está ameaçada por fatores externos, como naquele caso do Sarney. Precisamos nos unir, para mantê-la. Abração

5:11 PM  
Blogger Flávio said...

Douto K.Mello, deixe-me ressaltar que a sua falta é bastante sentida neste humilde blog. No mais, eu continuarei escrevendo "esperneiam" e dando minhas opiniões, enquanto vcs tiverem a bondade de lê-las. Ah! Qto aos candidatos, de 4 elegemos dois; razoável, se considerarmos que nenhum deles era do PT e estamos no Nordeste. Bom vê-lo por aqui!

5:16 PM  
Blogger Dono do Bar said...

Xará! Gostei tanto do teu post que acabei fazendo um sobre o mesmo tema. Liberdade de expressão é uma coisa, desrespeito é outra!

Uma Grande abraço!

DB. (F.)

5:17 PM  
Blogger Flávio said...

Olhos doces, a citação não é gentileza minha; é mérito da qualidade do seu blog. No mais, tirando a parte política, estamos totalmente de acordo; também acho muito boa essa frase do Hassan, se me permitem o comercial. :) Bjs

5:22 PM  
Blogger Flávio said...

Cláudio, pior que essa mistura é indigesta, mesmo. Deve ser por isto que, nem aqui na Bahia, se cozinha lula com chuchu. :) Brincadeira à parte, acho mesmo que devemos defender nossas verdades e respeitar as alheias; todas fazem parte de uma Verdade maior. Mas vamos conseguir isto, sim. Abração e brigadão pelo apoio! :)

5:27 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, mano, tou começando a achar que tu tá é a fim da Serena, viu? Notei que ela já se mudou pro Chinfra... :)

5:28 PM  
Blogger Flávio said...

Júnior, brigado, amigão. E vc tem razão: a blogosfera ainda está no começo; por isto mesmo, a nossa atuação agora será muito importante para o futuro dos blogs. Se nos desunirmos, com certeza a mordaça virá! :( Aguardo seu e-mail com o endereço, viu? Não demore, é por ordem de chegada! :) Abraço grande

5:32 PM  
Blogger Flávio said...

DB, prazer em receber você por aqui e daqui a pouco vou lá, ver o teu post; sempre passo lá, pra beber uma geladinha; ou quente, conforme o tema! :) Abraço grande

5:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio, em primeiro lugar, muito obrigado pela citação e pelo elogio. Depois, te digo que o teu artigo não poderia ser mais lúcido. Talvez essa falta de postura nos argumentos, de ambas as partes, se deva, um pouco, ao fato de nossa democracia ser muito recente. O desprezo pelas opiniões dos outros, o achincalhe são, por outro lado, atitudes de gente que, apesar de pertencer a classes privilegiadas, não adotam em suas vidas a boa educação. Já vi mais de uma vez, sujeitos atirarem lixo na rua através da janela de seus lindos carros importados. Por fim, creio que há entre os bloguiros, sim, muita desinformação, além de forte preconceito social. Há gente que vê a presidência do Lula, para ficar num exemplo, com o mesmo asco com que vê gente do subúrbio fazendo churrasco na praia. Enfim, as variáveis são muitas, mas a luta por um debate honesto, sem dúvida, é o caminho a seguir. Estou do teu lado. Grande abraço e obrigado mais uma vez.

7:57 PM  
Blogger Flávio said...

Caramba, Marconi! Vc é tão bom falando sério, como fazendo humor! Parabéns... e continuemos no trabalho pela democracia, ao menos na nossa blogosfera! Abração.

8:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não senhor, pode tratar de pegar tua troll fêmea de volta!!!

9:10 PM  
Blogger Flávio said...

Peraí, Serbon: tu é meu mano de fé, tudo bem. Mas canta, canta... e da hora do "vamo vê", quer passar pra frente? Tô fora! É com você, Paulinho, Roberto Carlos e as baleias!... ;)

9:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu blog por ser um estilo light sem abordar assuntos polêmicos me coloca em posição cômoda, sem ataques.
Mas não aceito baixaria e censuras, nem real e muito menos virtual, cada um tem direito de ter sua opinião e ser respeitado por isso.
Sempre fui PT e principalmente Lula, andei de bandeira, panfletei, me vesti de vermelho e chorei com ele no pódio, hoje estou decepcionada, descrente e me acho burra pois não sei em quem votar no segundo turno, Alckimin me remete a FHC e não o quero de volta, Lula tá nisso aí, tô num mato sem cachorro e ferrada como todo o povo brasileiro que não satisfeito trás Collor, Maluf, os mensaleiros e de quebra Clodovil pra enfeitar, pode?
Bem, adorei seu texto e concordo absolutamente.
linda noite querido
beijossssssss
*recebeu meu e-mail?

11:57 PM  
Blogger Flávio said...

Clarinha, é por aí. Tb me sintoà vontade para falar, porque não acredito em nenhum dos dois... infelizmente, porque gostaria de acreditar em ambos; de tentar escolher o menos, não o menos pior. Mas, tudo bem: enquanto tivermos a liberdade e o bom senso de falar com respeito e a inteligência e humildade de ouvir, sem nos ofendermos, haverá uma esperança. :) Recebi,sim; pra semana, tou mandando os livros. Tks, bjs

12:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho assim, se vc gosta desse ou daquele politico vc tem todo o direito de falar bem, agora se eu não gosto não sou obrigada a concordar com vc, certo?
E pelo que tenho visto por ai, quem responde ou discute gritando é justamente aqueles que querem defender o Lula, já quem ataca o Lula usam de argumentos, usam exemplos que está todo dia ai nos jornais.
Pior cego é aquele que não quer enchergar e ainda por cima quer enfiar o dedo nos olhos de quem vê.
Existem pessoas também que jamais admitem que erraram, ai ficam o pé na mesma opnião só para não dizer que fez caca, ainda bem não é o seu caso hehehe
bjs

12:49 AM  
Blogger Flavia said...

Ahh deixa só eu ajeitar a bagunça que ficou meu micro e te ajudo sim no problema do seu blog

bjs

12:51 AM  
Blogger Flávio said...

Xará, como marketeiro político, eu ajudo a fazer caca toda eleição... pelo menos,é remunerada! :) ah! Vou te cobrar essa promessa da ajuda, viu? Bjs

1:12 AM  
Blogger Jéssica said...

um beijo estaladinho*.*

1:48 AM  
Blogger Flávio said...

Jéss, tks. Ah! Gostei do novo visual, viu? P&B é um charme ;)

2:04 AM  
Blogger Lúcia Laborda said...

Passando pra desejar bom fim de semana.
Bjs.

10:47 AM  
Blogger Flávio said...

Olhos doces, tks... tb tou fazendo isso! :) Bjs

11:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Vc está coberto de razão.Acontece que, não sei se vc está sabendo,que existe uma pessoa usando o link de terceiros para colocar grosserias nos blogues.Os blogueiros que eu vou nenhum é capaz de ofender por uma opinião contrária .Sempre discordam de mim com firmesa mas educação.No meu blogue qd aparece uma discordância grosseira é o tal clone.Precisamos ficar atentos à este detalhe importante para não cometermos injustiças.

11:57 AM  
Blogger Flávio said...

Magui, tks pela dica; eu não sabia, realmente, e é importante. Então quer dizer que não tem clone só de proveta... tb tem esse clone filho da puta! :)
(desculpem-me... não resisti!)

12:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tem uma coisa importante que às vezes as pessoas se esquecem!

Se não gostou, sinta-se a vontade pra não voltar mais e pronto!

Na verdade, tbem não gosto de discussões e termos ofensivos e grosseiros. Isso me faz mal.

Apóio totalmente as suas palavras e tenha certeza de que ela será de grande valia pra muita gente!

Parabéns e otimo fds.

4:31 PM  
Blogger Flávio said...

Clara, vc está 100% certa; e esta é sempre a minha opção pessoal; se não gosto, desapareço! A gente já tem tantos problemas na vida, pra ainda ficar se chateando com coisas que pode evitar! Bjs, lindo fds :)

6:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Noite linda e feliz domingo,
beijosssssssss

7:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lendo sua resposta ao meu coment, fiquei feliz..

Já que vc não sumiu do meu blog, significa que vc gosta de estar lá...oba... rs...

Um grande beijo e uma ótima semana.

5:42 PM  
Blogger Flávio said...

Clarinha, tks... idem! :) Bjs

1:20 AM  
Blogger Flávio said...

Clara, vc tinha alguma dúvida disto? :) Bjs, boa semana!

1:21 AM  
Blogger Mago said...

Olha só! Concordo com o qu evocê falou sobre as opniões diferentes e o modo de como as pessoas encaram elas, eu vou dizer uma coisa, não sou a favor do que vem acontecendo no partido do PT mas acho de certa forma injusta e infundada um monte de acusações que estão fazendo ao Presidente, discordo quando dizemq ue só votam nele os analfabetos e iletrados sem cultura, que não entendemo que se passa no país. Misto é um grande pre-conceito, pois sou uma pessoa que está aqui comentando e é totalmente letrada e com cultura -se é que as pessoas que dizem que analfabetos são sem cultura, acredito mesmo que quem diz isso não sabe o que significa a palavra cultura. Mas como eu ia dizendo opniões diferente nos fortalecem e devem ser marcos para análises e não ofensas. COncordo que o govcerno Lula não ofereceu muita coisa, mas o Alckimim não é muito diferente, acho que precisamos mesmo é melhorar as coisas e espero que isso aconteça vença quem vencer, Um grande abraço do Mago e gostei do Blogue!

3:03 PM  
Blogger Flávio said...

Mago, obrigado por sua opinião sobre o blog e por participar do debate; este é o nosso objetivo, sempre. E vc tá certo, sim... vamos esperar que a coisa melhore, ganhe quem ganhar! Precisamos de menos discurso e mais trabalho! Abração!

6:28 PM  
Blogger Tina said...

Oi Flávio!

Parabéns, excelente colocação. Realmente, só depende da gente e em se tendo /aplicando "boas maneiras", todo mundo sai ganhando.

Gostei do blog, voltarei. Cheguei aqui pelo link da Luma.

beijo,

6:56 PM  
Blogger Laura_Diz said...

Concordo plenamente com vc. Somos privilegiados, temos um espaço fantástico para colocar nossas idéias e precisamos aceitar as diferenças. Se alguém se incomoda, se irrita, basta cair fora, não precisa agredir, não precisa nem voltar, não é? eu não volto onde não encontro sintonia.
Um abraço e estamos sintonizados neste texto, Laura

7:08 PM  
Blogger Flávio said...

Tina, obrigado; volte mesmo. Use a nossa tribuna, sempre. Bom saber que nossas opiniões coincidem! :) Bjs

8:18 PM  
Blogger Flávio said...

Laura, é por aí. Disponha sempre deste espaço, viu? E obrigado: pela visita e pela sintonia. :) Abraço grande

8:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio:
Como você muito bem colocou, o debate faz parte da democracia. E a sua essência é a aceitação da existência de pontos de vista conttrários ao nossos.
Como você sou um eleitor desiludido do Lula. Reconheço o que o Governo dele fez, mas não posso aprovar uma série de comportamentos tomados por seus auxiliares. Ele pode até dizer que não sabia, mas foi quem os escolheu. No meu entender, isso o torna responsável.
Quando à censura, me parece que há um certo espírito stalinista em alguns dos apoiadores do Lula e do PT, o que os leva a buscar uma unanimidade que, como dizia Nelson Rodrigues, é sempre burra.

12:25 PM  
Blogger Flávio said...

Lino, concordo com vc, com a sua maneira de ver a situação e, claro, com o Nélson. Só não vamos dizer que fomos unânimes...:)

7:26 PM  

Postar um comentário

<< Home