9.13.2006

MAIS ELEIÇÃO


De novo em Porto Seguro. E parece que a xará estava certa; a chuva parou, embora agora à noite esteja fazendo um pouco de frio. Nada parecido com aquele clima horrível da semana passada.

Trabalhando com política. E lembrando que o homem que fala em educação só tem 1% das intenções de voto; enquanto isto, a Heloísa que agride tem 10%... e o Lula Bolsa Família tem 51%. Isto é um retrato vivo do Brasil.

Não sei se é verdade, mas ouvi gente comentando que cerca de 55 milhões de pessoas recebem o Bolsa Família. Se for verdade, é quase um terço da população brasileira. E aí o programa já deixa de ser uma boa, por estimular a malandragem.

Isto, aliás, me faz lembrar um verso de Luís Gonzaga: “A esmola, quando é dada/ A um homem que é são/ Ou lhe mata de vergonha/ Ou vicia o cidadão”. É por aí. Ou, ao menos, deveria ser. O governo deveria dar empregos, não esmolas; deveria dar um ensino público digno, não quotas racistas e irresponsáveis.

Como naquela fábula chinesa: não dar o peixe, mas ensinar a pescar. Porque a fome não dá só em um dia. Porque ninguém pode viver dignamente de esmolas. Porque as quotas não resolvem o problema da educação, mas o agravam. Porque tudo isto vicia, não constrói.

Vejo anunciados, agora, novos programas habitacionais. Época de eleição é uma beleza, uma caça aos eleitores, uma homenagem aos pobres. Uma verdadeira farra do boi... só que os bois somos nós, que no final vamos pagar a conta.

Vamos eleger a Bolsa Família, não a educação; a esmola, não o trabalho; as quotas, não o ensino. Vamos legitimar o mensalão, o surubão, as sanguessugas das ambulâncias. Vamos fazer de conta que o Lula, realmente não sabia de nada; nem mesmo do que deveria saber, como chefe da quadrilha... perdão, do governo.


Vamos, de novo, cair nas promessas mirabolantes e levar o ferro bem real, no day after das campanhas. Eu já vi este filme outras vezes. E a melhor trilha sonora para ele é aquela música, se não engano, do Moraes Moreira: “... lá vem o Brasil, descendo a ladeira”.

Vamos nessa. A descida continua.


A ilustração, mais uma vez, peguei da Internet. E, desta vez, não lembro onde.

40 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pois é Flávio... Aí você já disse tudo. Só tenho medo dessa descida, porque o buraco é bem mais embaixo e todos nós vamos juntos.

2:11 AM  
Blogger Claudio said...

E isso vira um ciclo vicioso.... e a ladeira está cada vez menor, ou seja, daqui a pouco chegamos no buraco que está lá o fim.

Como disse no JCF, a luz no fim do tunel era um sapo barbudo vindo em uma moto na contramão.

abração

6:01 AM  
Blogger Flávio said...

Pois é, anônimo: todos nós... que votamos! ;)

9:09 AM  
Blogger Flávio said...

Excelente definição, Cláudio! E agora estamos entre o sapo barbudo e o chuchu careca! :( Gde abraço

9:11 AM  
Anonymous cilene said...

nao tem jeito mesmo....mas acho que o bolsa familia ate deve existir , mas as pessoas tem que fazer por merecer

9:53 AM  
Blogger Hera said...

Não entendo porque o Lula se vangloria tanto da falta de estudo! Diz que não teve oportunidade de estudar, mas também não cria essas mesmas oportunidades para os que hoje não posssuem. É como eu li por aí (já nem lembro aonde): o povo brasileiro deveria parar de se contentanr somente com espelhinhos. Isso, nem os índios querem mais. Beijos

10:19 AM  
Blogger luma said...

Tenho esse Lullinha como macaquinho no luz! Já viu?

Tem deputado recebendo bolsa família de 100 famílias. Se acha que tudo isso vai pro povo?? Mais uma maneira de desvio de dinheiro.

Você acha que ela é distruída direito?

Beijus

1:13 PM  
Blogger ajornalistabh said...

oi flávio...
então, mas vc acha mesmo que os pobres estão querendo emprego? parece que eles se acomodaram com essa situação miséravel de receber a tal da bolsa família e sobreviver assim... Porque eu acho sinceramente que eles não vivam dignamente, creio que eles sobrevivem....
mas enfim, se grande maioria do eleitorado é composta de classe ignorante, e eles querem um presidente tão ignorante quanto eles, essa é a democarcia.... infelizmente!!!

1:25 PM  
Anonymous Sbub said...

Flavio, devo dizer que meu primeiro anticadidato é o que fala em educação. Por que, embora ele fale e fale bonito, como governador o pior aspecto da administracao foi a educacao. votei nele para senador e votaria novamente. mas para administrar o pais, francamente...concordo que as opcoes que restam sao ruins tambem.

2:15 PM  
Anonymous Sbub said...

Em tempo, a idéia não é usar seu ótimo blog para fazer campanha contra ou a favor. Só me dei o direito porque ele chama "opiniaum".

2:21 PM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Meu querido
as bolsas familia e escola são mais uma forma de desviar minguados trocados que somados formam vultuosas quantias pra esses canalhas do governo, o povo se contenta com pouco e cada uma recebida é um a menos que trabalha, povo gosta e se vicia em boa vida[nem tão boa né?] botequinho, caninha, pãozinho e assim vivem nesse mais ou menos...o povo é o maior culpado de Brasil descer essa ladeira e nós estaremos de braços abertos esperando lá embaixo e seremos soterrados por toda essa M***
:(
lindo dia
beijossssssssssss

3:20 PM  
Anonymous Clara said...

Eu não tenho palavras pra comentar esse post seu, pq misturam dentro de mim....indignação e angústia, por isso prefiro calar-me!

Mas deixar-te, um super beijo....

3:25 PM  
Anonymous junior said...

Flávio meu querido,
Você disse tudo, quase um desabafo, diz aí. Eu sempre tive pra mim que o brasileiro médio é vagabundo nato. Temos exceções, claro, mas via de regra, quanto menos precisar se mexer, melhor. Vi também uma pesquisa que mostra uma coisa estupida, quase 80% dos brasileiros se consideram felizes. Isso lhe diz algo?

3:50 PM  
Blogger Flávio said...

Cilene, é isto que eu acho. É sempre melhor dar trabalho do que dar esmola!

3:57 PM  
Blogger Flávio said...

Hera, este aliás é um ponto interesante: ele diz que não teve oportunidade de estudar. Será? Por que não estudou, em todos os anos que passou sem cargo eletivo, só como presidente do PT? Faltou oportunidade, ou vontade? ;)

4:00 PM  
Blogger Flávio said...

Ricardinha, este é um dos problemas: como dizia o Luís Gonzaga, a esmola vicia! Aí mora o perigo dos programas de esmolas e das cotas racistas, entende? Achatam ainda mais a dignidade... :(

4:06 PM  
Blogger Flávio said...

Sbub, se não me engano vc mora em Brasília... assim, quem sou eu pra discutir com vc o Buarque como executivo? Com certeza, vc sabe muito mais do assunto do que eu, né? ;) Mas que a educação é o nosso único caminho, isso eu continuo achando! Só não adianta falar e não fazer...

4:09 PM  
Blogger Flávio said...

Ah, também em tempo: essa é exatamente a idéia do blog! Sinta-se sempre à vontade, mesmo pq são as opiniõs de vcs que fazem o Opiniaum! :) Abração.

4:11 PM  
Blogger Flávio said...

Clarinha, bela síntese... embora a situação seja feia! Vejo que vc não depende das imagens, pra resumir... :) Bjs

4:15 PM  
Blogger Flávio said...

Luma, será que foi do Luz que peguei?! Como eu disse, nem lembro! :) Qt à distribuição do Bolsa Escola... aí a culpa já nem é tanto do Lulanta; é mais um resultado da desonestidade dos nossos políticos! :( Bjs

4:16 PM  
Blogger Flávio said...

Clara, quem dera que esa indignação e angústia se misturassem em cada eleitor... assim, talvez a gente se livrasse dessa corja! :( Bjs

4:18 PM  
Blogger Flávio said...

júnior, vc andava sumido... mas sei que foi por uma ótima causa! Li no Frigideira. :) Qt ao resultado da pesquisa que vc mencionou,eu escrevi uma vez que no mundo só existem dois tipos de pessoas felizes: as crianças e os loucos!... :) Abraço grande.

4:20 PM  
Anonymous Lourdinha said...

É triste ver a apologia à vadiagem, à preguiça...
Não acredito em programa que não ensina...
Não acredito em quem se vangloria de não ter estudado, por pura preguiça, já que passou 13 anos só sendo candidato a cada 4 anos, além de todos os anos que ficou no sindicato com as benesses de sindicalista...
Não acredito em quem se vangloria de ser o mais honesto, o mais direito, o mais isso, o mais aquilo!!!!
De tudo... só não entendo uma coisa: ninguém gosta, ninguém vota... e o cara tem 51% de intenção de votos!!!!

5:00 PM  
Anonymous Blogue da Magui said...

O molusco está usando a máquina adminsitrativa e soltando verbas aos montões apra se reeleger.A proposta de reeleição é boa mas qd o candidato à reeleição é desonesto vira isso aí.Agora saiu uma denúncia de uso da máquina pública para distribuição de cartilha em nome do PT.Um dia a casa cai.Qt ao candidato da educação estar perdendo é pq ele é péssimo.Uma das coisas foi que ele disse que vai federalizar o ensino fundamental.Ora , isso é um escândalo.Depois ele disse que vai criar o ministério da Segurança Pública com força militar para invadir os estados.Credo... nem conhece a Constituição Federal.

10:41 PM  
Blogger Flávio said...

Lourdinha, é por aí; vc falou várias coisas que eu tb penso. Mas pode estar certa de que os 51% dele não estão na nossa (lascada) classe média!

11:33 PM  
Blogger Nobre Dama said...

Eu temo pelos próximos 4 anos se as "profecias" se cumprirem...

A chuva parou? Melhor assim, né?!?!?

Bjinhos, t linkei por lá, viu?!?!?

11:39 PM  
Blogger Flávio said...

Magui, com certeza! A verba está sendo usada com descaramento e sem preocupações; como, aliás, já se previa. E, eu confesso, não sei muito sobre o Buarque: este ano, tou meio sem paciencia pra acompanhar uma campanha já perdida... :(

11:41 PM  
Blogger Flávio said...

Pam, eu também. E o pior é que não vejo jeito de ser diferente, viu? Mas vamos torcer... espero estar errado! Brigado pela linkada, viu? Bjs

12:21 AM  
Blogger Nobre Dama said...

A figura de Lula homenageando ow 3 macaquinhos é muito boa!

Bjinhos

1:59 AM  
Blogger Nobre Dama said...

Vai dormir moço... bjinhos cariocas com sono!

Eu tô indo....

Hunf!

2:01 AM  
Anonymous A Outra said...

Essa realidade tá difícil de digerir!
Ótimo post!
Bjos!

2:07 AM  
Blogger Flávio said...

Pam, já fui... e já voltei! :) Bjs

8:54 AM  
Blogger Flávio said...

A Outra, tá mesmo. E ainda vem com um sapo barbudo de bônus... ;)

8:54 AM  
Anonymous Clara said...

Vim deixar um beijo pra vc...

3:30 PM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Dia lindo de sol, oba!!!
beijossssssssssss

5:09 PM  
Anonymous marconi leal said...

De fato é impressionante a pontuação do Cristóvam, Flávio. É um retrato perfeito do Brasil. E tem gente que ainda diz que ele é um candidato de discurso único. E qual outro discurso mais importante haveria?

7:57 PM  
Blogger Flávio said...

Marconi, este é o ponto.Qd o Brasil entenderá o valor da educação?! Qd não mais nos deixaremos iludir por bolsas, quotas e outras esmolas prejudiciais?

8:24 PM  
Blogger Flávio said...

Clara e Clarinha, tks! :)

8:27 PM  
Anonymous Sbub said...

Pois é, Flávio. Concordamos com isso então. O fato é que eu vi acontecer a "revolução da educação" em Brasília. Diretoras entrando em salas de aula da primeira série e dizendo "Quem tem 9 anos, vai pra sala da tia marluce". Os meninos pegavam a mochila e iam. Minha mãe era professora da terceira série na época. Na metade do ano finalmente descobriu porque uma menina muito inteligente estava tendo dificuldades: ela só tinha oito anos, mas quando entraram na sala e deram o aviso, ela achou uma boa oportunidade de estudar com a minha mãe. Tudo bem uma criança de oito anos pensar isso, mas quem deixou ela tomar a decisão? Quem disse que passar um menino de 9 anos da primeira para terceira série é uma coisa boa para educação?

2:25 PM  
Blogger Flávio said...

Boas perguntas, Sbub! Que, aliás, nos remetem a outra: por que tanto descaso com a educação, no Brasil?

5:01 PM  

Postar um comentário

<< Home