DE IDÉIAS, OPINIÕES E FORMAS DE EXPRESSÃO
Eu não sou um blogueiro de longo curso. O Opiniaum ainda vai completar um ano no próximo dia 4 de outubro. Se Deus quiser e os stents agüentarem até lá.
É claro que gosto de blogar, ou não continuaria. Acho que o blog é uma espécie de fórum, onde você coloca a sua opinião e troca idéias sobre ela, através dos comentários; com a vantagem de que só permite a participação de pessoas, no mínimo, alfabetizadas.
Assim, podemos alargar os nossos horizontes. Escrevendo e freqüentando outros blogs, tenho conhecido pessoas interessantes; que, provavelmente, jamais terei a oportunidade de encontrar ao vivo, mas já considero como amigos. Esta, para mim, é a grande vantagem do blog.
Claro, nem sempre as opiniões coincidem. Tenho mantido alguns debates como, por exemplo, com a Vanessa, o Serbon e a Leila; aqui no Opiniaum, ou nos blogs deles. Sem prejuízo do mando de campo, debates educados, em que cada um expõe as suas idéias e analisa as do outro; como deve ser um debate. Isto, acredito, amplia as nossas idéias e reforça a sensação de respeito e amizade mútuos.
Infelizmente, nem todos pensam assim. Há pessoas que encaram uma opinião discordante como uma ofensa pessoal. Que tentam vencer um debate, na blogosfera, xingando e ofendendo; sem apresentar qualquer argumento, apenas querendo impor "no grito" a sua opinião. Como, provavelmente, fazem no mundo real.
Lá, talvez funcione; aqui, com certeza, não. Na Internet não há gritos. Este tipo de atitude apenas demonstra a educação (ou falta de) de quem a adota, a sua falta de argumentos lógicos. A razão não necessita gritar, para se fazer ouvir.
É lógico que não vamos mudar o mundo publicando blogs; nem discutindo entre amigos, em mesas de bar. Entretanto, ao trazermos novos argumentos, lançamos mais luz sobre o assunto; podemos complementar ou até mesmo alterar opiniões. E são as opiniões que fazem o mundo mudar.
O blog é o informativo mais interativo que conheço. Somos formadores de opiniões; para isto, todavia, precisamos ter o direito de expor (educadamente) o que pensamos e ouvir as idéias alheias. Com atenção e com respeito.
Como dizia Voltaire: “Não concordo com o seu pensamento. Entretanto, defenderei até à morte o seu direito de pensar dessa forma”. Não sei se a citação é literal e cabem as aspas; minha cultura não chega a tanto. Mas a idéia, com certeza, é essa.
Respeito às idéias alheias, coerência nas próprias e urbanidade no trato. Tanto no mundo real como no virtual, estas devem ser as bases da convivência.
E, aliás, da própria democracia.
27 Comments:
Flavião meu querido,
A "opinião" é um dos maiores bens que temos. Infelizmente muita gente não a tem, pode apostar que a maioria dos que se rebelam contra opiniões não tem nada a opinar, só querem bater, e batem em qualquer coisa, por falta de opinião. Quem me dera saber debater como você meu broder. Um abraço
Pior sao os blogues que vc vai e se na cobre de elogios o blogueiro aeste se ofende. Eu acho ate interessante os blogues onde , nos comentarios, existem varias ideias.Eu ja ate publquei comentarios que eu li em outros blogues.E ops qeu nao enteneem o que escreveu ? As vezes entendo pq uma pessoa nao passa em uma prova de interpretacao de texto.
Júnior, não sei se me saio bem, mas eu realmente gosto de um debate; desde que fundamentado, respeitoso e realmente interativo. Agora, acho que vc se sai muito bem no campo, viu? :) Abração.
Magui, tem isso tb, é? Sem cascata e sem falsa modéstia, aqui no Opiniaum o que eu acho mais interessantes são os comentários. Mas é bom saber que não só eu senti esse problema! :)
Júnior, esqueci de dizer, acho que vc resumiu muito bem a situação: quem grita ou ataca, é porque não tem opinião pra dar. Viu como os comentários são a melhor parte deste blog? :)
Flávio, eu não tenho blog, Mas visito alguns diariamente, (como o seu) e em alguns deixo um comentariozinho sobre o assunto exposto. Gosto dos que visito e os temas abordados são interessantes. Porém, tenho visto mesmo, alguns casos de falta de respeito e tolerância à opinião alheia. Absurdo! Até porque, não teria sentido se lançar um tema, onde as pessoas tivessem sempre que elogiar e concordar com tudo que foi dito. Pior, em alguns casos, (raros, graças a Deus), percebo claramente a irritação e as palavras grosseiras escritas como respostas. As pessoas parecem que estão sempre armadas, na defensiva, como se em qualquer momento fossem sofrer um ataque. "Muita calma nessa hora"! Essa violência interna agride, principalmente, a própria pessoa e desestabiliza qualquer relação.
A paz requer: consciência, paciência, perdão, respeito, compreensão, humildade, etc... valores esquecidos com o passar do tempo.
Desculpem, mas não poderia me calar diante dessa questão.
Penso que o mundo sairia ganhando, se os stents não aguentassem. Mas vaso ruim não quebra.
Professor, quero morrer seu amigo! rsrs
acho blogs uma revolucao na comunicacao,,,poderia ser uma evolucao tambem...mas o mundo virtual ainda tem muitos idiotas que agridem so porque o outro pensa diferente..um horror..o fim da picada
Anônimo, por aí. Talvez andemos tão estressados, que a violência já esteja chegando até ao campo virtual e as pessoas se sintam ameaçadas à toa. É uma idéia interessante.
Serena, querida, vc voltou? Mas é claro! Não poderia faltar nesta postagem, em que falo de malas e agressividade gratuita... :)
Flávio essa é uma das grandes razões pela qual eu admiro você. Você defende seu ponto de vista, sem ser grosseiro ou ofensivo para os que discordam de você.
Rappha, não é difícil... e vc vai em bom caminho! :)
Cilene, isto é exatamente o que eu penso dos blogs; de certa forma, o jornalismo e a tribuna livre do futuro, já engatinhando no presente. Pena que alguns acham mais fácil agredir do que argumentar. Infelizmente, este tipo de gente ainda existe no próprio jornalismo... :(
Márcia, admiração mútua, motivo recíproco. Isto sem falar no seu estilo direto, claro e divertido... :)
Gosto dessa sua forma de pensar.
Palpi, acho que é coerente. Quem tem uma opinião, deve ter argumentos que a apoiem; por outro lado, a gente não convence ninguém ofendendo. Só argumentando. :)
Serena andou atacando de novo, foi???
Serbon, e ela podia faltar num post sobre malas agressivos? Porém, creia, ela não é das piores! ;)
Flavio, o curioso é que nossa amiguinha sumiu durante uns tempos; e foi reaparecer justo neste.
ela deve se morder com a audiência do blog também: posts com 20 co0mentários pra cima...
Chupa, Serena!!!! ;-)
Pô, Serbon, vc não perde essa vontade de fazer certas coisas inconfessáveis com a Serena? ;)
eu sou apaixonada por encontrar blogs que me façam ter a vontade de ler e reler e ler denovo. Acho que é o momento de conhecer novas opiniões - como já foi dito. Conhecer novos mundos, etc e tal.
Eu gosto é disso. =)
Flavião Amigão, acho que eu te coloquei numa roubada, eu te etiquetei na Frigideira.
Cisssa, eu tb adoro ler; conhecer novas idéias e opiniões. Exatamente por isto, acho que devemos estar abertos para as opiniões alheias: é impossível que alguém (nós, inclusive!) esteja sempre certo. :) Parabéns, viu? Gostei do seu blog!
Júnior, vejamos o que se faz... vc merece! Acho que a parte pior vai ser descolar as "vítimas", mas tentaremos. :)
gostei muito desta noçao de blog, sem duvida que é possivel interagir com outras ideias e opinioes atraves do blog.
gostei muito*
continua
happ, só agora vi o seu comentário. Legal, tb, o seu blog. Volte sempre!
Postar um comentário
<< Home