10.02.2006

VAI DAR CHUCHU OU CHUCK LULA?

No que me diz respeito, a campanha eleitoral acabou. E, graças a Deus, sou marketeiro e não analista político; ou estaria doido, tentando entender o povo.

Senão, vejamos: o picolé de chuchu se tornou um verdadeiro alckminsta e com a Heloisa Helena de pedra filosofal, transformou chumbo em votos; vai para o segundo turno, com o antes todo-poderoso Lula! Incrível, não é?

Ainda pior foi aqui na Bahia: Paulo Souto, que tinha 58% das intenções de votos, perdeu a eleição, ainda no primeiro turno, para Jacques Wagner, a quem as pesquisas atribuíam minguados 13%. Sem trocadilho: Freud explica?

Aqui, de uma forma geral, ou se ama ou se odeia ACM. A exceção sou eu, que o vejo como um mal útil: não concordo com os seus métodos e princípios (ou falta de), mas acho que ele ajudou muito a Bahia. E fatalmente teria que passar; assim como o Maluf vai passar um dia, em São Paulo. Nada dura para sempre.

Dizem-me, então, os amigos anti-ACM, que a eleição de Wagner foi o grito do povo oprimido, que não aceita mais o jugo do carlismo, no caso representado por Paulo Souto; ao votar contra Souto, o povo teria rejeitado ACM. Uma boa explicação?

Seria; bem lógica. Mas há um detalhe interessante: o deputado federal mais votado na Bahia é ACM Neto, com mais de 430 mil votos; o segundo colocado é Fábio Souto (filho de Paulo Souto), com 297 mil votos. E aí... onde fica a lógica? Rejeitar o avô e o pai, e glorificar o neto e o filho? Absurdo, me parece.

Portanto, não acredito nessa morte anunciada do carlismo. Acredito mais na força do apoio de Lula, que subiu no palanque com Wagner e o chamou de irmão; afinal, Lula teve 66,65% dos votos baianos, contra a média de 48,61% no Brasil. Acho que o apoio de Lula elegeu Wagner.

E acho, também, que o povo da Bahia fez merda. ACM à parte, Paulo Souto foi um bom governador, já por dois mandatos. Jacques Wagner, no mínimo, é uma incógnita; elegê-lo, foi trocar o certo pelo duvidoso. Não acredito que ele venha a fazer um bom governo, até pela falta de experiência; já sabemos que o processo petista de adquirir experiência é oneroso para o povo. Tá aí o Lula, que não me deixa mentir!

Por falar nisto, aliás, agora é que o baiano precisa mesmo torcer pelo Lula; se o governo de Wagner ainda tem alguma chance com Lula presidente, o quadro será bem pior com o Alckmin. Podem apostar.

Acho que o Lula ainda ganha, embora tenha ficado mais difícil. Acredito que os votos do Buarque migrarão quase todos para o Alckmin, mas são apenas 2,64%; poucos para mudar o quadro. O fiel da balança está no eleitorado de Heloísa Helena; que, lembrem-se, deixou o partido quando este virou governo e começou a trair seus ideais. Irônico, não é?

O problema é que o Alckmin (leia-se FHC e similares) também representa tudo que a Heloísa odeia. Seria muito difícil para ela apoiar qualquer um dos dois; por isto, liberou os seus eleitores. A vantagem é do Lula; o Alckmin é que mais precisa dos votos, para reverter o quadro.

Vejamos no que vai dar. Estou satisfeito, porque o Lula não se elegeu no primeiro turno, o que viria referendar todas as merdas que ele e o partido fizeram. Talvez agora ele entenda que Chuck Norris só existe um... e não está na política brasileira.

Talvez ele readquira um pouco de humildade. Gostei muito de uma frase que li, hoje, não lembro onde: “Agora, o Lula precisa descer do pedestal e entrar no ringue”. É por aí.

Vamos nessa. E que Deus nos ajude!

32 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho que vai demorar um pouco, já que hoje ele avisou, em rede nacional, que vai demorar vinte e poucos dias pra ganhar a eleição. Ou seja, a lição não foi aprendida!
E a Heloisa ''liberou'' o eleitorado dela (embora curral só tenha em Campina Grande, que exigiu tropas federais)!!!!
Quando ao Wagner... esse sim, é a grande zebra!!!
E.. .mandando o filho de um e o neto do outro pra Brasilia, neutralizam o jugo!
Que bom que você voltou!!!!!!
Seja super bem vindo!
Beijins

10:17 PM  
Blogger Claudio said...

Não acho que o Lulalelé vá descer do pedestal. Ele tem o ego maior que os trambiques do PT e se perder vai colocar a culpa em alguém, pois ele é perfeito. Afinal já se comparou a Jesus, não é?

abs

10:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio, vamos ver como ficam as apurações do monte de dinheiros do dossiê, eu não tenho tanta certeza da citoria do lulalelé, o xuxu surpreendeu uma vez, ele é bem persistente, os aliados que pouco o apoiaram de verdade podem sentir que devem fazê-lo agora, as bases em muitos estados já não estão mais preocupadas com o governador e agora podem se dedicar mais a campanha presidencial... e por aí vai. Gostei muito do resultado na Bahia, graande Bahia.

10:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Feliz em te ver por aqui são e salvo, bem vindo querido!
Pois é...o povo brasileiro emburreceu e amalucou-se de vez, levaram pro pódio Collor, Maluf, Clodovil, mensaleiros e afins...aff! e ainda nos obrigam a votar de novo?
Colocar Alckimin é trazer FHC,lamber toda corja que ninguém merece...mas o povo decide e a voz do povo definitivamente não é de Deus, senão garato que estaríamos em melhor posição, ou não?
Bora lá..a fila anda e nós temos que pular,rsss
linda noite
beijossssssssssssss

10:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lourdinha, desculpe, mas assisi o que ele falou e em nenhum momento ele disse que ganharia daqui a vinte e poucos dias. Ele disse sim que todos os candidatos gostariam de ter vencido. E em tom de brincadeira falou que não ganhou, porque faltaram votos. É por essas e outras, que as coisas tomam proporções enormes.
Quanto a Paulo Souto, e ACM, aff! sem comentários!!!
Wagner pra mim não foi surpresa. Já esperava. As pesquisas não me convenceram nunca, da sua veracidade.
Não gosto de discutir política. Cada pessoa vê as coisas por um aspecto e quando não se concorda com com o discurso, sempre causa polêmica, ou antipatia. Prefiro o silêncio.
Mas tem uma coisa que achei muito boa mesmo. O texto esse sim, vale a pena comentar.

11:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flavio, o ACM também levou pau ao tentar fazer o senador. cabe aí uma boa análise política. acho que o carlismo está passando... ainda vai ter seus espasmos, mas ele vai embora - espero!
agora, vamos bater na madeira porque corremos o risco de ter Sarney presidindo a Câmara e o Collor presidindo o Senado e o Congresso. Já pensou???

11:12 PM  
Blogger Flávio said...

Lourdinha, tb vi essa entrevista... e a impressão que me ficou foi a mesma; o que é pena, aliás, pois se a humildade voltasse, talvez voltasse tb aquele Lula que a gente pensou que estava elegendo pro primeiro mandato! Brigado, viu? Bjs

11:25 PM  
Blogger Flávio said...

Cláudio, não é? Acho que o próximo passo vai ser ele se comparar ao Chuck Norris! ;) Abração

11:26 PM  
Blogger Flávio said...

Júnior, eu tb acho que no segundo turno a coisa fica mais apertada pro Lula; principalmente com a persistência que o Alckmin mostrou ter. Como vc bem disse, é possível que os que se diziam "aliados" agora efetivamente o ajudem. Vamos ver, né? ;)

11:30 PM  
Blogger Flávio said...

Clarinha, realmente não é uma escolha agradável: o ideal seria escolher o melhor, não o menos ruim. Mas... fazer o que, né? :( Bjs

11:31 PM  
Blogger Flávio said...

anônimo, na entrevista no Jornal Nacional (hoje), o Lula disse que a vitória apenas "tinha sido adiada"... o que, aliás, achei de péssimo gosto! :( E aqui a gente pode discutir política, viu? A casa é nossa e ninguém briga! :) Obrigado pela opinião sobre o texto.;)

11:39 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, nesse caso do Senador, o detalhe curioso é que o Tourinho estava lá na rabeira... com o auxílio do ACM e Paulo Souto, ainda ficou em segundo. Acho que o carlismo, aqui, é como o malufismo aí... ainda vai demorar um pouco, sim. E vc já notou outra coincidência? nenhum deles conseguiu fazer o herdeiro...

11:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que o povo gosta de mudar, de renovar, de tentar outro tipo de gente .Nada a ver com partido.As mesmas caras de sempre enche a paciência.Uma coisa eu vou te dizer , nestes últimos oito anos a Bahia desceu toda para o ES.Um murundu de baianos famintos e sem nenhum preparo que tomou conta das periferias e que está dando um tabalhão para os governos estadual e municipais porque a criminaldiade aumentou demais e a maioria é esse pessoal.Tem um bairro em Vila Velha, perto da praia que só tem baiano .Invadiram uma fazenda onde a casa do dono foi abandonada.O caus absoluto.Eu fico pensando que estado é esse que expulsa os seus miseráveis para outro estado da federação e não sente vergonha nenhuma!!!!

1:10 AM  
Blogger PR Iuris said...

Está de volta, né?!?!?
Já q a campanha se foi... o pior da campanha ter ido, são os frutos de 4 anos, ou mais, q ela deixa... afz!

Sei lá... espero que seja bom pra alguém de bem!

Q venha o segundo turno!
Bjinhos

2:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olha esse Lula vai ter que suar a camisa pra ganhar agora; quando ao ACM sei que a Bahia cresceu com ele, mas sei que ele deve fazer muito coisa ruim...e hora do povo colocar novos no poder...quanto a coerencia do povo brasileiro..eles nao devem saber o que e isso...

2:50 AM  
Blogger PR Iuris said...

Atendi seus pedidos, meu caro, tem post novo em meu espaço...

Bjinhos com carinho

3:39 AM  
Blogger Flávio said...

Magui, eu não sabia desse detalhe da migração. O engraçado é que tem muito capixaba, tb, nas nossas cidades do Extremo Sul. Só que estes não são miseráveis, mas bem situados na vida; comerciantes, na maioria. Parece que temos uma estrada de mão dupla... e pistas de elevação diferente. :)

8:20 AM  
Blogger Flávio said...

Cilene, é por aí... ACM, realmente, marcou uma era nas políticas baiana e brasileira. Mas é como eu disse: tudo acaba um dia. Vejamos a coerência popular agora, no segundo turno. :)

8:22 AM  
Blogger Flávio said...

Pam, tou de volta, sim... e torcendo tb para que saia algo de bom desta eleição. E daqui a pouco vou conferir teu post novo! :) Bjs

8:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá!
Essas contradições políticas são de enlouqucer. Sinceramente, não entendo muito bem o que se passa na cabeça da população...
Também fiquei feliz com o segundo turno, ao menos não foi tão fácil como o molusco imaginou...rsrrsrsrs

Obrigada por sua visita, vou te linkar para não te perder pela net, tá?

Beijinho e boa semana!

8:30 AM  
Blogger Flávio said...

Por aí, Chris... tb acho, sinceramente, que o pior teria sido o Lula ganhar no primeiro turno. Aí, é que ele realmente iria se achar a bala que matou Kennedy!:) Tks, bjs

9:16 AM  
Blogger Rita Contreiras said...

Meu amigo, a política no Brasil está o "samba do croulo doido" e eu confio apenas em Deus. Mas o que gostei mesmo foi que vc está de volta com o seu humor inteligente e bem humorado. Bjs.

12:25 PM  
Blogger Flávio said...

Rita, obrigado! Neste país, manter o humor é cada vez mais difícil... e necessário! :) Bjs

12:33 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, agora que eu tava relendo os comentários... Sarney e Collor? Caramba! E ainda com Lula ou Ackmin de contrapeso? Minha nossa! :( Acho que vou perguntar pra Cilene se tenho alguma chance na Noruega... :)

12:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah,mas que bom que vc voltou...estava com saudades.

E agora, com segundo turno, vai trabalhar bastante de novo?!

rs.... Que Deus nos ajude mesmo...

Bjs.

1:56 PM  
Blogger Flávio said...

Clara, obrigado. Tb senti saudades de vcs. Qt ao segundo turno, infelizmente não entro na briga; essa é de gente grande!:) Bjs

4:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

uma errata, Flavio - na verdade eu quis dizer Maluf como presidente da Câmara, e Collor presidente do senado. o Sarney foi pro Senado.
sorry!!!!

6:12 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, é mesmo... e eu tb me passei. Mas vc precisava me lembrar que o Maluf também foi?:( A Noruega fica cada vez mais sedutora!... :)

6:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

o Clodovil também.

off topic - o que aconteceu com o Mundo Simio???

7:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Num tá muito legal não?
Hummm, tendi, rsssss
linda noite querido
beijossssssssss

7:01 PM  
Blogger Flávio said...

Clarinha, claro que tava! ;)

7:47 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, só vi agora! Esperemos que seja só defeito do hospedeiro... e temporário! Nem temos como perguntar aos Dons se eles pagaram o aluguel! ;)

7:49 PM  

Postar um comentário

<< Home