7.02.2007

BLOGS: AMIZADE E NÃO CONCORRÊNCIA


Recebi, do amigo Defensor, esse selinho, com a indicação do nosso Opiniaum como uma das sete maravilhas da blogosfera. O Defensor é um mestre das palavras, que consegue tornar até a tristeza bonita e atraente; assim, essa indicação é muito importante para mim.

O que nos leva a uma questão, que tenho visto nos últimos dias: os blogueiros concorrem entre si? Ninguém me perguntou nada; mas, como dizia minha avó, vou meter a minha colher torta no assunto e dizer o que acho.

Acredito que não concorremos; muito ao contrário, nos complementamos. Há blogs sobre todos os assuntos, para todos os gostos. Através dos blogs, nós informamos, divertimos, fazemos sonhar e até consolamos.

Somos uma espécie de mídia mundial, variada e interativa, composta de pessoas inteligentes e livres, escrevendo o que pensamos ou sentimos. Nós divulgamos nossas idéias; ou melhor, trocamos idéias.

Como pessoas inteligentes e livres, não “comemos pilha” de ninguém, ou seja: ninguém “faz a nossa cabeça”, ou subverte o que pensamos. Mas as novas idéias, que recebemos dos amigos, nos trazem novas perspectivas, ampliam os nossos horizontes, nos fazem crescer.

Neste sentido, interagimos para criar um mundo melhor; porque mudanças surgem de novas idéias. O sucesso das blogagens coletivas já mostra essa disposição de união, de ajuda, de trabalho conjunto, não de concorrência.

As premiações, como essa das “sete maravilhas”, são outra prova. São troféus, virtuais ou não, criados por blogueiros, espontaneamente, para homenagear outros blogueiros. Isso, me parece, é bem mais união que concorrência.

A verdade é que há (e muita!) vida inteligente na blogosfera. Aqui tenho conhecido pessoas sensíveis, cultas, inteligentes e que fazem das palavras as ferramentas para construir uma vida melhor.

Tenho dito, e não canso de repetir, que o Opiniaum tem uma freqüência privilegiada: os comentários que vocês fazem valorizam o nosso blog, e sempre aprendo algo com as suas postagens. Tenho crescido muito, com vocês.

Por isto, peço que todos dividam comigo este selinho e se considerem indicados: para mim, todos vocês são maravilhas que descobri na blogosfera. Sou grato a vocês.

Defensor, não se aborreça comigo, por ter fugido um pouco às regras do jogo. Agradeço de coração, por esta indicação que para mim já tem sabor de troféu: é bom saber que você tem de mim a mesma opinião que eu tenho de você.

Obrigado, amigo!


UPGRADE: Pessoal, como para confirmar as minhas palavras, mal coloquei no ar este post, recebi do amigo Ronald uma indicação para o Thinking Blogger (blogs que fazem pensar), este selinho aqui do lado. É ou não é amizade e não concorrência?
Esta é mais uma indicação que vale muito, para mim: o Ronald é outro dos amigos que me honram com a presença e escrevem muito bem, com coerência e discernimento. Para não repetir tudo que já escrevi, resta-me apenas reiterar que considero também este selo dividido com todos vocês, pedir desculpas ao Ronald pela não indicação de apenas 5, parabenizá-lo pela merecida indicação que recebeu e, aqui, sim, repetir para ele: é bom saber que você tem, de mim, a mesma opinião que eu tenho de você. Obrigado, amigo Ronald... de coração!

16 Comments:

Blogger Osc@r Luiz said...

Alô.
Divido com você o prêmio do Ronald e vim conhecer as suas indicações. È claro que ser um indicado de um grande amigo como o Ronald, já seria credencial suficiente. Então vim apenas constatar o óbvio: que o seu blog é muito bom, e, claro, mereceu mesmo a indicação.
Temos alguns amigos e amigas em comum, como a Renata do DD, meu parceiro Cláudio do JCF, então, estou me sentindo em casa aqui.
Vou então visitar seu outro blog e os demais indicados.
Se quiser aparecer, tenho dois blogs também.
E sempre que puder, passo por aqui pra ver as novidades.
Um abraço!
Obrigado!

8:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu querido, esse prêmio é mais que merecido. Seu blog traz temas variados. Vai do polêmico ao hilário.
Beijinhos carinhosos

9:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

Seu blogue merece todos os prêmios. Vale a epna vir aqui porque o seu tem tudo o que vc descreve nos outros.Parabéns.

10:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sabe o que acho mais bacana das "premiações"? é a amizade e o carinho dos blogueiros, o que me deixa feliz é saber q sou querida, é saber q gostam do meu cantinho, isso q é premiação, né?! o selinho é só um selinho.rs
Parabéns pelo blog, e parabéns pela pessoa q vc é!
Tenha um ótimo dia querido!

11:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estamos meio a grandes premiações bloguísticas, aff! mimo pra lá, meme pra cá, e acabamos num fogo cruzado, mas seu blog merece todos os destaques, parabéns!
Você falou bem, existe vida inteligente[e muita] na blogosfera, isso só nos faz aprender e fazer amigos.
dia lindo,
beijos

12:01 PM  
Blogger valter ferraz said...

Flávio,
parabéns pelas indicações.
Junte-se aos bons!
grande abraço

12:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo prêmio.Eu optei por nao mais ser indicada.Agradeci aos amigos e deixei lá no meu BLOG apenas dois links(THINKING E LAUGHING).Os demais que até agora nao sei a origem e as intenções não dei meu aval.Se passei a bola paa a frente foi em consideração a que me indicou...A blogagem coletiva faz mais meu tipo e tem mais consistência.POde ser que eu esteja indo na contramão da maioria da blogosfera, mas, quem nos presenteia, ainda nao despertou para o fato de quem cria prêmios, não tem tanto essa itnenção de UNICIDADE NA BLOGOSFERA...
Meu blog é movido à solidariedade(recentemente os blogueiros se reuniram e abraçaram a causa das crianças refugiadas em Moçambique que foram motivo de pesquisa para o meu TCC e a todos os boogueiros eu homenageei na hroa da minha formatura...pelo orgulho que sinto me fzer parte desse meio, mas, essas corrente de indicar sete, mais sete, mais sete, cansei...)
dias felizes...

12:44 PM  
Blogger Flávio said...

Oscar, como vc viu, já fui conhecer ambos... e gostei um bocado! Volte sempre, sim? Eu,com certeza, vou voltar por lá! :) Abração e obrigado

10:48 PM  
Blogger Flávio said...

Obrigado, Suka! Realmente, a nossa intenção é distrair e fazer amigos. Bom que você gostou! :) Bjs

10:49 PM  
Blogger Flávio said...

Brigadão, Magui. E acho que nem preciso lhe dizer que penso o mesmo de você, não é? Quem duvidar, basta ver a minha frequência por lá!... :)

10:51 PM  
Blogger Flávio said...

Tati, vc está 1.000% certa! O principal é essa amizade, essa troca de idéias, essa energia positiva. Eu não vejo concorrentes, mas bons amigos! Obrigado pela gentileza, viu? Bjs, boa semana

10:54 PM  
Blogger Flávio said...

Clarinha, e estas boas amizades que fazemos são a melhor coisa, não é? Nossos principais destaques! :) Bjs, boa semana

10:57 PM  
Blogger Flávio said...

Obrigado, Valter, pelos parabéns. E estou mesmo me juntando aos bons... ou seja: vocês! :) Abração

11:00 PM  
Blogger Flávio said...

Grace, eu conheço o seu blog; por isto, posso afirmar que é muito bom e, realmente, calcado na solidariedade. É muito legal ver você aqui, e poder lhe dar parabéns! :) Volte sempre, a casa é nossa

11:03 PM  
Blogger Renata Livramento said...

Flávio, vim lhe desejar um ótimo fds!
bjos!

2:00 PM  
Blogger Flávio said...

Renata, como naquele velho ditado: Deus te dê em dobro tudo que me desejas! ;) Bjs, bom fds

6:29 PM  

Postar um comentário

<< Home