6.14.2007

DE AMIGOS, TOMATES, ECOLOGIA E DIREITOS HUMANOS


Recebi, do Serbon e do Cláudio, esses selinhos dos tomates. Parece até gozação porque, devido ao ácido úrico em alta (coisas da idade!), tomates foram riscados do meu cardápio. Mas esses são muito bem-vindos.

Jamais esperei receber este selo; acharia mais fácil receber um selinho da Hebe. Até porque, pelo que tinha lido na internet, achei que o tomate premiava blogs que defendem os direitos humanos; e eu, pelo visto, tenho uma concepção meio diferente do que sejam esses direitos.

Só para exemplificar: já fui verbalmente ("escritamente" seria mais exato) agredido por ativistas dos ditos "direitos humanos", por haver comentado, em outro blog, que sou a favor da pena de morte, em determinados casos. Na minha acanhada lógica, confesso, vítimas e assassinos devem, no mínimo, ter os mesmos direitos; não consigo conceber "direitos humanos" que só beneficiem os criminosos, e ameacem a comunidade.
Como se vê, portanto, divirjo da concepção tradicional de "direitos humanos"; até porque eu jamais seria grosseiro com alguém, por ter uma opinião diferente da minha. Acho, mesmo, que o direito de ter uma opinião é o mais básico de todos os direitos humanos e deve ser respeitado.

Assim, fiquei inicialmente inclinado a considerar a hipótese de que a amizade tenha pesado na escolha de ambos. Entretanto, vi que o Serbon atribuiu o selo pela defesa da igualdade social.

Bem, essa, eu acho que defendo. Acredito que as nossas diferenças devam ser respeitadas e todos devamos ter as mesmas chances. Chances iguais e respeito às diferenças; é isso que faz a igualdade social. E vou defender sempre essa idéia.
Já o Cláudio atribuiu o prêmio a blogs comprometidos com as mudanças no planeta. E ele está certo: eu não estou apenas comprometido, mas também assustado. Preocupa-me pensar no mundo que estamos deixando para nossos filhos e netos; precisamos fazer algo, urgente, enquanto o planeta ainda é azul e podemos viver nele!
Creio que todos nós defendemos essas bandeiras, cada um a seu modo. E, por isto, vou pedir licença ao Serbon e ao Cláudio, para não fazer só as 5 indicações de praxe, mas indicar todos os amigos blogueiros que me dão a honra de frequentar o Opiniaum. São todos "feras" e espero que possamos continuar juntos, nessa defesa.

Com um pouco de sorte, talvez o Serbon nem perceba que não fiz só 5 indicações; afinal, anda rondando as imediações do Paraíso, em companhia de Karl Marx e outros (pouco) menos votados; leiam a série, vale a pena!

Já o Cláudio está envolvido com uma grande e merecida festa, pelo post 2.000 do JCF; tem até vinho e torta, virtualmente deliciosos, que vocês não podem perder. Assim, é possível que ele também não dê por falta das 5 indicações.

Porém, manos, pode ser que vocês encontrem tempo para ler as notícias e os posts deste país, onde uma ministra nos manda "relaxar e gozar" com a deficiência do serviço público, e o presidente e seu irmão se defendem das acusações de corrupção com um simples "eu não sabia".
Se isto acontecer, não se zanguem comigo e saibam que eu lhes agradeço a lembrança. Para mim, a indicação de vocês já é um grande prêmio!

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu também recebi uns tomates hehehe mas ainda não postei sobre isso, sei lá ando tão cansada esses dias para falar de assuntos sérios rs

bjs

9:02 PM  
Blogger Flávio said...

Merecidos tomates, Xará... merecidos tomates! :) Mas me diga que as coisas já estão melhorando por aí, viu? Tou torcendo pra isso! Bjs, boa semana

11:36 PM  
Blogger Rita Contreiras said...

Amigo (posso chamá-lo assim? É assim que sinto...), quanta saudade de vc e desse mundo virtual que é tão real que nos salva, muitas vezes, da solidão e do excesso de nós mesmos. Não o avisei da volta porque, na verdade é uma volta relativa, movida à "Bonequinho de Luxo", já que ainda continuo desconectada. Espero em breve poder realmente estar de volta. Carinho especial por vc, por todas as razões. Espero que a saúde esteja tão bem quanto o coração, a cabeça e a alma, pois a sua escrita continua emitindo a mesma luz que nos torna mais lúcidos ao lê-lo. Sou sua fã. Amo esse seu dom da elegância, clareza e verdade na escrita. Fique com Deus, sempre, e com seu deus interno tão presente nas palavras. Bj carinhoso.

2:26 PM  
Blogger Flávio said...

Rita, vc não pode; deve! Até pq é assim também que me sinto em relação a vc, não duvide! Saiba que é muito bom vê-la de volta... e será ainda melhor quando o retorno for definitivo. Obrigado pela gentileza e pelos elogios, viu? Fique com Deus e volte logo... vc e os seus lindos textos nos fazem falta! Bjs, amiga

1:12 AM  

Postar um comentário

<< Home