5.09.2007

SERÁ, MESMO, QUE DOIS É BOM?


É como aquela história de Yin e Yang, da luz e da escuridão, do sagrado e do profano.

Eu tenho um lado místico, e outro que é extremamente prosaico. Um lado que sonha e outro que tem os pés bem presos na terra. Sou, ao mesmo tempo, a nuvem e a poça d’água;o filósofo e o sacana.

No fundo, creio que isto acontece a todo mundo. Talvez outra não tenha sido a inspiração de Stevenson, a metáfora que ele buscou exprimir com Jekyll e Hyde.

Sob o sino da batina ainda pode pulsar o badalo, me confidenciou um velho padre do interior da Bahia, ao apresentar-me uma de suas 4 filhas. E, pasmem... era o padre mais querido da cidade; muitos o tinham na conta de santo.

Em mim, este contraste é muito vívido; fato evidente nos livros que escrevo. Os filosóficos são leves, coloridos, cheios de esperança; como se buscassem o santo que existe na alma do homem. Os contos são sombrios, sensuais, alguns quase pornográficos, ou violentos; como se buscassem o animal que vive em nós.

Não sei por que isto ocorre. Nem sei se sou mesmo eu, o escritor dos livros em que falo sobre filosofia, ou se sou apenas o intermediário que a entidade Hassan escolheu para trazer aos homens as suas palavras. Não sei e, confesso, não me preocupo muito com isso. Não sou um homem profundamente religioso, já o disse aqui.

Sei, apenas, que o contraste entre os textos é muito grande. Se vocês quiserem comprovar, é fácil: aí, nos links, tem os sites “Hassan” e “Contos e Crônicas”. Vão lá e vejam a diferença. Aí, vocês poderão entender melhor o que digo.

Por conta desta diferença, já tentei separar os textos em dois blogs. Não deu certo; creio que me faltou perseverança. Mas agora vou tentar de novo. Até porque acho que estou transformando o Opiniaum em um bazar, onde se misturam camisinhas, calçolas, cuecas, ternos, hóstias, bíblias e breviários. E não acho isto legal.

Portanto, estou reativando o blog Hassan. E recolocando o seu link, aí do lado, como O_Árabe; postarei em um ou no outro, conforme o texto que tenha. E, quando postar no Hassan, avisarei a todos, aqui, através do Opiniaum. Assim, os amigos que gostam daquele estilo de textos não perderão a postagem.

Bem, era isto que eu queria avisar a vocês. E, claro, agradecer. Afinal, se não fosse por vocês, eu nem pensaria em ter um blog... muito menos dois!

Agora, vamos ver se essa divisão dá certo...

8 Comments:

Anonymous Flavia Sereia said...

Flavio, nesses meus quase 4 anos de blog, também já tive mais de um, porém eu não ahco uma boa, veja, igual aquela historia do dois amos, há de amar um e odiar o outro, no caso dos blogs tb pode acontecer isso, vai ter um que vc vai gosta mais e se dedicar mais.
E tb o fato de vc responder as visitas tb complica, veja, se eu comento nos dois blogs, e vc me responde, que blog vc vai por endereço? ai entra aquela historia dos dois amos....
Se vc me permitir vou te dar uma sugestão:
Selecione um ou mais dia da semana para vc postar sobre determinado assunto, assim fica um blog bem variado. Eu mesma não gosto de blog só sobre um único tema, fica cansativo, mas é apenas uma sugestão minha, a decisão é sua, claro rs

bjs

3:21 AM  
Blogger Mago said...

Pode parecer interessante, mas acredito que ter um blogue com assuntos variados é melhor, mas se tratando de assuntos tão díspares. No meu blogue tem de tudo, é um caldeirão com muito tempero e com textos bem variados. mas faça oque acha melhor e veremos então os textos cada um em seu universo! Um grande abraço e bos sorte!

5:26 PM  
Anonymous Renegado said...

Acho que dois é bom e bom e wuanto mais melhor (ok n sou mto moralista, percebe-se)
hehehe.
Brincadeiras a parte, acho que todos nós preservamos esse dualismo, alguns mais escancarados outros menos.
POliédricos todos à sua maneira e por comodismo tentamos resumirmos à apenas duas. Quando sabemos existir uma imensa palleta degradê de personalidades.
O que anda acontecendo com o mundo ? Estamos todos aos mils ?

1:39 AM  
Blogger Escorpiana Explosiva said...

fico muito feliz por vc meu caro amigo estarei aqui lhe dando a maior força.pois gosto de sua casa.bom fds e boa sorte.

7:39 PM  
Blogger Flávio said...

Xará, tou repensando a idéia com muito carinho. Mas, sem dúvida, vc tem razão; procuremos uma alternativa... ;) Bjs, bom fds

11:31 AM  
Blogger Flávio said...

Mago, tou repensando mesmo. Mas o principal é a força (e as idéias) que vocês dão. Obrigado!

11:32 AM  
Blogger Flávio said...

Rengado, boa pergunta. Acho que andamos a mais de mil! Gostei da idéia da paleta de personalidades, viu? :)

11:33 AM  
Blogger Flávio said...

Cris, bom ver vc de volta, viu? Brigadão e bom fds procê tb. :)

11:35 AM  

Postar um comentário

<< Home