7.27.2007

3054

Não gosto de escrever sobre certas coisas. Mas também não gostaria que passassem em branco. Por isto, demoro a abordar alguns assuntos.

Pelas notícias que tenho lido, são 200 mortos. E, pelas fotos que vi, pessoas como nós. Pais e mães de família, ou jovens e até mesmo crianças, que cresceriam para terem as próprias famílias.

Sim; eram cidadãos que trabalhavam, pagavam os seus impostos e obedeciam às leis, merecendo por isto mais respeito do governo. Mas, acima de tudo, eram gente; pessoas que amavam e eram amadas por outras pessoas.

Talvez possamos dividir a culpa, entre a incompetência do governo e a avidez dos empresários. Mas isto não nos leva a nada; até porque não conseguiremos mensurar a dor de cada pessoa que perdeu um ser amado.

Se pudéssemos medir a dor de cada um e multiplicá-la por todos eles, talvez tivéssemos uma medida da tragédia. É ela que estará em cada lágrima da criança que perdeu o pai; ou da mãe que jamais reverá o seu filho.

Há fatalidades, sim; e causam muita dor. Uma tsunami é uma fatalidade, um terremoto é uma fatalidade, uma erupção vulcânica é uma fatalidade. Mas dois acidentes aéreos, em tão pouco tempo, com 354 vítimas, não são fatalidades; são, no mínimo, provas de um descaso criminoso.

E ninguém pagará por isso. A não ser os órfãos, as viúvas, as mães, os pais e cada um daqueles que amavam uma pessoa que estivesse no vôo 3054. Estes pagarão, pelo resto de suas vidas, e com a mais pesada das moedas.

A moeda da dor...


UPGRADE: O amigo Ricardo_Rayol teve a gentileza de convidar-me para participar da blogagem coletiva de hoje, 02/08/2007, sobre a tragédia do vôo 3054. A orientação é simples: escolher a imagem mais chocante que eu tenha visto acerca do desastre e falar sobre ela. Entretanto, não posso escolher apenas uma, porque todas as imagens que vi neste_link são igualmente tristes e nada preciso falar sobre elas; tenho certeza de que vocês vão concordar comigo.
E espero não ver nada parecido, nunca mais!

14 Comments:

Blogger Renata Livramento said...

Flávio, ótimo post pra blogagem do dia 2, passa lá no Rayol para vc ver os detalhes...

E , olha vc disse tudo qdo disse q pagarão com a moeda da dor...

bjos e ótima semana!

10:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Foi uma grande tragédia... onde vamos parar desse jeito... realmente muito triste!!!

Essa semana provavelmente estarei com o blog novo (sobre a minha dieta), te dou o endereço ok??
Bjão e Boa Semana!!!

1:50 PM  
Blogger Flávio said...

Renata, já dei uma olhada por lá. Tou meio no sufoco,mas vou ver se participo, sim! :) Bjs, boa semana procê tb

2:13 PM  
Blogger Flávio said...

OK, Dani, espero teu novo endereço... e boa sorte na dieta, viu? ;) Bjs, boa semana

2:14 PM  
Blogger valter ferraz said...

Flávio, depois de alguns dias ainda fica a pergunta: como é possível uma porra dessas acontecer, não?

abração

5:02 PM  
Blogger Flávio said...

Valter, pior que essas porras estão se repetindo... e ninguém faz nada! :( Abração

9:55 AM  
Blogger LuzdeLua said...

E tudo que se fala e que já foi falado não convence ninguém. Ainda estamos de luto, ainda dói tanto descaso.
Beijos e te deixei um desafio lá em casa, passe por lá.
Bom dia amigo

7:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio, estou participando da blogagem e vim ver seu up grade.
Porém devo dizer que é mais que perfeita a sua comparação entre fatalidades como os fenômenos naturias que citou e essas tragédias da aviação.
Por mais que o governo (?) queira se livrar, é incontestável sua responsabilidade pela perda de tantas vidas.

beijos

11:53 AM  
Blogger PoesiaMGD said...

Enormes tragédias! Inconsoláveis os que ficam...
Um abraço

1:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

olá flávio. vi nas noticias essa grande tragédia e é sempre uma dor pa kem não têm familiares envolvidos imagino para kem os têm. sabes! o meu maior medo até hoje era esse mesmo de pôr um pé dentro de um avião e tenho muitos sonhos sempre com avioes a cair pq sempre foi o meu maior medo,mas este ano surgiu a oportunidade de realizar a minha viagem de sonho k era ir a roma e eu pedi o medo, kuando dei por mim tava dentro do avião da tap com destino a roma e ainda fui a veneza e milão. e sabes k não tive medo nenhum e foi tão bom, mas a vida é esta nós nascemos temos k morrer seja por culpa do piloto,seja por uma queda dentro de casa,kuando chegar a nossa hora não há mais nada a fazer, eu acredito k se tivemos uma hora pa nascer tmb temos a hora pa morrer. e a minha viagem de sonho me fez perder o medo de avião e nada aconteceu. se kiseres da uma olhada no meu blog k é feito com poemas meus têm fotos minhas e videos tmb.
bjo
carla granja

6:02 PM  
Blogger Flávio said...

Josse, já registrei o seu amistoso (e honroso) desafio, viu? Não vou demorar a responder. ;) Bjs, bom fds

12:52 AM  
Blogger Flávio said...

Saramar, esse realmente é o governo das negações... que sempre são desmentidas. Muito bom o seu post, viu? Bjs

12:53 AM  
Blogger Flávio said...

Poesiamgd, se as tragédias naturais já são terríveis, que dizer das causadas pela negligência humana? :( Bjs, bom fds

12:55 AM  
Blogger Flávio said...

Carla, parabéns pela realização do seu sonho... é algo inesquecível não? E pelo blog, também. Eu gostei! :) Bjs, bom fds

12:56 AM  

Postar um comentário

<< Home