7.27.2006

E A HELOÍSA HELENA?



Apenas para comentar a recente pesquisa eleitoral.

Pelo que li, Heloísa Helena estagnou nos 10% e os analistas de plantão, que haviam previsto a sua subida inexorável, já buscam causas para a falha da previsão.

Para mim, a explicação é simples. Como já disse, a grande vantagem do Lula nas pesquisas não se deve aos méritos do seu governo, mas aos deméritos dos demais candidatos.

Senão, vejamos. O principal concorrente atende pela invejável alcunha de “Picolé de Chuchu”, que já nos dá uma idéia exata do seu carisma; da vibração e da garra com que se empenha na campanha, desprezando a excelente munição fornecida pela corrupção epidêmica no governo.

Mesmo a pequena notoriedade de que desfruta o Alckmin, conspira contra ele: deve-se à habilidade para evitar CPIs e ao sucateamento da segurança pública de São Paulo. Apesar da lealdade do Lembo, que vem assumindo (quase) calado o abacaxi, o PCC e a mídia não permitem que isto seja esquecido; nem o PT vai permitir, podem apostar.

Todos os outros candidatos são nanicos, a começar pelos partidos; não têm a mínima expressão nacional para postular o cargo. Deles, a Heloísa Helena é a única que possui brilho próprio; proveniente de sua atitude aguerrida e postura de honestidade, não de provada competência administrativa.

A Heloísa Helena é o Lula de ontem. Tem o caráter, a valentia e o idealismo que o Lula já teve; ainda não foi corrompida pelo poder. Por isto, atrai o voto dos órfãos do PT; daqueles que se decepcionaram com o partido e o líder, que pregavam seriedade e proporcionaram ao país um show de corrupção explícita, nem ao menos se preocupando em escondê-la, como fizeram os governos anteriores. Ou, talvez por falta de prática, não o souberam fazer. Agora, já devem ter avançado neste particular; provavelmente, descobriremos em breve.

Entretanto, a senadora não tem o porte, a experiência, a maturidade, nem os contatos necessários para evoluir o suficiente desse patamar. Paradoxalmente, a mesma desilusão (com o Lula) que lhe traz os votos, a prejudica; ninguém quer arriscar um novo Lula. Melhor deixar o que já aprendeu um pouco.

Este é o pensamento da (em vias de extinção) classe média. O povão vai votar no Lula, por causa do Bolsa Família e outras aparentes benesses. Para quem não tem nada, o que vale mesmo é dinheiro no bolso; e agora, porque o amanhã a Deus pertence.

Acho que é por aí. E, a menos que aconteça algum imprevisto relevante, como uma nova onda de denúncias, o Lula deve ser reeleito no primeiro turno. O que, aliás, tem lá as suas vantagens.

Pelo menos, não teremos que votar duas vezes!

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A Heloísa, apesar de parecer firme em suas propostas e fiel a seu ideal, enfrenta dois sérios problemas: Um é ser como você disse, o Lula de ontem e o segundo é o preconceito contra a mulher, ainda (infelizmente), existente em nosso país.
Dentre esses candidatos, nenhum inspira confiança, assim como todos os políticos que infestam nossas câmaras, nossas assembléias, etc... Precisávamos de alguém fora desse contexto sujo. Mas ainda assim será que poderíamos confiar?

9:29 PM  
Blogger Flávio said...

Anônimo, taí: o preconceito contra a mulher não me ocorreu, porque não o tenho. Mas é possível, sim. Como tb é certo que não temos um candidato que realmente faça frente ao Lula. De certa forma, ele vai ganhar por W.O.... :)

10:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

a Heloisa é pouco propositiva. não adianta votar em alguém que só reclama e não tem programa de governo.

10:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Serbon, eu até concordo com você, mas já reparou que programa de governo só existe durante as campanhas?

11:40 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, com certeza! É como eu disse: ela é o Lula ontem... até nisso se parecem. Vc notou como o Lula acabou prolongando a política do FHC? ;)

12:43 AM  
Blogger Flávio said...

anônimo,podemos até ir um pouco mais além: programas de governo, propostas de moralidade, criação de empregos... e outras promessas mais! ;)

12:45 AM  
Blogger Cristiano Contreiras said...

Ah, não consigo 'vê-la' como um Lula de outrora, talvez nisto a torne, para mim, mais indicada ao meu voto.

1:44 AM  
Blogger Flávio said...

Cristiano, vá por mim; como já disse num post anterior, eu acompanhei a trajetória do Lula, até pq torcia por ele! Mas o voto na Heloísa, embora vencido, será um voto de protesto... ;)

9:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu ainda não sei em quem vou votar!

9:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Melhor voltar aos assuntos idiotas. Combina mais com você.

11:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Professor,não tem como mandar essa mulher pro raio que a parta, não? A Serena, não a senadora. Da senadora eu gosto.

11:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Serena, já perdeu a grossa, ops, quero dizer, a graça. Não tem o que fazer não?
Já que você é a "bam-bam-bam peito de aço", abre um blog e ensina a gente como se escreve e como se comenta. Ou então leva tua TPM eterna pra outro lugar , de preferência bem longe.

12:22 PM  
Blogger paulinho said...

Isso aqui está parecendo o Café de la Regence do séc. XVIII, mesmo assim não consigo deixar de dar uma olhadinha. Embora esteja com um tipo físico suíno, acho que morrerei como o pobre gato do dito popular.

2:44 PM  
Blogger Flávio said...

Júnior, pra te ser sincero, nem eu. Por enquanto, tou com a Heloísa, embora reconheça que o Serbon está certo. Pelo menos, estarei protestando. :)

5:57 PM  
Blogger Flávio said...

Serena... e aí pelo menos vc entende, né? ;)

5:59 PM  
Blogger Flávio said...

Rappha, vc se contentaria com o raio que a parta? A maioria da galera parece estar preferindo a ponte que a partiu!... ;)

6:04 PM  
Blogger Flávio said...

Pô, Serbon, não entristece a menina! Ela é uma grossa, digo, uma graça!... ;)

6:08 PM  
Blogger Flávio said...

Paulinho, o Big Brother não faria sucesso, se não fosse o nosso vício de "dar uma olhadinha"... e olhe que aqui é mais interessante! Aliás, também o Café de la Regence... ;) Abração.

6:14 PM  
Blogger Palpiteira said...

Eu gosto dela; admiro a disposição que ela tem para brigar por seus ideais (que nem sei quais são), mas só. Não gostaria de tê-la como nossa presidente, não. Mesmo porque, cão que ladra não morde. Mas, pra mim, tanto faz ganhar chuchu, mula ou guerreira, porque para a minha classe, que se recusa a ser E, embora esteja pertinho, e não tem pulo para ser A, ninguém governa.

Uma dúvida: os homens são cúmplices desde o berço? :)

9:12 PM  
Blogger Flávio said...

Palpiteira, engraçado que ainda hj eu comentei coisa parecida no blog da Vanessa: há um bom tempo, estamos sem governo. Qt à sua pergunta, a resposta é: nem sempre. Eu tava só zoando! ;)

1:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Palpiteira, só pra deixar claro, vc tá falando da Heloisa Helena, né? capaz da Serena achar que os elogios são pra ela mesma...

1:07 PM  
Blogger Flávio said...

Taí, Serbon; eu nem tinha notado... mas o seu raciocínio faz sentido! :)

6:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

1:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

3:38 AM  

Postar um comentário

<< Home