7.12.2006

PT, ELITES, COMUNISMO E OUTROS ANACRONISMOS


Que o PT não é mais aquele, todo mundo já sabe.

Mudaram os princípios, os conceitos, alguns integrantes, as roupas. De todos os diretores, principalmente da sua estrela maior, nosso presidente atual e provavelmente futuro, Luis Inácio ex-Lula da Silva.

O macacão foi aposentado pelos ternos Armani, a cachacinha foi trocada pelo uísque, o apartamento emprestado pelo amigo foi substituído por uma reforma de R$ 18.000.000,00 no palácio residencial. As kombis, da época dos comícios sindicais, mudaram para um avião de R$ 180.000.000,00.

O torneiro mecânico virou estadista; foi uma metamorfose incrível, mesmo porque realizada sem qualquer formação acadêmica, comprovando que neste país o preconceito mais forte é mesmo o econômico/social. Quando o operário se tornou presidente, automaticamente os seus conhecimentos aumentaram; a ponto de tornar-se doutor “honoris causa”, sei lá eu por qual faculdade.

O dedo, que antes apontava na horizontal os erros e as sujeiras dos governos alheios, passou a agitar-se verticalmente, tentando negar o conhecimento das sujeiras do próprio governo; o estilingue tornou-se vidraça, que logo se desfez em cacos.

Mudou o Lula. Mudaram os dirigentes do partido. Mudou o PT.

Algumas coisas, entretanto, permanecem as mesmas. Como aqueles velhos discursos de que “as elites querem sabotar os operários”; ou, mais especificamente, o governo do operário. Como se o Lula ainda tivesse algo de operário.

Ouço essa lengalenga de conspirações das elites desde que, adolescente, simpatizava com o comunismo e o PT. E jamais cheguei a ver comprovada alguma dessas “conspirações”. Todavia, esta é a carta que o PT continua a tirar da manga, sempre que quer justificar alguma coisa; de preferência, as mais injustificáveis.

Foi essa a alegação, quando foram divulgados os escândalos de corrupção no governo, mensalão e surubão incluídos; foi essa a alegação, quando se tentou defender primeiro Zé Dirceu e depois Antonio Palocci. Foi atrás dessa desculpa que o PT tentou se esconder, até que ficou impossível negar as acusações. E se viu que a verdade não eram as elites conspirando, mas o povo levando ferro.

As “elites” são entidades incorpóreas; não têm boca para se defender. Assim, são ideais para serem acusadas; para levarem a culpa de tudo. Funcionam mais ou menos como o “bicho papão”, ou o “velho do saco”, com os quais os adultos nos ameaçavam, quando éramos pequenos, para manter-nos quietos.

As “elites” sempre foram o “bicho papão” usado pelo PT. Só que, assim como deixamos de acreditar no bicho papão, quando crescemos, também a maturidade política que atingimos já não mais comporta a farsa das elites e suas conspirações hipotéticas.

Aqui, aliás, cabe a pergunta: o que seriam “as elites”, que o PT e o próprio comunismo sempre trataram de manter tão vagas? Seriam as pessoas que detêm poder econômico, os ricos, tão execrados pelo comunismo e pelo PT?

Porque, se forem, há algo impressionante: Billy Gates e Warren Buffet, dois dos homens mais ricos do mundo, acabam de criar uma fundação, que destina 60 bilhões de dólares... isso, eu disse 60 bilhões de dólares, para obras de cunho social, inclusive educação e saúde. Dinheiro doado por eles, das próprias fortunas pessoais, diga-se de passagem; não é dinheiro público.

Enquanto a filantropia "das elites" destina uma grana dessas para ajudar o povo, a pilantropia dos políticos desvia dinheiro de tudo, até de ambulâncias, para encher os próprios bolsos. E agora,como fica a teoria da conspiração?

O PT vai ter que mudar de discurso. Esse se tornou tão anacrônico quanto o próprio comunismo. Que o PT, por sinal, já não representa mais...


15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O PT mudou de identidade. Já não consigo ver mais, aquele partido que admirava e pelo qual fui às ruas empunhando bandeiras. Hoje, o meu sentimento é de derrota, pelo ideal perdido em meio a tanta tramóia. Aquele por quem depositei minhas esperanças de mudanças, já não consigo encontrar na pessoa do Lula. Muito embora, confesso, ainda me reste um pouquinho daquela fé, que aparentemente julgo perdida. Contudo, por não simpatizar, nem acreditar, nos homens que se apresentam como candidatos ao cargo, me sinto sem perspectivas.

9:35 AM  
Blogger Flávio said...

Pois é, anônimo! Também já fui adepto das idéias socialistas e do próprio PT; ambos me desiludiram. Talvez isto explique (algo sempre explica, né?:) as minhas cobranças ao ex-partido da estrelinha, que hj tá cheio de estrelonas!

9:39 AM  
Anonymous Rappha said...

Professor, eu não alcancei o PT das antigas, mas meu pai também fala que era bem diferente. Esse que está aí não parece ligar muito para os trabalhadores.

12:57 PM  
Anonymous Serbon said...

o objetivo de todo partido é chegar ao poder e nele ficar o maior tempo possível.
fim.
eu não acredito mais em grandes ideais.
quanto ao PT, basta ver quem saiu e quem ficou. saiu um Plínio, ficou um Zé Dirceu(grande enganador da política brasileira).

1:56 PM  
Blogger Flávio said...

O PT antigo era bem diferente, sim, Rappha; como o próprio Lula. E ligava muito para os trabalhadores... como o próprio Lula. :)

2:03 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, mano,não é? A coisa mais parecida com o PT original que temos, hoje, é o PSOL. Como, aliás, a coisa mais parecida com o antigo Lula é a Heloísa Helena, vc não acha?
Grandes ideais só nos têm rendido grandes decepções... ao menos na política! :(

2:06 PM  
Anonymous Júnior said...

Flávio, talvez seja por isso mesmo que somos obrigados a votar. Se eu pudesse, nem ia lá! Não tem quem valha a pena escolher.

5:25 PM  
Blogger Flávio said...

Júnior, uma coisa é certa: com estes candidatos que temos, se o voto não fosse obrigatório, acho que pouca gente iria às urnas! Eu, inclusive... :)

8:05 PM  
Blogger Paulinho said...

Qual a credibilidade de alguém que começa um discurso se justificando? Eu acho, no mínimo, duvidosa, mas como está muito próxima da minha credibilidade normal (sem justificativas), é assim que vou começar.

Não quero aqui justificar os absurdos do mandato de Lula e do PT, mas tenho que dizer que não engulo essa análise tendenciosa feita pelo nosso ilustre anfitrião. Todo mundo roubou e não pense que isso é justificativa para o que o PT fez, apenas serve como argumento para questionar as caras descaradas dos acusadores que dizem que estamos no período mais corrupto da história política do Brasil. MENTIRA! A coisa aqui sempre correu solta, mas agora é do interesse DAS ELITES jogar a merda no ventilador.

No escândalo das ambulâncias, me desculpem o engano, pois não acompanho muito política, os envolvidos não foram apenas do PT, como em muitos outros escândalos que feriram a sensível e imaculada oposição, que sempre foi poder e agora aparece como santa. No entanto, veja esse exemplo (o das ambulâncias) usado de forma tendenciosa na análise igualmente tendenciosa de nosso amigo Flávio. É fato que quem governa o país não é apenas o PT, vamos criticar com um pouco mais de isenção para que a critica seja construtiva e inteligente.

A única justificativa que vejo para essa tomada de partido velada que venho acompanhando aqui neste meu blog preferido é sua própria denominação, pois sendo um espaço para opiniões, democrático e aberto deixem-me ressaltar, ficamos todos com autonomia para falarmos o que quisermos, principalmente o dono.

Não quero me alongar, isso deveria ser apenas um comentário, o que eu quero deixar bem claro aqui é que eu estou vendo, Flávio, tô calado, mas tô vendo.

11:28 AM  
Blogger Flávio said...

Serena, querida... ops, desculpe! É o Paulinho, né? :) Então, vamos começar de novo! :)
Paulinho, a análise não é tendenciosa, pq eu não tendo pra lado nenhum. A oposição, pra mim, tb é uma boa merda! É apenas uma síntese do que o PT se tornou, entende? E,on passant, de como o comunismo se tornou anacrônico, por não perceber as mudanças (de mentalidade,principalmente) que ocorriam no mundo.
Mas... já que vc tá vendo as ELITES jogarem merda no ventilador, aproveita e me diz... quem são mesmo essas ELITES, hein? Parece o futebol do Brasil... todo mundo fala dele e ele não aparece! :) Beijão, velho!

3:55 PM  
Blogger Flávio said...

Ah! Obrigado pela preferência, viu? Continuaremos fazendo tudo para mantê-la! :)

4:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

1:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

5:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

6:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

12:47 AM  

Postar um comentário

<< Home