7.07.2006

GARÇOM, A CONTA!!!


A lógica é simples... e inexorável.

Toda empresa repassa para os seus clientes os custos operacionais. Sejam de pessoal, pesquisas, embalagens, impostos; tem que repassar todos eles, ou vai ficar no prejuízo. E ninguém trabalha para ter prejuízo.

Da mesma forma, o povo paga as contas das campanhas eleitorais. Pode ser antes, durante ou depois; de um de outro jeito, mas paga. E, quando paga depois, não se enganem: paga com juros. Como, aliás, os clientes das empresas.

Às empresas, os clientes pagam através de Notas Fiscais, duplicatas, extratos. As contas das campanhas são pagas através de favorecimentos, superfaturamentos, Caixa 2 e mil outros trambiques. São pagamentos ocultos, subterrâneos, em casas alugadas ou bancos coniventes.

É por isto que já estou arrepiado, ao ver que os nossos principais concorrentes à Presidência vão gastar R$ 89 (Lula) e R$ 85 (Alckmin) milhões na campanha. Com essa grana, eu viveria sem trabalhar o que me resta de vida. E ainda deixaria bem meus filhos e netos.

É muito dinheiro. Ninguém vai aplicar tanto dinheiro à toa. E nós vamos pagar essa conta, de um jeito ou de outro. Preparem-se: vêm por aí mais mensalões, surubões, cuecas monetárias, máfias das sanguessugas.

Agora, o PT está mais experiente; e o PSDB já é expert no assunto. Ganhe quem ganhar, talvez as falcatruas futuras não sejam descobertas com tanta facilidade. Se o forem, teremos novas absolvições descaradas, através de votos secretos; novas danças da pizza, novos capangas caindo para preservar o Don.

O único jeito de evitar essa sangria, esse pagamento do que não devemos, seria eleger políticos sérios, mas eles não existem; ou são assustadoramente poucos. E, ainda que muitos fossem, precisaríamos de uma maioria de eleitores conscientes, esclarecidos, os quais também não abundam por aqui.

Talvez as mutretas não sejam descobertas; não sejam tão escancaradas ou sem-vergonha. Mas elas existirão. E nós vamos pagar essa conta. De novo. E de novo e de novo, enquanto a educação não for uma realidade no país.

A lógica é simples... e inexorável.

11 Comments:

Anonymous Rappha said...

Professor, que me desculpem as senhoras que frequentam, embelezam e tornam melhor o blog... mas você é phoda! Parabéns!

9:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flávio embora não goste de pensar nesse assunto, devo sim, porque também vou pagar essa conta. É preocupante, porque assistimos a tudo perplexos e sem saber o que fazer.
Agora não sei porquê, lembrei do dia do arremesso, (familia dinossauro), bem que poderíamos instituí-lo e arremessar toda essa corja. Só assim, quem sabe, essa página vergonhosa fosse arrancada da nossa história.

9:59 PM  
Blogger Flávio said...

Rappha, sou não... ELES SÂO! :) A propósito: o trocadilho com eleição foi acidental, viu? ;)

10:05 PM  
Blogger Flávio said...

é, anônimo, vamos pagar sim... mais uma vez. Como antes de nós já pagaram os nossos pais, antes deles os nossos avós... e etc. Lembra que a própria Inconfidência Mineira (não a da Vanessa :) seria deflagrada por ocasião da cobrança da derrama, que já era uma escorcha do governo, naqueles tempos?
A solução está na educação... e talvez por isto ela não interesse aos governantes!

10:09 PM  
Anonymous Júnior said...

Flávio, o pior talvez não seja nem isso: esses são os valores que eles DECLARARAM que vão gastar. Será que vai ser "SÓ" isso?

11:05 AM  
Blogger Flávio said...

Júnior, vc tem razão; eu não havia atentado para esse detalhe... o rombo real deve ser bem maior! :(

2:00 PM  
Blogger Marcia said...

Como já dizia aquele wisky antigo:

É Drurys viu Flávio!
Se ficar o bicho come. Se correr o bicho pega :(

5:36 PM  
Blogger Flávio said...

COm certeza, Márcia: é Drurys. E, já que estamos falando de comerciais etílicos... pior que nem dá pra tomar uma Kaiser antes! :)

6:03 PM  
Anonymous Serbon said...

rapaz, é como te disse no post anterior:
se o cabra vai ser eleito prum mandato de 4 anos a oito paus, e isso rende uns 400 mil...
porquê ele vai investir 80 milhões pra ganhar a eleição???

9:39 AM  
Blogger Flávio said...

Serbon, eu já tava estranhando vc não ter repetido essa pergunta... pior que todos nós já sabemos a resposta, né? Inclusive (e principalmente) os Marcos Valérios da vida... :(

11:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

1:33 AM  

Postar um comentário

<< Home