2.09.2006

O NOVO BOI DE PIRANHA


Desde já, faço questão de afirmar que nada tenho a favor do senhor Duda Mendonça; nem contra, aliás. Sou muito insignificante, para ter a honra de conhecê-lo pessoalmente.

Tenho uma profunda admiração pela sua competência profissional. Se alguém discordar desta afirmativa, lembre-se que o Duda transformou o Lula, de sapo barbudo, terror do empresariado, em príncipe encantado do Brasil, levando-o a ser eleito com a maior votação da história. Foi um passe de mágica.

Por outro lado, lamento a sua bobagem como ser humano; foi muita presunção do Duda, achar que a sua longa experiência com empresários já o tornara capaz de lidar com políticos. Ele já era rico, mas se deixou deslumbrar pelo brilho do poder; e nessa caverna não tem Ali Babá que consiga esconder-se, quando os ladrões se reúnem.

Vejo notícias plantadas na mídia, fazendo o maior estardalhaço sobre a “abertura” das contas do Duda no exterior. Não duvido que ele acabe sendo apontado como um dos principais mentores do mensalão, junto com outros como Zé Dirceu (que já foi cassado) e Marcos Valério (também peça insignificante, no mundo e nos esquemas das excelências).

Vejo, também, os senhores deputados, na caladinha, absolvendo alguns dos seus pares. Já absolveram Sandro Mabel e Romeu Queiroz, e hoje o Conselho de Ética da Câmara (nunca vi nome mais hipócrita!) rejeitou o parecer que pedia a cassação de Pedro Henry.

É a pizza, assando a todo vapor, enquanto a crucificação de Duda Mendonça distrai a atenção da mídia e, consequentemente, do povo. É o boi magro atirado às águas, para distrair as piranhas, enquanto as vacas gordas atravessam o rio, com as tetas cheias do dinheiro público!

Não pretendo inocentar o Duda; nem sei se ele é honesto. Mas a verdade é que sempre foi um profissional competente e respeitado, inclusive fora do Brasil. Isto mesmo: mercê do seu talento, era um dos maiores nomes do mundo, no campo da publicidade.

É óbvio que, quando o dinheiro pela campanha de Lula (e outros biscates) foi pago no exterior, o fisco brasileiro perdeu muita grana. Mas sou sincero: se eu tivesse esse dinheiro todo pra receber, abria conta até na casa do cacete! Imagine-se o Duda, que certamente já tinha contas lá fora, pelas campanhas que fazia em outros países!

A verdade é que, errado ou não, o Duda trabalhou por esse dinheiro; e trabalhou duro. Ele é um dos responsáveis pela eleição do Lula. Ao contrário desses deputados que participaram do mensalão e do surubão, ganhando dinheiro e prostitutas apenas para vender os seus votos. O Duda, pelo menos, fez por merecer a grana que recebeu.

Mas o boi de piranha é uma instituição, na política brasileira; como a própria corrupção. Ou seja: continua tudo como dantes, neste Brasil do PT.

E vem aí o próximo capítulo... ops, desculpem; a próxima eleição!


(Foto disponibilizada pelo site da revista Isto É)

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente com você. Eles sempre acabam pegando alguém para distrair a atenção da platéia, (ou, digo do povo), enquanto os artistas, (leiam, parlamentares), conseguem articular manobras, para livrarem-se das sanções. É um grande espetáculo, realmente assistimos a tudo tentando achar alguma graça, entretanto, para eles, os palhaços somos nós.

9:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mestre Flavio, ligando um post ao outro:
será que a foto do Duda foi tirada na hora que ele estava fazendo o exame de próstata? repara só!

11:36 AM  
Blogger Flávio said...

anônimo, por aí. Para não sentir muita pena do Duda, lembro o velho ditado: "Quem com porcos se mistura, farelo come". Agora, que ele já comeu o farelo, é a hora do abate...

12:20 PM  
Blogger Flávio said...

Serbon, confesso que essa idéia me ocorreu; e foi justamente por isto, que escolhi a foto. Porque uma coisa é certa: com ou sem exame, ele tá levando dentro! ;)

12:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ou teria sido numa rinha? Afinal, o tesão dele por briga de galo pode ter provocado essa expressão...

12:31 AM  
Blogger Flávio said...

Lourdinha, tb é uma hipótese válida. Mas a cara é mais de quem tá sentindo ferro ou dedo, vc não acha? :)
De toda forma... está lançado o debate!;)

10:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

As dúvidas quanto a expressão da foto, me levaram a imaginar: Será que tem câmera escondida no local do exame? Quem passou por esse médico que coloque as barbas de molho...

4:14 PM  
Blogger Flávio said...

Isso aí... continuemos o debate! Mas, anônimo, acho que não é bem a barba que quem passar esse médico vai ter que colocar de molho, não... ;)

12:15 AM  

Postar um comentário

<< Home