8.17.2007

RESPEITO É BOM E EU GOSTO


Este faz parte da blogagem coletiva “Eu exijo Ordem e Progresso”.

O honroso convite veio da Veridiana; depois, encontrei o banner nos blogs da Luma e do Ricardo. Ando num tremendo sufoco, mas não posso deixar de atender aos amigos; assim, vou direto ao assunto.

Para ser sincero, eu não exijo do Lula ordem e progresso. Sem nenhum ranço elitista, apenas reconhecendo a óbvia diferença de qualificações entre ele e, por exemplo, o Fernando Henrique, acho que seria injusto exigir de um torneiro mecânico algo que os seus antecessores não foram capazes de nos proporcionar.

Aliás, acho mesmo que a frase “Ordem e Progresso” não é o lema do país, mas um pedido desesperado de algo que até hoje não conhecemos, senão parcialmente, e mesmo assim a custos altíssimos.

Progresso, acreditamos ter no governo JK; e pagamos a salgada conta, nos juros da dívida externa. Ordem, tivemos alguma nos governos militares; ao custo que todos sabemos, em termos de vidas e liberdade.

Hoje, vivemos em um tempo no qual deputados recebem mensalão, superfaturam ambulâncias e dançam em plenário, comemorando a impunidade; em que os mais elevados assessores do governo caem, por denúncias de corrupção, e o Presidente diz que não sabia de nada.

Um tempo em que até o nome do Banco do Brasil é arrastado na lama das mutretas; em que publicitários ganham fortunas, corrompendo pessoas em nome do governo; em que prostitutas são pagas por dinheiro público, para transar com pessoas que deveriam defendê-lo.

Um tempo em que um senador sustenta a amante com dinheiro de propina... e ainda consegue manter-se no cargo de Presidente do Congresso; em que o crime organizado ganha as ruas e nos faz reféns em nossas próprias casas; em que, por incompetência ou descaso de órgãos públicos, aviões causam transtornos incríveis, ou matam pessoas que deveriam transportar.

Por tudo isto, repito, acho que seria injusto exigir do Lula e, até mesmo dos demais políticos, ordem e progresso; eles não sabem como nos dar essas coisas e talvez nós nem soubéssemos o que fazer com elas, como alguém acostumado a comer capim não saberia o que fazer com um lauto banquete.

Entretanto, acho que algo temos o direito de exigir, sim. E foi a esperança de recebê-lo que levou o povo a eleger o PT; paradoxalmente, aliás, porque nunca esse artigo foi tão raro em nosso país.

Dos políticos, eu exijo respeito. E nada mais. É tudo que precisamos deles.

Até porque, se o tivermos, Ordem e Progresso serão meras conseqüências...

4 Comments:

Blogger Escorpiana Explosiva said...

sem palavras passei so pra agradecer a visita

9:08 PM  
Blogger Flávio said...

Brigadão, Cris! A gente não esquece os amigos, né? ;) Bjs, bom fds

9:00 AM  
Blogger Jackie said...

Olá Flávio! Desculpe a demora em aparecer no seu cantinho! Ordem e progresso.... acho q a falta disso já está tão cauterizada em nossas mentes, que nem sabemos mais o que é isso de fato! Bjokas!!!

2:40 PM  
Blogger Flávio said...

Oi, Jackie! demorou mesmo... e a gente sente falta dos amigos! Mas tá desculpada, viu? E tem razão!... :) Bjs

4:15 PM  

Postar um comentário

<< Home