8.03.2006

UMA NOVA CONSTITUINTE?



Ontem, no Jornal Nacional, vi uma notícia que me arrepiou os cabelos. Não apenas os da cabeça, que se convencionou de bom-tom arrepiar; não, senhores e senhoras; o susto foi tamanho, que ouriçou todos os capilares do meu metro e setenta e cinco.

Explico: uma comissão de juristas sugeriu ao Lula Lelé a convocação de uma Assembléia Constituinte, para fazer a reforma Política. E o mentecapto gostou da idéia!

Se não me falha a (gasta) memória, a última Constituinte foi convocada para a mudança da Constituição e só o anteprojeto custou ao Brasil mais de dois bilhões de reais. Eu disse: só o anteprojeto!

Para produzir, diga-se de passagem, pérolas legais que, entre outras genialidades, tornaram proscritos o baiano sarapatel e a brasileiríssima galinha ao molho pardo, uma vez que o texto originalmente aprovado dizia: “É proibido o comércio de sangue, sob todas as suas formas”; pois é, esqueceram a palavrinha “humano”. Depois, consertaram essa e outras mancadas. Mas a verdade é que o custo foi altíssimo, para quase nenhum benefício.

Outro aspecto interessante do caso, é que temos 513 deputados no Congresso e cada um custa ao país cerca de R$ 90.000,00 mensais; ou custava, no ano passado. Este é o custo legal, sem mensalão, surubão, ambulâncias e outras negociatas. É o que nós, brasileiros, pagamos a cada um deles, por cima dos panos, todo mês.

Que me perdoem as finas senhoras, que nos honram com a sua atenta leitura, mas aqui preciso perguntar em bom português: Porra! Será que esses vagabundos não podem, ao menos, votar essa reforma?

É preciso fazer uma nova sangria no bolso do povo, gastar mais não sei quantos bilhões, sustentar mais uma corja de políticos, para mudar as regras do jogo sujo do poder? Para fazer novas regras, que eles mesmos vão burlar em breve?

Absurdo, não é? Mas não duvido nada. Como os políticos que elegemos não defendem o interesse público, mas sim os próprios interesses, é bem possível que a idéia passe.

E um novo desperdício virá juntar-se ao rombo da previdência, à indústria da seca no Nordeste, ao asfalto de merda que foi jogado nas estradas; ao Fome Zero, morto no nascedouro. Teremos mais parlamentares, ou seja: mais mensaleiros, mais sanguessugas, mais corrupção. Um novo ralo será aberto, para escoar o nosso dinheiro.

O pior é que nada podemos fazer. A não ser, talvez, lembrar de todos estes fatos, nas próximas eleições...

20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Flávio, esperemos de verdade que as pessoas lembrem, na hora de votar, de todos os escândalos que estouraram ultimamente. Talvez assim os mesmos politicos não sejam reeleitos.

11:41 PM  
Blogger Cristiano Contreiras said...

Lamentemos todos...

12:49 AM  
Blogger Unknown said...

Flávio tem outra pisada na bola também. Aquele aviso nos parques de "Não pise na grama" eles esqueceram de dizer se é não pise descalço, com sapato, chinelo. Daí todo mundo pisa porque não está específicado. Quanto será que vai custar pra eles arrumarem isso também :)

6:31 AM  
Blogger Flávio said...

Júnior, infelizmente reza o provérbio: "o povo tem memória fraca". Mas, de uns tempos pra cá, eu acho que está melhorando. Descobriremos em breve.

9:23 AM  
Blogger Flávio said...

Cristiano, há mesmo muito a lamentar. A começar pelos políticos que temos escolhido...

9:24 AM  
Blogger Flávio said...

Márcia, se a gente der sorte, eles incluem esse conserto no pacote. :) Mas vamos esperar que essa idéia da Constituinte não vá pra fente!

9:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Desculpa a ignorância, mas a formação da constituinte implica na eleição de "deputados paralelos"? OU seja, teremos deputados (a)normais fazendo nada no congresso e outros editando a constituição?

O engraçado é a idéia surgir de um pequeno grupo de juristas, em vez de existir uma clara e inequívoca vontade popular de modificar a carta magna. Não é lá que estava escrito que todo poder emana do povo?

Sbub

9:37 AM  
Blogger paulinho said...

Tem coisas que só se discute aqui, ou que são traduzidas para mim que não entendo nada de política.

Um absurdo que esses corruptos sempre tenham novas idéias para aumentar a roubalheira que emporcalha nosso país. Absurdo que o povo já aceite essa situação como se tivesse se formado um calo na sua indignação e (só para não perder o costume) absurdo que se faça campanha política neste blog! Abração!

11:18 AM  
Blogger Flávio said...

Sbub, ela pode ter uma convocação à parte... ou podem ser usados os inúteis que já estão no Congresso,como aconteceu em 1988. Mas se esses que estão lá ainda não votaram... presumo logo o pior.
Qt à idéia ter sido de juristas, acho que tem uma explicação simples: o anteprojeto da Constituição, que menciono no post, foi criado por juristas. Vai daí, pode existir a esperança que a mamata se repita...

12:25 PM  
Blogger Flávio said...

Paulinho, acho que realmente já se formou um calo... embora o local não seja exatamente a indignação; sói acontecer, qd se leva muito ferro! Qt a fazer campanha aqui, tb acho absurdo... por isto, que sento o pau em todos! :)

12:27 PM  
Blogger Palpiteira said...

Coisas da humanidade.
Beijos.

1:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

E isso que nao entendo...se o Brasil e assim...os politicos uns bandidos porque esse povo continua elegendo os mesmos?????

2:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Flavio, é minha primeira vez aqui, e sou outro Junior. rss
Tb to achando essa nova constituinte um blá blá blá enorme, o Lulale´lé (eu tb chamo esse assim, rs) e o Tarso foram dormir na quarta se sentindo por ter tido tão brilhante sacada politica e acordaram de ressaca, já que juristas de peso condenaram a ideia. Voltarei sempre, gostei bastante do blog.
Abração e bom final de semana.

4:06 PM  
Blogger Flávio said...

palpiteira, coisas da humanidade, sim... mas precisava ser com tanta frequência no Brasil? ;)

4:41 PM  
Blogger Flávio said...

Cilene, eu parte eu até entendo: a renovação é pouca, mesmo pq para se eleger é preciso dinheiro. Mas, na realidade, o maior problema é mesmo a falta de discernimento da maioria. Por isto, qualquer solução para o Brasil passa, necessariamente, pela educação...

4:46 PM  
Blogger Flávio said...

Júnior, obrigado! Volte mesmo. Qto ao Lula Lelé, só mesmo aquela cabeça oca pra abrigar esta idéia. Mas, como o dinheiro não é dele, mesmo...

4:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Professor, fala sério. Duvido que eles tenham essa cara de pau, em ano de eleição.

7:13 PM  
Blogger Flávio said...

Rappha, eu tb. Mas eleição passa, né? ;)

9:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Jogo político
Assessores de Lula estão tentando demovê-lo da idéia da Constituinte. Propõem, em vez disso, a volta das peladas dominicais à Granja do Torto.

Tutty Vasques, sempre ele, voltando de férias

9:54 PM  
Blogger Flávio said...

Muito boa essa, Serbon! Pra ele, tudo é diversão... ;)

11:44 PM  

Postar um comentário

<< Home