3.20.2013

... ENEM QUE A VACA TUSSA!



Não é de hoje que os erros de português no ENEM são matéria de piadas. Já há alguns anos, a gente recebe e-mails com “as pérolas do ENEM”; ou você nunca recebeu algum?

Agora, uma coisa é caçoar dos erros dos alunos, que só comprovam o péssimo nível do ensino no Brasil, principalmente o ensino público. Uma situação que o governo resolveu corrigir, instituindo o sistema de cotas para o ingresso nas universidades, uma providência inédita: em vez de melhorar o nível do ensino, resolve piorar o nível dos aprovados.

Outra situação (e bem mais grave) é quando vejo, como estou vendo agora na internet, que redações com erros como “enchergar”, “trousse” e “rasoável”, tiraram nota máxima no ENEM. Francamente: será que o governo não enxerga que erros assim não são razoáveis? Quem trouxe para o MEC esse sistema de correção de provas?

Mais: vejo que um aluno fez 560 pontos na redação, copiando uma receita de miojo para encher espaço, quando o tema era, pelo que pude entender, movimentos migratórios para o Brasil. Meus parabéns ao cara, pela criatividade; mas, afinal, a prova é de redação ou de culinária?

Eu, que ganho a vida como redator, sinto os cabelos arrepiados com essas barbaridades; e, confesso, fico preocupado com o futuro da minha profissão e do nosso País. Do jeito que a coisa vai, acho que logo teremos o Tiririca escrevendo um livro didático para o MEC. É só o que falta.

Pelo jeito, acho que o governo resolveu, mesmo, oficializar a ignorância e o baixo nível do ensino. Mas, pensando bem, afinal pra que o cara precisa estudar, se tem sistema de cotas?  Ou trabalhar, se tem Bolsa Família? São os milagres do PT.

Com este descaso pela educação, não vejo como o Brasil possa sair do subdesenvolvimento; nem que a vaca tussa, como diria meu avô.

Coitado do português. E dos brasileiros!   

3 Comments:

Blogger Lúcia Laborda said...

Pois é Flávio; esse é o nível e vai ficar pior. São médicos que nem sabem o que estão fazendo atendendo pessoas, redatores que não sabem escrever, jornalistas que escrevem e falam errado... Mas estão nas cotas. Vestibular hoje, não testa conhecimento. Lamentável!
Bom fim de semana! Beijos

5:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

matchdoctor online dating http://loveepicentre.com/taketour/ free dating site portland
top 5 free adult dating sites [url=http://loveepicentre.com/map/]dating and how slow is slow[/url] ftp site hosting chicago dating
military dating service in australia [url=http://loveepicentre.com/faq/]baiting dating scammers[/url] who dating serena williams [url=http://loveepicentre.com/user/tilon23/]tilon23[/url] dating service for recovered partner

8:03 AM  
Blogger Unknown said...

Found a niche dating site as well. http://militarytango.com I like a lot of their ideas. Also they require users to suspend their profile when starting a relationship. Might come in handy because I had an ex that kept her profile active. http://militarytango.com

4:50 PM  

Postar um comentário

<< Home