8.17.2015

SOBRE PROTESTOS E MUDANÇAS



Tenho acompanhado com interesse os protestos por todo o País.

Lá não vou, claro, porque o comodismo natural da idade não mais me permite essas peripécias. Mas acho muito bom que existam, para sinalizar ao governo que está na direção errada; precisa mudar a atual orientação e combater a corrupção.

Até aí, tudo bem. Agora, tirar realmente Dilma é uma ideia que, acredito, não passa pela cabeça de alguém que esteja em seu juízo perfeito. Ou ninguém percebeu ainda que o substituto seria Michel Temer? Essa troca, além dos estragos que faria à imagem do Brasil, é temerária, com perdão do trocadilho. 
Faz-me lembrar uma história, sobre a morte de um feitor de engenho muito cruel. Os escravos comemoravam, mas havia um, preto velho e experiente, que permanecia quieto a um canto, mudo e de fisionomia fechada. Os outros foram reclamar com ele, porque não estava comemorando a morte do tirano, e ele, pitando o seu cachimbo, falou: “- Eu estou é preocupado. Esse, a gente já conhecia; e se vier um pior do que ele?”.

Para mim, é bem o caso. Até aqui, tudo que se pode acusar Dilma é de incompetência; ninguém foi capaz de provar que ela participa da corrupção. Já o outro... bem, é velho conhecido do povo, pra dizer o mínimo.
Os que me conhecem, sabem que a minha única orientação partidária é ser contra o PT; e mesmo assim, por razões pessoais: não gosto do PT, como a gente não gosta de uma namorada muito amada que nos traiu. E a verdade é que o PT traiu todo o povo brasileiro, institucionalizando a corrupção que tanto combatia.

Não gosto do PT. E, por extensão, não gosto de Lula, nem de Dilma, nem de Wagner, nem dos que rezam pela cartilha da estrela. Não acho que o governo está no rumo certo, nem que o Brasil deve apoiar essas maracutaias que aparecem todo dia. Mas uma coisa é dizer que a carne está crua e outra bem diferente é jogá-la diretamente na fogueira: ela vai virar cinzas, é claro.
Aos protestos, portanto, todo o meu apoio. Vamos reclamar, sim; vão para a rua, mostrem que o povo não está satisfeito, que algo precisa mudar neste Brasil. Vão, no nome de vocês e em meu nome, também; me representem, porque aos 67 anos não tenho mais saco pra essas coisas (e pra muitas outras, aliás). Vão e protestem! Eu fico em casa, bebendo minha geladinha.

Meu apoio aos protestos. Agora, quanto a tirar Dilma na raça... pensem bem. Vocês já pensaram que pode ser pior ainda?!