3.20.2013

... ENEM QUE A VACA TUSSA!



Não é de hoje que os erros de português no ENEM são matéria de piadas. Já há alguns anos, a gente recebe e-mails com “as pérolas do ENEM”; ou você nunca recebeu algum?

Agora, uma coisa é caçoar dos erros dos alunos, que só comprovam o péssimo nível do ensino no Brasil, principalmente o ensino público. Uma situação que o governo resolveu corrigir, instituindo o sistema de cotas para o ingresso nas universidades, uma providência inédita: em vez de melhorar o nível do ensino, resolve piorar o nível dos aprovados.

Outra situação (e bem mais grave) é quando vejo, como estou vendo agora na internet, que redações com erros como “enchergar”, “trousse” e “rasoável”, tiraram nota máxima no ENEM. Francamente: será que o governo não enxerga que erros assim não são razoáveis? Quem trouxe para o MEC esse sistema de correção de provas?

Mais: vejo que um aluno fez 560 pontos na redação, copiando uma receita de miojo para encher espaço, quando o tema era, pelo que pude entender, movimentos migratórios para o Brasil. Meus parabéns ao cara, pela criatividade; mas, afinal, a prova é de redação ou de culinária?

Eu, que ganho a vida como redator, sinto os cabelos arrepiados com essas barbaridades; e, confesso, fico preocupado com o futuro da minha profissão e do nosso País. Do jeito que a coisa vai, acho que logo teremos o Tiririca escrevendo um livro didático para o MEC. É só o que falta.

Pelo jeito, acho que o governo resolveu, mesmo, oficializar a ignorância e o baixo nível do ensino. Mas, pensando bem, afinal pra que o cara precisa estudar, se tem sistema de cotas?  Ou trabalhar, se tem Bolsa Família? São os milagres do PT.

Com este descaso pela educação, não vejo como o Brasil possa sair do subdesenvolvimento; nem que a vaca tussa, como diria meu avô.

Coitado do português. E dos brasileiros!   

3.07.2013

DE MUITO MAU GOSTO!


Em viagem oficial à Bolívia, o então presidente Costa e Silva foi assim apresentado a um senhor de meia-idade: “- Este é o nosso Ministro da Marinha.” e reagiu, surpreso: “- Mas aqui não tem mar!”. Ouviu, em resposta: “- E daí? No Brasil não tem Ministro da Justiça?”.

É piada; e velha. Do tempo da ditadura militar. Mas me volta à mente, enquanto leio no UOL que Marco Feliciano, pastor evangélico, racista e homofóbico, foi eleito Presidente da Comissão de Direitos Humanos, na Câmara Federal.

Faz algum sentido pra vocês?  Tá certo que já temos o Renan presidindo o Senado, e o Henrique Alves a Câmara; tá certo que reelegemos pela terceira vez o Lula, agora de saias. Na Bahia, reelegemos até o pinguço do Wagner.

Mas assim, gente, é demais! Uma escolha dessas é mais que um retrocesso; é um atentado aos direitos humanos. Melhor fechar logo a Comissão.

Segundo o UOL, em 2011, ele usou o Twitter para dizer que os descendentes de africanos seriam amaldiçoados. "A maldição que Noé lança sobre seu neto, Canaã, respinga sobre o continente africano, daí a fome, pestes, doenças, guerras étnicas!", escreveu.

Em outra ocasião, postou na rede social que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam (sic) ao ódio, ao crime e à rejeição". No ano passado, o pastor defendeu em debate no plenário os tratamentos de "cura gay", combatidos por todos os psicólogos... menos o Silas Malafaia, bem entendido.

Ele nega as acusações de racismo e homofobia. Ontem, ele negou ser homofóbico. "Não sou contra os gays, sou contra o ato e o casamento homossexual.”. Ou seja: ele não é contra a pessoa que sente sede... a menos que ela beba água.

E agora? Com o lobo cuidando dos carneiros, vão aumentar ainda mais os ataques racistas e homofóbicos, que fazem centenas de vítimas em nosso País, todos os anos? O que vai ser das minorias, se o homem que deveria comandar a sua defesa é reconhecidamente contra elas?

Decerto, os nobres deputados nada farão contra este verdadeiro absurdo! Cabe a nós, à opinião pública, pressionar para reverter esta situação. Qualquer que seja a nossa cor ou orientação sexual, precisamos unir-nos, em defesa do direito que cada um tem de viver a sua própria vida. 

Ou em breve teremos Tiririca presidindo a Comissão de Educação e Cultura, Fernandinho Beira-Mar dirigindo a Comissão de Justiça e até (quem sabe?) Torquemada sendo ressuscitado, para presidir a Comissão de Liberdade Religiosa.

Só pode ser piada. E de mau gosto!