10.22.2007

ENQUANTO AINDA É TEMPO


Eu sei que é matéria vencida, notícia velha; mas me permitam algumas palavras sobre a polêmica que vem envolvendo Luciano Huck, depois do artigo em que ele expressou (justa) indignação, por ter sido assaltado e roubado em um Rolex.

Não simpatizo com o Huck. Nunca assisti o Caldeirão e, se dependesse de mim, ele não teria chegado ao estágio em que chegou; não seria uma celebridade. Provavelmente, não teria o Rolex.

Mas este não é o ponto. O pior é a idéia que se vem formando, de que os bandidos são as vítimas; e nós, que formamos a sociedade, somos culpados. Quanto mais ricos, mais culpados.

Para mim, isso é uma insanidade; uma inversão de valores. É condenar a vítima, para absolver os culpados. E não me venham falar de diferenças de oportunidades; elas existem, mas a grande maioria dos pobres trabalha e vive honestamente. Não são criminosos, nem traficantes.

Precisamos nos livrar dessa falsa noção de justiça. Ou chegaremos a extremos ridículos. Hoje, achamos que quem não tem um Rolex tem o direito de roubar um; pela lógica, quem não tem dinheiro tem o direito de roubar um banco; quem não tem casa, pode matar o dono e se instalar em uma; quem não tem mulher, pode estuprar a do vizinho.

É por aí? Ou isso significa um total retrocesso na evolução da espécie humana? Vamos voltar ao tempo das cavernas, em que o mais forte dava uma porretada no vizinho e pegava o que queria? Ou ao velho oeste de John Wayne, cada um com seu colt.45 do lado? E a civilização, onde fica?

Como já disse, não tenho simpatia pelo Huck. Mas acho que ele está certo; tem todo o direito de exprimir a sua revolta, de não achar que o ladrão tinha direito de assaltá-lo. Ele trabalha, para ter o que tem; merece desfrutar dos resultados desse trabalho.

Espero que outras celebridades se juntem a ele e também protestem, aproveitando todo o espaço que tiverem na mídia. Assim, talvez possamos reverter o quadro; ele precisa ser revertido, urgente.

Antes que assalto deixe de ser crime, e vire “doação compulsória”...

10.11.2007

RAPIDINHA

Acabo de ver esta foto no UOL. É de um gorila em um zoológico, no Japão.

Ou seja: qualquer semelhança com o Renan Calheiros é mera coincidência.
Infelizmente!
UPGRADE (12/10/07): OK, eu já vi que novo e descarado conchavo político (perdoem o pleonasmo) deve salvar o mandato do Renan. Mas que a inclusão foi oportuna... ah, isso foi!
Tomara que o gorila também não caia. Ele, pelo menos, é inocente.

10.03.2007

DOIS ANOS, JÁ? PARABÉNS, AMIGOS!

Parece que foi ontem, mas lá se vão dois anos. Exatamente.

Em 04 de outubro de 2005, coloquei no ar o primeiro post; comentava a decepção do povo com o Lula, então ainda no primeiro mandato. Na época, tivemos dois comentários; tá aqui no arquivo, para quem quiser ver.

Durante este tempo, muitas coisas aconteceram na minha vida; como a quase interrupção dela, evitada por uma oportuna angioplastia. Mas, de toda forma, segui escrevendo sempre que me era possível.

E hoje quero dizer que, embora não nos conheçamos pessoalmente, considero cada um de vocês um amigo. Com vocês, divido os meus sonhos, as minhas alegrias, as minhas indignações e as minhas esperanças; e este é o papel do amigo.

Vocês sabem de mim muito mais do que a maioria das pessoas com as quais convivo diariamente. E já devem ter notado que as postagens ficaram mais espaçadas; é que, além das assessorias de sempre, voltei a trabalhar em uma agência... e o tempo ficou muito mais escasso.

Mas vou continuar, podem ter certeza. Porque vale a pena estar com vocês.

Obrigado, amigos. E Feliz Aniversário. Afinal de contas, o Opiniaum é de todos nós!