6.27.2007

DE BABAS E CACETÕES


Aqui na Bahia, chamamos de “baba” aquele futebol informal, que é praticado na praia, na rua, no barro... enfim, em qualquer lugar onde a bola consiga rolar. Aquele futebol que, no sul, é chamado “pelada”.

Temos outras designações próprias: chute forte é chamado “cacete”, impedimento (quando existe) é denominado “banheira” e “lambança” substitui a tradicional denominação de “catimba”.

Mas não se preocupem as minhas amáveis leitoras, porque não pretendo organizar aqui um glossário de termos futebolísticos baianos; estas explicações foram necessárias, para que eu pudesse contar o causo que se segue. E que, embora pareça história da Márcia, do Marconi, do Cláudio, da Ciça ou do Serbon, é real, eu juro: aconteceu comigo!

Já faz algum tempo e ocorreu em Paramana, uma pequena localidade à beira- mar, pertinho de Salvador. Lá, o turismo era ainda incipiente e as principais (ou únicas) atrações, além da praia, eram o sorvete na pracinha e o “baba da tarde”.

Esse “baba da tarde” rolava sempre às 15 horas, numa determinada faixa da praia, demarcada por fitas, onde até eram fincadas balizas (ou traves) oficiais, com rede e tudo, numa atmosfera de Copa do Mundo.

Tinha juiz e bandeirinhas, e coletes de cores diferentes, para os jogadores, entre os quais turistas e moradores, numa festa de congraçamento; quem não jogava bebia cerveja, assistia, torcia e ria muito. De uma ou outra forma, reunia praticamente toda a cidade.

Recém-chegado, eu não arriscava me expor nos primeiros dias e ficava apenas sentado, tomando cerveja e jogando conversa fora, numa roda de novos amigos. E fiquei cismado com um veranista antigo, que parecia ser conhecido de todos.

Era uma verdadeira figura: baixinho, magro, meio careca, as pernas finas como consciência de político, feio como a situação nos aeroportos. Enfim, nada de atlético. Entretanto, todos o conheciam pelo apelido de “Fernando Cacetão”, e o tratavam com respeito, apesar da aparência raquítica.

E, para piorar a minha curiosidade, o infeliz parecia não jogar bola; ficava sentado com a gente, bebendo cerveja, falando besteira e comentando as jogadas alheias. Até que eu não agüentei mais e resolvi perguntar:

- Fernando, desculpe a minha curiosidade, mas você é assim, magrinho... até parece que nem joga bola. De onde saiu esse apelido?

- Ah! Foi na primeira vez que eu vim veranear aqui; tinha tomado umas duas e resolvi participar do baba, com a galera...

- Caramba! Então você chuta forte, mesmo?

- Que nada! O calção caiu...

6.23.2007

O ENTERRO DO ANÃO

Eu confesso: nem cheguei a conhecer o blog do Movimento Evolução.
Mas conheço alguns dos seus fundadores, e creio que pela árvore se conhece os frutos; assim, tenho razões para atender ao convite do Ricardo e associar-me a esta blogagem coletiva, lamentando o seu precoce falecimento.
Porque tenho certeza que, se houvesse crescido, o Evolução seria um instrumento importante para centralizar os nossos protestos e a nossa indignação, contra os desmandos e asneiras praticados pelos políticos, neste que deveria ser o governo mais popular de toda a história do Brasil.
Para o Evolução, entretanto, não trago uma pá de cal; mas uma lágrima sentida, por uma boa idéia que não deu certo, em função de falhas naturais do ser humano. Como aliás, a tentativa de colocar em prática o socialismo de Marx resultou nas distorções do comunismo.
Lamento pelo Evolução. Mas não jogo a pá de cal, nem considero esta blogagem o enterro do anão; porque uma boa idéia é como a fênix e sempre pode renascer das próprias cinzas; não seria supresa para mim, se o blog retornasse daqui a algum tempo.
Reservo, portanto, a pá de cal para este governo do PT, tão marcado por maracutaias, corrupção, incompetência, fanfarronadas e besteiras históricas. Um governo que poderia passar à história como marco de uma nova era e, entretanto, preferiu a sepultura no lodaçal comum.
Acho que estamos, sim, assistindo ao enterro de um anão; mas não é o blog do Movimento Evolução.
É um anão de nove dedos...

6.21.2007

AI, CARAMBA!


Eu tinha prometido a mim mesmo que não ia mais tratar de certos assuntos; afinal, depois de ter colocado 4 stents no coração, não posso me irritar à toa. Mas a verdade é que, simplesmente, não resisto. Este Brasil é demais! Ai, caramba!

Não sei se vocês notaram, mas o irmão do Lula já saiu da mídia... e da lista de suspeitos da Polícia Federal. Bastou dizer que “não sabia de nada”, estratégia aprendida com o irmão e que, pelo jeito, dá muito certo neste país. Deu certo com o Lula, com o Vavá e, pelo menos por enquanto, vai livrando até a cara do Maluf. Ai, caramba!

O que nos leva ao ilustre Renan Calheiros; que, como bom porco que é, vai permitindo que o fritem na própria banha. A cada desculpa, mais se complica; a cada explicação, faz surgir mais pontos obscuros. Eu, sinceramente, não entendo o apego que essas pessoas têm pelo poder: vendem a alma, afogam a própria honra na lama, em praça pública, sacrificam a família, os próprios filhos, mas não renunciam. São como chatos, nos pentelhos do poder. Ai, caramba!

E temos a Marta Suplicy, que substituiu definitivamente a Luísa Erundina, como perua-símbolo do PT; o que, aliás, bem retrata a modificação do próprio partido. Creio que a dona Marta, enquanto sexóloga, aconselhava aos casais em crise que viajassem, para renovar o amor e o tesão. Agora, que é Ministra do Turismo, ela faz o inverso: manda que os passageiros relaxem e gozem, na crise das viagens aéreas; deve ter achado que a inversão daria certo. Ai, caramba!

Faz até um certo sentido, neste país onde se nomeia um molenga para Ministro da Defesa, uma sexóloga para Ministra do Turismo e um cantor para Ministro da Cultura. Onde Maluf e Clodovil são eleitos com uma votação estrondosa, como representantes do povo. Onde a Polícia Federal prende cada vez mais políticos, que a Justiça solta no dia seguinte. Onde o nosso presidente ainda reclama que o brasileiro fala mal do Brasil, prejudicando a imagem do próprio país!

Nós prejudicamos a imagem do Brasil, né? Ai, caramba!!!
A ilustração, foi a Laura que me mandou por e-mail. Não sei onde rolou a publicação original. Mas é bem engraçada, não?

6.14.2007

DE AMIGOS, TOMATES, ECOLOGIA E DIREITOS HUMANOS


Recebi, do Serbon e do Cláudio, esses selinhos dos tomates. Parece até gozação porque, devido ao ácido úrico em alta (coisas da idade!), tomates foram riscados do meu cardápio. Mas esses são muito bem-vindos.

Jamais esperei receber este selo; acharia mais fácil receber um selinho da Hebe. Até porque, pelo que tinha lido na internet, achei que o tomate premiava blogs que defendem os direitos humanos; e eu, pelo visto, tenho uma concepção meio diferente do que sejam esses direitos.

Só para exemplificar: já fui verbalmente ("escritamente" seria mais exato) agredido por ativistas dos ditos "direitos humanos", por haver comentado, em outro blog, que sou a favor da pena de morte, em determinados casos. Na minha acanhada lógica, confesso, vítimas e assassinos devem, no mínimo, ter os mesmos direitos; não consigo conceber "direitos humanos" que só beneficiem os criminosos, e ameacem a comunidade.
Como se vê, portanto, divirjo da concepção tradicional de "direitos humanos"; até porque eu jamais seria grosseiro com alguém, por ter uma opinião diferente da minha. Acho, mesmo, que o direito de ter uma opinião é o mais básico de todos os direitos humanos e deve ser respeitado.

Assim, fiquei inicialmente inclinado a considerar a hipótese de que a amizade tenha pesado na escolha de ambos. Entretanto, vi que o Serbon atribuiu o selo pela defesa da igualdade social.

Bem, essa, eu acho que defendo. Acredito que as nossas diferenças devam ser respeitadas e todos devamos ter as mesmas chances. Chances iguais e respeito às diferenças; é isso que faz a igualdade social. E vou defender sempre essa idéia.
Já o Cláudio atribuiu o prêmio a blogs comprometidos com as mudanças no planeta. E ele está certo: eu não estou apenas comprometido, mas também assustado. Preocupa-me pensar no mundo que estamos deixando para nossos filhos e netos; precisamos fazer algo, urgente, enquanto o planeta ainda é azul e podemos viver nele!
Creio que todos nós defendemos essas bandeiras, cada um a seu modo. E, por isto, vou pedir licença ao Serbon e ao Cláudio, para não fazer só as 5 indicações de praxe, mas indicar todos os amigos blogueiros que me dão a honra de frequentar o Opiniaum. São todos "feras" e espero que possamos continuar juntos, nessa defesa.

Com um pouco de sorte, talvez o Serbon nem perceba que não fiz só 5 indicações; afinal, anda rondando as imediações do Paraíso, em companhia de Karl Marx e outros (pouco) menos votados; leiam a série, vale a pena!

Já o Cláudio está envolvido com uma grande e merecida festa, pelo post 2.000 do JCF; tem até vinho e torta, virtualmente deliciosos, que vocês não podem perder. Assim, é possível que ele também não dê por falta das 5 indicações.

Porém, manos, pode ser que vocês encontrem tempo para ler as notícias e os posts deste país, onde uma ministra nos manda "relaxar e gozar" com a deficiência do serviço público, e o presidente e seu irmão se defendem das acusações de corrupção com um simples "eu não sabia".
Se isto acontecer, não se zanguem comigo e saibam que eu lhes agradeço a lembrança. Para mim, a indicação de vocês já é um grande prêmio!

6.13.2007

BLOGS SOBRE O AMOR


Recebi a honrosa flechada da Luma, como um dos blogs que falam de amor. E, com ela, o dever de indicar 10 blogs que também o façam, e cada um dos quais deverá indicar outros 10.

Quem me lê, sabe que não gosto de indicar ninguém. Até porque, como já disse, todo mundo que vem no nosso blog escreve melhor do que eu; assim, acho que seria injusto. Mas, no caso, é diferente; e explico porque.

Nos blogs, falamos dos assuntos mais diversos; o amor é um dentre eles. Assim, como todos os blogs que leio são ótimos, cabe-me apenas indicar aqueles que mais abordam este assunto; os mais românticos, os que têm o amor como tema principal das postagens. Aí fica mais fácil, né?
Vamos, portanto, à lista. Sem qualquer ordem de preferência ou classificação, que fique bem claro; a sequência é aleatória. E vou começar por duas, que já não postam há algum tempo, mas continuam merecendo uma visita: a Rita e a Escorpiana.

Outro que, infelizmente, tem rareado as postagens, é o Defensor; este, aliás, fala de amor de uma forma diferente, mas não há como não incluí-lo no tema.

Completam a lista: Tina , Clara , Clarinha , Olhos_de_Mel , Jéssica , Yvonne , Renata , Enoísa , Mary e Mônica . E quero apresentar a vocês um novo blog: O_Árabe , que também se dedica a este agradável assunto.

São mais de 10, né? Sorte de vocês, então. Vão lá e confiram. Com muito amor, é claro!...

6.03.2007

POR UMA VIDA MELHOR


A convite do Lino , participo da blogagem coletiva; por um planeta com menos sujeira e mais respeito à vida.

Não tenho dados exatos, nem técnicos, sobre o assunto. Claro que me preocupa e tenho lido muito sobre ele; mas, confesso, não realizei nenhuma pesquisa específica para esta postagem.
Também, não achei que fosse necessária: todos os dias, vemos notícias de poluição, sujeira e agressões ecológicas. Animais morrem, florestas são destruídas; rios, mares e até a própria atmosfera são poluídos. E por quem? Pelo dito homo sapiens; os animais não fazem isso.
Cada vez mais, acredito que só temos essa denominação porque nós mesmos a outorgamos; as nossas atitudes a desmentem. Aprendi, na escola, que o homem é um animal racional; será? Pelo menos, concordo com a parte do “animal”.

É difícil encontrar qualquer traço de racionalidade, na destruição do próprio ambiente onde se vive. Extinguimos espécies, poluímos água e provocamos o efeito estufa, que virá causar uma verdadeira calamidade no planeta e a perda de milhares de vidas, como comprovam estudos recentes.

Racionais? Tenho cá as minhas dúvidas. Mas, se o somos, está na hora de demonstramos isto. É preciso que a poluição seja contida, que a sujeira seja detida; que a natureza possa recuperar-se das agressões que lhe foram feitas.

Precisamos que cada um faça a sua parte. Que as palavras se transformem em ações. Antes de tudo, precisamos evitar as nossas pequenas contribuições para a sujeira que domina o mundo; como o uso de aerossóis, os copos de plástico jogados nas praias, ou os carros poluentes.

Precisamos buscar uma reeducação. Os governos devem ser pressionados, para que sejam aprovadas leis contra a poluição, a sujeira e o desmatamento; precisamos conscientizar os nossos filhos, para que protejam a natureza.

Tenho visto uma propaganda, na TV, que me impressiona e muito: depois de cenas de tragédias, como inundações, furacões e outras, surge a legenda: “Lembra como a sua geração queria mudar o mundo? Parabéns; vocês conseguiram!”. Simples e terrível, não é? Mas verdadeiro, infelizmente.

Eu não quero participar desse tipo de mudança. Prefiro acreditar que ainda haja tempo de consertar os nossos erros; de limparmos este planeta, para que os nossos filhos e netos não sofram as consequências da nossa estupidez.

Um planeta limpo significa uma vida melhor...
UPGRADE: LINO, MINHAS DESCULPAS.
Sei que parece incrível, mas a culpa é desta correria em que ando: tinha certeza de que hoje (segunda-feira, 04/06) seria o dia 05 de junho, data marcada para a blogagem coletiva; por conta desta burrada, adiantei-me em um dia na postagem.
Eu a cancelaria, para republicar na data certa; mas, como já temos comentários, não posso fazer isto. Seria um desrespeito aos amigos que já comentaram.
Assim, resta-me fazer o mea culpa e contar com a compreensão do Lino e dos demais participantes; manterei a postagem e espero, apesar da mancada, estar participando do esforço por um mundo mais limpo; por um mundo melhor.